Home / Plantas / Nectarina Mexicana: Características, Nome Cientifico, Mudas e Fotos

Nectarina Mexicana: Características, Nome Cientifico, Mudas e Fotos

A nectarina é uma fruta que foi aperfeiçoada na América do Norte. Assim, a fruta original, na verdade é de origem chinesa tendo passado por mutações. Em seguida, então a nectarina migrou para a América Latina e América do Sul.

Apesar da semelhança, a nectarina não é um pêssego! Além disso, encontramos variedades entre as nectarinas, sendo uma delas a nectarina mexicana.

Quer saber mais? Fique por aqui. Saiba mais sobre a Nectarina Mexicana: Características, Nome Cientifico, Mudas e Fotos.

Características Gerais da Nectarina Mexicana

Primeiramente, vamos falar do que diferencia a nectarina mexicana das demais nectarinas.
Bem, a nectarina mexicana se diferencia por seu tamanho. Ela costuma ser maior que as demais variedades da fruta.
Além disso, a nectarina mexicana se destaca por ser uma fruta que dura bastante na geladeira, sem ficar com um aspecto escurecido. A maior parte das outras variações de nectarina não se dão bem com a refrigeração.
Características Gerais da Nectarina Mexicana
Características Gerais da Nectarina Mexicana
Como as demais nectarinas, a nectarina mexicana tem sabor cítrico e adocicado. O seu caroço se solta facilmente, ou seja, não é como caroço de pêssego.
A casca é lisa e em tom vermelho escuro. A polpa é amarelada. Também, a nectarina mexicana se destaca por ser muito suculenta.

Nome Científico da Nectarina Mexicana 

O nome científico dessa fruta é: Prunus persica var. nucipersica.

Mudas e Como Cultivar Nectarina Mexicana

A melhor forma de cultivar nectarina mexicana é comprar a muda já formada. Mesmo porque você pode plantar e cultivar no seu quintal. Outra vantagem é que a muda de nectarina é barata e não compensa o trabalho de preparar mudas em casa.

A muda de nectarina mexicana também se adapta com facilidade em diversos climas. Podem ser plantadas durante todo o ano. 

1 – Preparando a terra para cultivar muda de nectarina mexicana

O solo deve estar em bom estado para receber a muda de nectarina mexicana. Deve ter boa profundidade. Além disso, o solo deve ser  arenoso e com boa drenagem.

Além disso, para plantar a muda de nectarina mexicana, o solo não deve ter pedras ou quaisquer objetos estranhos, pois isso impede o desenvolvimento adequado da raiz.

2 – Cova para a muda de nectarina mexicana

A cova para acomodar a muda da nectarina mexicana deve ser maior do que o torrão em que muda está. 

Também, para preparar o solo para a cova, é importante equilibrar o pH do solo. Faça isso com calcário e, assim, deixe repousando por uns 30 dias.

Muda de Nectarina Mexicana
Muda de Nectarina Mexicana

Em seguida, adube essa terra com adubos N, P e K.

Em seguida, sele a terra com essa adubação. A selagem demora uns 15 dias. Depois, pode acomodar a muda de nectarina mexicana.

3 – Espaço para o cultivo da nectarina mexicana

Para que a sua árvore de nectarina mexicana cresça saudavelmente, é necessário uma área de cerca de 10 metros quadrados para cada arbusto. 

Também, é importante que as mudas fiquem longe de muros ou grades de arame. Isso impede o crescimento da árvore de nectarina mexicana.

4 – Evitando pragas

O arbusto de nectarina mexicana – assim como a muda – está sujeito ao ataque de fungos e pragas. No entanto, processos naturais costumam ajudar muito a evitar esses problemas.

Nectarina Mexicana - Muda
Nectarina Mexicana – Muda

Além disso, quando as nectarinas começarem a se desenvolver, indica-se embalar cada uma delas com um saco de papel. Isso evita que larvas, moscas ou pássaros se alimentes das nectarinsa mexicanas.

5 – Frutos

A árvore de nectarina mexicana costuma dar frutos depois de 2 anos do início do plantio e cultivo. Já a colheita acontece, em geral, nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Por isso, essa fruta é comum em festas de fim de ano. 

Árvore de Nectarina Mexicana
Árvore de Nectarina Mexicana

Curiosidade: Nectarina x Pêssego x Ameixa

São frutas parecidas, mas diferentes, certo? Veja quais são as peculiaridades de cada uma delas.

  • Nectarina: é, em geral, mais nutritiva que os pêssegos. Além disso, mais suculentas. É rica em vitamina C e não tem a casca aveludada com o pêssego.
  • Pêssego: é rico em fibras e tem a casca aveludada. Tem alto teor de potássio e vitaminas.
  • Ameixa: tem a casca mais escura, é adocicada e, em geral, menor do que a nectarina e o pêssego. Tem propriedades laxativas naturais e é muito usada no tratamento de prisão de ventre.

Benefícios da Nectarina

  • Fonte rica de vitaminas A e C: esta fruta tem alta concentração de vitaminas A e C. Com isto, faz muito bem ao sistema imunológico, fortalecendo a imunidade. Ajuda na elevar os glóbulos vermelhos do sangue. Assim, evita anemias e previne doenças como resfriados, gripes e outras. Além disso, estas vitaminas são antioxidantes, prevenindo outras doenças.
  • É rico em potássio, ferro e cálcio: contém estes minerais, que são essenciais para o bom funcionamento da saúde e do organismo. O potássio, o ferro e o cálcio participam da saúde dos ossos, do sangue, da visão e de demais funções que garantem a nossa saúde. os e dentes.
  • Contém betacaroteno: esta substância, que é abundante na nectarina evita o envelhecimento das células. Dessa forma, o consumo regular dessa fruta mantém a pele, as células e outros tecidos ficam saudáveis e jovens!
  • Fonte de fibras: a nectarina também é uma fonte rica de pectina. A pectina é uma fibra solúvel que ajuda a manter os níveis do colesterol sob controle. Também, o seu consumo evita a prisão de ventre e eventuais problemas resultantes do colesterol alto, como: doenças cardíacas, doenças vasculares, diabetes, obesidade e outros. Tanto a polpa quanto a casca desta fruta é rica em fibras – portanto, se recomenda o consumo integral da nectarina.

  • Faz em para as futuras mamães: gestantes são muito beneficiadas com o consumo regular de nectarina, pois a fruto contém ácido fólico – a vitamina B9. Este nutriente ajuda na boa formação do feto.
  • Contém vitamina B6: conhecida como niacina, esta vitamina é fonte de energia, o que ajuda a desempenharmos as tarefas do dia a dia. Além disso, a niacina faz muito bem a saúde cardiovascular, pois tonifica todo este sistema.
  • É pobre em açúcar: por conter baixos índices de açúcar, a nectarina é uma boa opção para ser consumida por pessoas que querem manter o peso corporal. Além disso, pode ser consumida por diabéticos, sem problemas.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *