Para que Serve a Folha de Bambu? Benefícios do Bambu
O bambu é uma planta multifuncional bem conhecida. As folhas são usadas para fins medicinais e são uma rica fonte de antioxidantes, fibras, ácidos benzoico e hidrocianico.
Além disso, eles contêm outros compostos essenciais que não podem ser encontrados em outras plantas. Na China e nos países asiáticos, as folhas são processadas para fazer chá de bambu. No post de hoje, veremos para que serve a folha de bambu, e apresentaremos 14 benefícios das folhas de bambu para a sua saúde. Confira abaixo!
Para que Serve a Folha de Bambu?
Embora a maioria das pessoas não saiba, o bambu é uma planta de infinitas possibilidades. Seu uso medicinal é o mais explorado. E é justamente por isso que iremos detalhar os seus benefícios, e como ele pode ser usado para facilitar a sua vida.
https://www.youtube.com/watch?v=tuCqtC8sl_o
14 Benefícios do Bambu
Confira abaixo 14 benefícios do bambu para a saúde:
- Expulsão da placenta: folhas de bambu podem ser usadas para limpar o útero após o parto. Primeiro, ferva as folhas em água por cerca de 10 minutos. Peneire a solução para adicionar mel. Beba ainda quente para facilitar a separação da placenta.
Após 2 a 3 horas, a placenta será expelida. O extrato de suco também pode ser tomado para reduzir a dor ao dar à luz, e para regular o ciclo menstrual. Estudos demonstraram que o chá de bambu é útil em mulheres que recebem períodos pesados.
Tomar chá de bambu uma vez por dia irá ajudá-lo a superar seus problemas menstruais.
- Promove desintoxicação: as folhas de bambu promovem uma limpeza saudável do corpo. Elas são esmagadas para que se possa fazer chá de bambu. Essa é uma prática comum na cultura asiática e chinesa.
O chá está ligado à perda de peso, pois ajuda na eliminação de toxinas do corpo. As folhas contêm 3,8% de proteínas, 5% de gordura e 11% de minerais.
Os minerais mais comuns encontrados nas folhas de quase todas as espécies de bambu incluem riboflavina, tiamina, ferro e niacina, que são úteis na eliminação de toxinas do corpo.
Eles também inibem as reações alérgicas, reduzem a inflamação e promovem a circulação sanguínea. O chá de bambu não contém cafeína e pode ser tomado a qualquer hora do dia.
A propriedade anti-inflamatória natural de uma folha de bambu suporta o processo de desintoxicação.
- Tratamento de vermes intestinais: estudos demonstraram que uma folha de bambu possui propriedades germicidas adequadas para matar vermes intestinais e minhocas. Alguns componentes das folhas são mortais para esses parasitas.
- Tratamento de úlceras: a decocção de folhas frescas é usada no tratamento de úlceras estomacais. Deve-se tomar 35 gramas de suco com qualquer outra bebida, duas vezes ao dia. Para infecções da pele, aplique folhas quebradas, e depois cubra com um pano macio.
As folhas também são usadas como esfoliantes e são menos sensíveis à pele. Na China, as folhas são usadas como anti-séptico ao limpar uma ferida. Acredita-se que a extração das folhas facilite a cicatrização e promova a circulação sanguínea na área afetada.
- Tratamento de distúrbios respiratórios: as folhas de bambu podem efetivamente tratar doenças respiratórias. Escolha folhas frescas, ferva-as e aplique uma colher de mel. Tome a decocção duas vezes por dia. É eficaz na eliminação de todos os tipos de tosse, e ajuda a acalmar a garganta.
Estudos científicos demonstraram que a mistura possui uma atividade calmante no tecido pulmonar. A decocção elimina expectoração espessa e desconforto no peito.
- Restaura a fertilidade masculina: as folhas de bambu desempenham um grande papel no aumento da fertilidade de homens. Eles são benéficos no direcionamento do fluxo sanguíneo para a região genital. Na China, o bambu é usado como uma erva natural para curar a disfunção erétil.
- Equilibrar os níveis de açúcar: as folhas de uma planta de bambu são úteis para diminuir os níveis de açúcar no corpo e equilibrá-lo. Eles contêm fibras que desempenham um papel importante no equilíbrio dos níveis de açúcar no corpo.
Além disso, o bom cheiro que sai das folhas ajuda a neutralizar a mente. Eles também são pobres em calorias, o que evita o excesso de peso. Beber chá de bambu antes de tomar as refeições pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no corpo.
- Propriedades antibacterianas: as folhas de uma árvore de bambu são eficazes no controle de alergias que afetam a pele. Muitos cosméticos possuem Staphylococcus aureus, que às vezes pode causar celulite, acne e comedão.
É recomendável que você ferva folhas frescas e tome uma xícara por dia até que a condição desapareça.
- Previne distúrbios do nascimento: consumir os extratos das folhas de bambu ajuda a prevenir o hipotiroxinema materno. A pesquisa também mostrou que o bambu ajuda no desenvolvimento adequado do cérebro fetal, o que evita defeitos congênitos, como o autismo, por exemplo. O suco também fortalece as células neurais do bebê.
- Promove a saúde dos cabelos e unhas: as espécies de bambu Bambusa contêm 90,56% de sílica. Sílica é um nome dado aos minerais ricos em silício e oxigênio. O mineral é responsável pelo fortalecimento dos tecidos conjuntivos do corpo. Também mantém a flexibilidade dos ossos, pele, unhas e artérias.
A sílica é um oligoelemento no corpo humano, que torna as folhas de uma planta de bambu essenciais para promover a saúde dos cabelos e unhas. Ao cultivar um bambu, nenhum pesticida ou produto químico é usado.
Isto significa que as folhas podem ser consumidas como um medicamento natural ou nos pratos. A sílica de uma folha de bambu funciona melhor em comparação com outros suplementos que contêm o mesmo mineral.
Hoje, temos uma variedade de lavagens corporais e esfoliantes que contêm extratos de bambu. Da mesma forma, os condicionadores de cabelo de bambu adicionam brilho aos seus cabelos.
- Mantém a pele saudável: as folhas de uma planta de bambu contêm sílica, e são usadas na fabricação de cremes e óleos essenciais de bambu. Como exemplos desses cremes e óleos, podemos citar espuma de mão hidratante de bambu, fragrâncias, loção de bambu, entre outros.
A sílica ajuda a equilibrar os nutrientes que mantêm a pele saudável. Além disso, ajuda na absorção de cálcio, potássio e magnésio também.
A maioria das loções extraídas das folhas de uma árvore de bambu tem propriedades anti-irritantes. Elas, naturalmente, aumentam o brilho juvenil, removendo as rugas. Da mesma forma, os extratos de folhas frescas criam blocos de colágeno, o que ajuda a rejuvenescer a pele. Um exemplo de sabão feito com essa planta é o sabão de vinagre de bambu.
- Promove bem-estar e saúde em geral: o bambu é cultivado naturalmente. Ao contrário de outras bebidas, o chá de bambu não contém componentes perigosos, como a cafeína. Para adicionar um pouco de aroma ao chá, você pode usar jasmim, limão ou hortelã. Isso traz frescor e paz na mente e na alma.
Os micronutrientes contidos no chá desempenham um papel importante no sistema imunológico do corpo.
- Alivia a micção: quando a bexiga é afetada por um vírus, pode causar uma sensação de queimação durante a micção. Para se livrar do problema, você deve tomar três xícaras de folhas de bambu cozidas todos os dias. É recomendável que você selecione as folhas jovens.
- Equilibra o colesterol corporal: uma folha de bambu é rica em fibras alimentares. Tomar uma xícara de chá de bambu duas vezes por dia pode ajudar a equilibrar os níveis de colesterol no corpo. Uma xícara de chá de bambu contém 1 g de fibra alimentar.
O chá ajuda na limpeza da corrente sanguínea e na manutenção do colesterol no nível certo.