Home / Plantas / Qual a Melhor Lua Para Plantar Orquídeas?

Qual a Melhor Lua Para Plantar Orquídeas?

Está provado que a Lua influencia múltiplos fenômenos como marés ou crescimento de pêlos. É o mesmo para as plantas que vêem seu vigor depender das fases da lua. Respeitando o calendário lunar, é perfeitamente possível ajardinar de acordo com os ciclos do satélite terrestre e lucrar no melhor dos casos!

O Ciclo Lunar

Esta é a revolução lunar sinódica, que dura cerca de 29 dias. É a face luminosa que mostra a Lua à Terra, depende do lugar do satélite em relação ao Sol. Quando a lua está crescendo, sua superfície luminosa aumenta a cada noite até atingir a lua cheia. Se você pode escrever um “p” com seu crescente, é porque está no primeiro trimestre.

Durante esse período, que dura cerca de quinze dias, a vitalidade das plantas está crescendo, como a lua. As plantas são mais resistentes a doenças e este é o momento perfeito para fazer todo o trabalho que vai exigir energia da planta, como podar e colher flores e frutos. A lua também tem um efeito sobre o último, as flores vão durar mais tempo no vaso e os frutos amadurecem por mais tempo no porão.

Quando a lua está diminuindo, sua superfície luminosa diminui a cada noite até atingir a lua nova. Se você pode escrever um “d” com seu crescente, é porque está no último trimestre. Durante esse período, que também dura cerca de duas semanas, as plantas são menos resistentes, mas seu sabor, cheiro e sabor são multiplicados.

Este é o melhor momento para consumi-los como estão ou são transformados imediatamente, porque sua vida útil é baixa. Aqui vamos para compotas, enlatadas e engarrafadas. É um bom momento para fertilizar e podar suas plantas, bem como tratamentos orgânicos.

Não deve ser confundido com luas crescendo e diminuindo. Esta é a revolução lunar periódica que dura cerca de 27 dias, na verdade está se movendo no céu da Lua vista da Terra.

A lua nascente é o período durante o qual o satélite sobe um pouco mais a cada dia do horizonte até o céu. A seiva das plantas sobe aos ramos. Cuide-se, portanto, tudo o que acontece acima do solo: enxerto, semeando, etc.

A lua minguante é o período durante o qual o satélite cair mais a cada dia em direção ao horizonte. A seiva migra para as raízes. Portanto, cuide de tudo o que acontece debaixo do solo: enraizamento de estacas, plantações, etc. Também é mais apropriado fazer o seu tamanho de trabalho durante este período.

Calendário Lunar

Calendário Lunar
Calendário Lunar

O calendário lunar é uma boa maneira de os jardineiros aproveitarem os ciclos lunares. A Lua gira em torno da Terra em 27 dias. Durante este período, ela passa as doze constelações do zodíaco. Segundo a constelação na frente da qual é, os trabalhos do jardineiro variam.

Constelações da terra (Touro, Virgem e Capricórnio): sua atenção deve estar em culturas de raízes (alho, beterraba, cenoura, nabo, cebolinha, cebola, rabanete, batata e bolbos de flores, etc).

Constelações da água (Peixes, Câncer e Escorpião): o foco em plantas verdes (alcachofras, aipo, chicória, repolho, agrião, espinafre, alface, alho-porro, plantas aromáticas, etc).

Constelações do ar (Gêmeos, Libra e Aquarius): cuidar principalmente de plantas florais (anuais e perenes, árvores e arbustos floridos, plantas aromáticas, etc).

Constelações do fogo (Áries, Leão e Sagitário): plantas frutos são honrados (berinjela, cereais, pepinos, feijão, morangos, framboesas, melão, pimentão, ervilha, abóbora, tomate e árvores frutíferas, etc).

Duas vezes por mês, o jardineiro é aconselhado a não fazer qualquer trabalho em seu jardim. Estes são os dias onde a Lua e a Terra estão mais próximos (perigeu), nos dias em que eles estão mais distante (apogeu) e dias em que a órbita elíptica que descreve a Terra em torno do Sol corta a lua (nó lunar).

Qual a Melhor Lua Para Plantar Orquídeas?

Diz-se que a soma periódica entre as duas luas novas são completos 29 dias e meio. Este número de dias no calendário é denominado período sinódico da lua. Em meio a essa fase a Lua “cresce” ou “mingua” , um declínio que, na verdade, corresponde ao ângulo que a lua se posiciona na perspectiva do equador celeste.

Você sabe como descobrir isso? Já mencionamos um jeito acima mas outra forma pode ser essa. Olhe pra o céu quando a lua estiver no seu ápice e marque isso em sua memória. Volte a olhar na noite seguinte a mesma hora e faça a comparação: se a lua parecer um pouco menor que no dia anterior, ou estiver numa direção mais ao norte, é prova de que está na fase descendente.

Na lua descendente, a seiva não é mais atraída para o topo e recupera as raízes. Aproveitaremos esses dias para realizar trabalhos relacionados com a terra. Portanto, essa é a melhor lua para plantar suas orquídeas no jardim!

Esta é a época ideal para aproveitar a movimentação no subsolo. É o momento mais oportuno para plantar, sim, para trazer novas plantas para seu jardim. Também é o momento perfeito para trabalhos de  envasamento pois  o trauma de transplantes pode ser feito com maior resistência.

É também o momento ideal para transplantar as mudas ou colocar algumas mudas para a raiz. A lavoura também será feita neste momento: enterrar os adubos verdes , enxada e emendar, é neste momento que a atividade dos micro-organismos é mais forte.

A plantação de hortaliças tende a oferecer melhor sabor e maior capacidade de absorção de nutrientes nesse período, especialmente legumes de raízes como batata e cenoura. E visto que as seivas de árvores costumam se concentrar mais nas raízes nessa época, é uma ótima oportunidade de realizar trabalhos com poda sem “injuriar” árvores ou arbustos.

Quando a lua é Crescente

Lua Crescente
Lua Crescente

Este período é ideal para semear. A germinação será mais rápida e as mudas crescerão mais rapidamente. Vegetais vegetais, ornamentais ou de retoque em um gramado danificado, tudo é possível em lua crescente!

Não esqueça que para um perfeito sucesso, será necessário respeitar as datas de semeadura recomendadas na embalagem; a lua não é tudo, e algumas plantas precisam de calor ou frio para germinar adequadamente.

Para decorar a casa, corte suas flores de buquê na lua crescente no início da manhã, quando elas ainda não sofreram com o calor. Eles terão melhor firmeza nesse período. Transplantes serão mais propensos a ter sucesso neste período porque o enxerto estará na “seiva” perfeita.

Veja também

Damasco Seco

Damasco Seco, Como Consumir? Damasco Seco Precisa Lavar?

Ter uma alimentação saudável com certeza é uma parte essencial e extremamente necessária para se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *