Home / Plantas / Lantana Para Que Serve? Quais Seus Benefícios?

Lantana Para Que Serve? Quais Seus Benefícios?

O papel das plantas e das flores no meio ambiente é sempre bastante discutido, já que há incontáveis maneiras de fazer uso desses bens naturais.

Portanto, é muito importante conhecer todas essas formas de uso, que podem variar de acordo com as necessidades de cada um e, também, de acordo com o tipo de planta que se tem disponível. A lantana camara, por exemplo, é um tipo de planta que pode ser usada para mais de um fim. No caso, essa planta pode ser utilizada para o paisagismo, servindo para enfeitar os ambientes e tornar tudo ainda mais belo.

Contudo, a outra forma de fazer uso da lantana camara, e a mais comum, é com a intenção de produzir remédios para as pessoas. Dessa forma, a lantana camara pode funcionar para uma longa lista de problemas, sendo muito comum que muitas pessoas tenham exemplares desse tipo vegetal em casa.

Muito popular na América Central e na América do Sul, a lantana camara pode aparecer em cores diferentes, gostando sempre da exposição ao sol para ser capaz de se desenvolver tão bem quanto o desejado. Em todo caso, essa é uma espécie bastante interessante de planta medicinal.

Lantana Camara Contra o Estresse e Insônia

A lantana camara é uma planta bastante popular na América do Sul, sendo, naturalmente, também muito comum no Brasil. Dessa forma, a planta está entre aquelas mais famosas do país, embora nem sempre o seu verdadeiro nome seja conhecido. De qualquer forma, a lantana camara é muito boa para reduzir o estresse. Isso porque esse tipo de planta funciona com efeito calmante, oferecendo tranquilidade às pessoas e permitindo que o sono se torne mais leve.

A lantana camara, ademais, atua junto ao organismo humano para desacelerar as reações internas, facilitando o estado de relaxamento. Portanto, se você está estressado, a lantana camara pode se ruma grande opção. Além disso, essa planta ainda é importante pelo fato de ser bastante útil na luta contra a insônia, um problema tão comum e que chega a tantas pessoas.

Assim, o chá produzido através da lantana camara costuma ser bastante eficiente quando se trata do relaxamento muscular, o que oferece mais relaxamento ao corpo como um todo e, por fim, acaba com a insônia. Os efeitos para acabar com a insônia são muito semelhantes àqueles usados para diminuir o nível de estresse, já que em ambos os casos a agitação extrema pode ser o fato gerador dos problemas.

Lantana Camara Aumenta Imunidade e Estimula o Cérebro

A lantana camara é um tipo de planta bastante usado para fins medicinais, ou seja, para tratar de problemas de saúde e melhorar o modo de vida das pessoas. Portanto, a lantana camara está entre as plantas mais úteis de todo o Brasil quando se trata de acabar com inúmeras questões negativas relacionadas ao corpo humano.

Logo, é importante notar como a planta pode ser muito boa para estimular a imunidade, aumentando o poder das células de defesa que atuam para proteger o corpo humano.

Com a melhora da absorção de nutrientes, além da evolução na questão da respiração e da digestão dos alimentos, o corpo rapidamente se torna mais forte e preparado para responder aos impactos do mundo exterior.

Outro ponto importante sobre a lantana camara é que essa planta é muito boa quando se trata de estimular o cérebro humano, fazendo com que as ligações químicas no cérebro possam acontecer de forma mais constante e contínua. Esse efeito, no longo prazo, pode levar a um poder de pensamento rápido e lógico muito mais forte, além de melhorar outras questões da mente, como a memória.

Lantana Camara Contra Dor de Dente e Dor de Cabeça

Chá de Lantana Camara
Chá de Lantana Camara

Que a lantana camara pode ser eficiente quando se trata de relaxar o corpo humano, isso já está claro. Que a planta pode ser eficaz contra os problemas que podem abater o cérebro, isso também. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que a lantana camara pode ser bastante eficaz quando se trata de acabar com as dores do corpo. A dor de cabeça, por exemplo, pode ser um problema a menos com o chá da planta.

Logo, o que acontece é que a lantana camara reduz a pressão arterial sobre a cabeça, aumentando levemente a força de dilatação dos vasos sanguíneos ali presentes. Assim, as dores de cabeça rapidamente deixam de ser um problema, bastando que o chá seja ingerido quando ainda quente ou, no máximo, morno. Ademais, a dor de dente pode ser outro problema do dia a dia a ser resolvido pela lantana camara.

Nesse caso, o mais indicado é fazer bochechos ou gargarejos com o chá de lantana camara. Assim, o inchaço poderá ser diminuído consideravelmente. Fique atento apenas ao fato de que, em geral, os dentes se tornam mais sensíveis ao forte calor ou ao frio extremo. Portanto, use o chá de lantana camara à temperatura ambiente, deixando-o esfriar após o preparo.

Lantana Camara Contra o Colesterol Ruim

A lantana camara é bastante eficiente em muitas áreas do corpo humano, sendo uma grande coringa quando se trata do mundo das plantas medicinais. Contudo, o mais comum é que essa planta seja usada para combater ou prevenir o crescimento do colesterol ruim, aquele que pode causar problemas para o seu corpo. Dessa maneira, é interessante notar como a lantana camara possui forte ação antioxidante, ajudando as células do corpo a reagir de maneira mais correta ao longo das diferentes reações do organismo.

Ademais, ao prevenir o LDL, o colesterol ruim, as pessoas ainda são capazes de prevenir, também, o aparecimento de problemas ligados ao coração. Isso porque os problemas cardíacos são muito comuns em todo o mundo, estando, sobretudo, relacionados com a má alimentação e o aumento do colesterol ruim.

Logo, consumir a lantana camara com certa regularidade por fazer com que os níveis de colesterol do corpo permaneçam estáveis, algo fundamental quando se trata de evitar tais doenças. Por fim, é importante ressaltar ainda que nada supera uma boa visita ao médico, além de uma alimentação de qualidade, para evitar problemas.

Veja também

Óleo de Cártamo em Cápsula

Como Age o Óleo de Cártamo no Organismo?

A planta Carthamus Tinctorius L – nativa de regiões secas e áridas da Índia – …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *