Home / Plantas / Lichia Como Plantar Em Vaso: Qual a Melhor Época?

Lichia Como Plantar Em Vaso: Qual a Melhor Época?

A lichia vem se tornando uma planta bastante conhecida por aí, só que muitos não sabem, necessariamente, como fazer o cultivo dela.

Quer aprender como?

Um Pouco Sobre a Lichia

Essa fruta é de origem asiática, mais precisamente da Tailândia e da China. Mesmo assim, essa planta não encontrou muitas dificuldades em se adaptar ao clima brasileiro, apesar de que não é ideal que ela seja cultivada num clima muito quente. Só que foi justamente por aqui que se habituou plantar a lichia em vasos, o que é uma ótima alternativa para quem não dispõe de muito espaço em casa.

Inclusive, o plantio em vasos resolve bastante esse problema de espaço, já que a árvore da lichia, em ambientes maiores, pode chegar a 20 m de altura. Os frutos que nascem dessas árvores são bastante parecidos com morangos, formando cachos com alguns desses frutos entrelaçados. Eles possuem coloração avermelhada e casca rugosa.

Em termos nutritivos, a lichia é bastante rica em vitamina C, além de possuir vitaminas do complexo B, mais alguns sais minerais essenciais, como cálcio e potássio.

Plantio de Lichia Em Vasos: Principais Pontos

Quando você for plantar essa fruta em vasos, uma das primeiras coisas que você precisa verificar é o espaço disponível. Trata-se de uma planta que necessita de um espaço que seja perfeitamente compatível com o seu porte. O mais recomendado, nesse caso, são os vasos de, pelo menos, uns 40 litros (mas se puder ser de 60, melhor).

Outro aspecto importante para que o cultivo da lichia seja minimamente bem sucedido é que o lugar do plantio precisa ser bem iluminado. O ideal é que o vaso fique localizado em um lugar onde bata sol de maneira direta, onde tenha incidência de luz solar por, pelo menos, umas 4 horas diárias.

A drenagem é mais um fator que ajuda muito, especialmente, durante as regas. O importante é criar uma camada de drenagem bem no fundo do vaso, seja com argila expandida, seja com pedriscos. Tal camada serve para um melhor e mais adequado escoamento da água, evitando que a planta fique demasiadamente encharcada. Já o solo, por sua vez, precisa ser rico em material orgânico.

As regas precisam ser constantes, principalmente, quando a planta estiver na fase de frutificação. Da mesma maneira que a terra não pode estar encharcada, ela também não pode estar seca, pois isso prejudica bastante o desenvolvimento da planta.

Por fim, a adubação precisa ser feita a cada 3 meses, e é ela que fará bastante diferença no sabor das frutas, no final das contas.

Passo A Passo Para O Plantio De Lichia Em Vasos

Primeiro de tudo, você irá comprar sementes de lichia, só que essa compra precisa ser feita no lugar certo. Existem muitos viveiros bons por aí que passam por uma fiscalização rigorosa, e vendem produtos originais e de qualidade. É importante fazer a conservação dessas sementes a uma temperatura que gira entre 10 e 15°C, em um local que seja úmido. Detalhe: não poderão ser guardadas por mais do que 8 semanas.

É preciso verificar também o clima na hora de cultivar a lichia. Pra isso, faça um planejamento para que ela comece a florescer após uma estação fria e seca, pois, desse modo, a sua produção será bem maior. Bom ficar atento para o fato de que a planta gosta muito de solos que sejam profundos, e (é claro) bem drenáveis.

Para o plantio de mudas, é importante atentar para o diâmetro, que deve ser entre 1,5 e 2,5. O plantio delas se torna ideal em climas úmidos, o que habitualmente compreende os meses entre janeiro e março. A floração, por sua vez, deve ocorrer entre junho e julho.

Ah, e caso você vá comercializar essa fruta, é bom saber que a coloração vermelha dela some muito depressa. Portanto, deixe os frutos num local frio para evitar que a cor dela se perca tão rápido.

Últimas Dicas Para Um Plantio De Lichia Com Sucesso

Em se tratando de adubação, você pode, por exemplo, usar esterco de porco, porém, não é recomendável usá-lo cru (afinal, as raízes da lichia queimam com muita facilidade). A dica é que esse esterco deva ser curtido, pelo menos, uns 30 dias antes de ser usado na planta. Junto com ele, deve-se fazer um complemento com 200 g de calcário e mais 200 g de superfosfato simples.

Por ser uma espécie relativamente nova no Brasil, ainda não se têm pesquisas muito detalhadas de como o desenvolvimento da lichia pode atingir o seu máximo potencial por aqui. Mas, dá pra sabermos o básico, como, por exemplo, que ela não pode ficar sem água, e de que a temperatura ideal para um bom desenvolvimento dela tem que ser entre 14 e 15°C por um período de, pelo menos, umas 200 horas.

Receitas Com Lichia

E, agora, que tal aprender algumas receitas deliciosas para você que já cultivou e já tem as suas lichias fresquinhas em casa? Uma delas é o chamado manjar de lichia. Os ingredientes são simples: 2 copos (do tipo requeijão) de polpa de lichia, meia lata de leite condensado, 4 colheres de sopa de amido de milho e 1 folha de gelatina vermelha. Para a calda, você irá precisar de 1 copo ( do tipo requeijão) de lichia cortada em pedaços e meio copo de açúcar.

Para a preparação, dissolva a folha de gelatina na água fria. Depois, bata a polpa, o leite condensado, a gelatina e o amido no liquidificador, e leve ao fogo alto por uns 10 minutos até engrossar bem. Depois, despeje em uma forma dessas de furo central, e coloque na geladeira. Quando estiver frio, tire de lá. Para fazer a calda, cozinhe os ingredientes por uns 10 minutos, e deixe esfriar. Depois, é só despejar sobre o manjar e servir.

Outra boa receita é um suco de melancia com lichia. Para essa bebida, você vai bater no liquidificador cerca de 1/8 de melancia (obviamente sem casca, nem sementes). Depois, é só bater junto pouco mais de 200 g de lichia, também sem cascas ou sementes. Uma dica aqui é evitar coar para não perder as fibras das frutas. Sirva com pedras de gelo.

Veja também

Tempero de Gengibre

Lista Dos Tipos De Gengibre – Espécies Com Nome E Fotos!

Existem diversas plantas e ervas que são mundialmente conhecidas por suas propriedades medicinais e todos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *