Home / Plantas / Como Fazer a Muda da Goiaba?

Como Fazer a Muda da Goiaba?

Goiaba é uma fruta deliciosa e cheia de benefícios para a nossa saúde. O que você acha de ter uma goiabeira no quintal, todo mundo vai querer te visitar somente de olho nas suas frutas. Hoje separamos uma série de dicas para plantar um pé de goiaba na sua casa, você vai aprender a fazer mudas e sobre como cultivar essa espécie de uma maneira simples e gostosa. Saiba que existem inúmeras formas de plantar uma dessas na sua casa, você pode escolher o método que mais te agradar. Você pode utilizar apenas um galho de goiabeira, pode realizar a alporquia, pode comprar sementes em lojas especializadas e muito mais. Não tem desculpa para não fazer isso no seu quintal.

Então fique com a gente até o final para aprender as melhores formas de fazer uma muda de goiaba.

Como Fazer a Muda da Goiaba?

Sementes de Goiaba

Goiabeira
Goiabeira

Essa vai ser a primeira indicação de como plantar goiaba no seu quintal, você pode comprar elas em lojas de planta ou utilizar as sementes da fruta que você comeu.

Antes de tudo, é importante que você esteja ciente que esse é o processo mais demorado, você vai precisar ter muita paciência e maiores cuidados ao longo do processo.

Para algumas pessoas esse é o método mais satisfatório, já que dessa forma você acompanha desde o plantio da semente até o momento em que ela frutifica. Depois da germinação das suas sementes, você terá as suas tão desejadas mudas.

Mas como dissemos você vai precisar ficar atento a mais detalhes. Escolha então as suas sementes, coloque-as no sol para que possam secar, isso deve levar de 2 a 3 dias. 

Depois desse processo, separe um pouco de terra peneirada ( isso é bem importante pois ela precisa ser fina e leve) você pode fazer uma sementeira com uma caixa de ovos. Mas pode utilizar outro tipo de local, um canteiro ou um copo de papel descartável, em uma caixa ou até mesmo em um vaso da sua escolha, onde achar melhor.

Semeie então por cima da terra as suas sementes, com muito cuidado cubra elas com uma camada fina de terra, cerca de 0,5cm o suficiente para que não sejam levadas por animais ou pelo vento. O local deve ter sobra, molhe a terra a fim de ficar úmida somente. Se preferir é possível utilizar um fertilizante enraizador. Agora basta esperar que germinem.

Quando perceber que as suas mudas já alcançaram meio metro de altura elas já estarão prontas para serem levadas para o seu lugar definitivo, com todo cuidado do mundo para que elas sintam menos possível

Alporquia

Essa é uma técnica de reprodução assexuada de plantas. Saiba que essa planta super se dá bem com essa técnica, por isso não vai ter erro caso prefira desta forma. Esse processo em pé de goiaba é muito simples, rápido e dá muito certo, vale super a pena. Saiba que a muda gerada por este método é quase um clone da original. Por esse motivo, recomendamos que você escolha o melhor pé de goiaba para reproduzir, ele deve estar muito saudável e gerar bons frutos. Dessa forma, em tempo recorde você poderá ter uma goiabeira frutificando no quintal da sua casa. Pode parecer muito difícil, mas não tem nada de complicado viu? Por isso escolhemos um vídeo acima que explica o processo passo a passo. Apenas utilizando um galho de um pé de goiaba já maduro, você consegue estimular o crescimento de uma muda, que imediatamente lhe fornecerá frutos. Saiba que a goiabeira não é a única árvore frutífera da qual é possível realizar esse método, diversas outras árvores como laranjeiras, limoeiros, pitangueiras e diversos outros.

Muda de Pé de Goiaba no Chão

Goiabeira
Goiabeira

Você pode optar por plantar a sua muda no solo do seu quintal por exemplo, basta escolher o melhor espaço,

Você deve abrir um berço no chão com as medidas de 0,50 cm X 0,50cm X 0,50 cm, é um espaço considerável, mas ideal para que as raízes se desenvolvam confortavelmente. Cuide para não plantar a menos de 3 m de outras árvores, tudo isso para que ela não faça sombra na sua muda. 

Você pode adicionar terra adubada se achar que precisa, desde que seja fofa e bem solta. Posicione a muda no centro do berço, faça com que ela fique bem firme.

É indicado nutrir sua muda utilizando um adubo especial, você pode utilizar cerca de 300g nesse momento. Pode ainda adicionar substrato fertilizante, pois isso pode auxiliar que ela floresça e gere mais frutos. Utilize ambos de acordo com sua preferência.

Doenças Comuns

Saiba que existem algumas doenças bem comuns que acometem os pés de goiaba. Por isso é importante saber a melhor maneira de prevenir esses acontecimentos.

A primeira doença bem comum de acontecer se chama psilídeo Triozoida limbata, eles são tão pequenos que não passam de 2mm de comprimento. Eles costumam toda a goiabeira todo, é bem tranquilo de perceber pois as folhas da planta começam a ter uma aparência de queimada e mais caída. É preciso agir rapidamente, pois se demorar demais  pode ser que ela não gere frutos, ou que eles se percam e apodreçam.

Esse bichinho tão pequeno, extrai para si toda a seiva das pontas das folhas.

Saiba que as joaninhas podem ser benéficas nesse caso, pois elas acabam comendo o inseto. Mas se a infestação for grande pode precisar de uma ajuda mais séria.

Veja também

Celosia

Tudo Sobre a Flor Celosia: Características e Nome Científico

Se você é um apaixonado por plantas como nós, vai adorar o post de hoje …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.