Home / Plantas / Flor Áster – Curiosidades e Fatos Interessantes

Flor Áster – Curiosidades e Fatos Interessantes

As flores nos seduzem com seu perfume encantador e beleza marcante, mas muitas flores têm atributos ocultos. Flores e plantas são usadas medicinalmente há milhares de anos. Algumas flores, como o lótus, têm significado religioso ou histórico. Muitas flores também podem ter características ou formas incomuns. Mergulhe no mundo fascinante do folclore das flores e ganhe uma nova apreciação por essas plantas.

Áster é uma planta herbácea que pertence à família dos girassóis. Muitas espécies de plantas foram conhecidas como ásteres antes da implementação de métodos moleculares modernos de análise. De acordo com o mais recente sistema de classificação, apenas 180 espécies de plantas são reconhecidas como verdadeiros ásteres. Eles são originários de regiões temperadas da Eurásia.

Características da Planta

Áster tem caule ereto com base amadeirada. Pode atingir 8 pés de altura, dependendo da espécie.  O Áster produz folhas simples que podem ser longas, finas ou lanceoladas. Folhas de algumas espécies são serrilhadas nas bordas. Eles são de cor verde escuro e alternadamente dispostos no caule.  Áster desenvolve uma cabeça de flor que consiste em 300 pequenas flores localizadas centralmente e inúmeras pétalas (ray florets) na periferia. As flores em miniatura no centro da cabeça da flor são sempre amarelas, enquanto as pétalas ao redor podem ser de cor branca, roxa, azul, lavanda, vermelha ou rosa.

As flores tubulares em miniatura de cor amarela contêm ambos os tipos de órgãos reprodutivos (florzinhas bissexuais). Pétalas lindamente coloridas, ou flor de raio, na periferia da cabeça da flor são geralmente estéreis (não contêm estruturas reprodutivas).  Áster floresce de julho a outubro. Flores perfumadas e coloridas atraem inúmeras abelhas, borboletas e moscas, responsáveis ​​pela polinização desta planta.  Os frutos do áster são aquênios equipados com asas que facilitam a dispersão das sementes pelo vento.

O áster se propaga através de sementes ou divisão do caule. As sementes começam a germinar 15 a 30 dias após o plantio. Áster cresce no solo úmido e bem drenado em áreas que fornecem bastante sol. A maioria das espécies de áster são plantas perenes (vida útil: mais de 2 anos), e poucas espécies são anuais (vida útil: um ano) ou bienais (vida útil: dois anos).

Variedades de Áster

Os ásteres mais comuns disponíveis na América do Norte são o áster da Nova Inglaterra (Symphyotrichum novae-angliae) e o áster de Nova York (Symphyotrichum novi-belgii). Ambas as plantas são nativas da América do Norte e são ótimas flores para os polinizadores.

Variedades de Áster
Variedades de Áster

Ásteres da Nova Inglaterra (S. novae-angliae): As variedades têm uma variedade de cores de flores, de magenta a roxo profundo. Eles geralmente crescem maiores que os ásteres de Nova York, embora algumas variedades estejam no lado menor;

Ásteres de Nova York (S. novi-belgii): Existem muitas variedades de ásteres de Nova York disponíveis. Suas flores variam de rosa brilhante a roxo-azulado e podem ser duplas, semi-duplas ou solteiras;

S. Novi-Belgii
S. Novi-Belgii

Áster de madeira azul (S. cordifolium): Espesso, com flores pequenas, de azul a branco;

Heath aster (S. ericoides): cobertura de solo de baixo crescimento (semelhante ao flox rastejante) com pequenas flores brancas;

Heath Aster
Heath Aster

Áster liso (S. laev ): um áster alto e ereto, com pequenas flores de lavanda;

Áster de Frikart (Áster x frikartii) ‘Mönch’: originário da Suíça, este áster de tamanho médio tem grandes flores azul-lilás;

Áster de Frikart
Áster de Frikart

Áster do Ródano (A. sedifolius) ‘Nanus’: Este áster é conhecido por suas pequenas flores em forma de estrela, azul lilás e crescimento compacto.

Flor Áster – Curiosidades e Fatos Interessantes

Muitas pessoas confundem o áster com uma margarida; no entanto, o áster é realmente um membro da família dos girassóis. O seu centro amarelo é texturizado e composto por uma rede de miniflores extremamente pequenas, chamadas florzinhas.

As pessoas cultivam e usam o áster para fins decorativos há pelo menos 4.000 anos. O Áster ainda é popular e amplamente cultivado em jardins por causa de suas lindas flores que também são frequentemente usadas na preparação de vários arranjos florais e buquês.

O nome “áster” se origina da palavra grega “áster”, que significa “estrela”. Nome refere-se à forma de estrela de cabeças de flores.

Os ásteres também são conhecidos como “flores de geada” porque os floristas costumam usá-las durante o outono e o inverno para a preparação de vários arranjos florais.

Ásters são presentes ideais para as pessoas nascidas em setembro e para as pessoas que celebram 20 º aniversário de casamento.

Todos os participantes da revolução húngara, que teve lugar no início da 20 ª século em Budapeste estavam usando ásters. Este evento também é conhecido como “revolução Áster” até hoje.

Os gregos incorporaram ásteres nas grinaldas feitas para serem colocadas nos altares do templo como uma homenagem aos deuses e deusas gregos.

Simbolismo

Há muito tempo, quando ásters eram colocados nas sepulturas dos soldados franceses, sua presença era uma sugestão simbólica de um desejo profundamente desesperado de que a guerra terminasse.

Áster simboliza paciência, amor, boa sorte e delicadeza.

O áster foi usado para marcar a morte de um ente querido.

Algumas pessoas acreditam que os ásteres representam elegância e requinte.

Quando você envia ásters para alguém, está enviando uma mensagem secreta que diz: “Cuide-se por mim”.

Flor Áster no Canteiro
Flor Áster no Canteiro

Folclore

Uma história na mitologia grega sugere que a deusa Virgem pode ser responsável pela existência do áster. A história explica que ela se sentiu arrasada com a falta de estrelas no céu. Ela ficou tão impressionada com a dor que começou a chorar. Enquanto ela chorava, suas lágrimas tocavam diferentes lugares da terra e, em todos os lugares em que uma lágrima caía, ásteres brotavam do chão.

Os ásteres são supostamente capazes de perceber mudanças climáticas. A presença de pétalas fechadas deve ser um sinal de chuva iminente.

As flores de áster foram fumadas no passado devido à crença generalizada de que a fumaça desta planta protege contra espíritos malignos.

Lendas antigas sugerem que as pessoas acreditavam que as fadas mágicas dormiam sob pétalas de áster depois de fecharem ao pôr do sol.

Terapia

Óleo Essencial de Aster Para Terapias
Óleo Essencial de Aster Para Terapias

Flores de algumas espécies de áster são usadas no tratamento de enxaqueca, resfriado comum, espasmos musculares e ciática.

Na próxima vez que você caminhar por um jardim de flores, reserve um minuto para considerar as plantas individuais que crescem lá. Um deles pode ter o segredo para curar uma doença temida. Outro pode ter uma história longa e ilustre. Toda flor tem qualidades e atributos que vale a pena admirar.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *