Home / Plantas / Curiosidades Sobre os Corais e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Curiosidades Sobre os Corais e Fatos Interessantes Sobre o Animal

O mundo é um acima da superfície marinha e outro completamente diferente quando se trata do que acontece no fundo do mar. Portanto, é muito interessante notar como o mar pode ter uma série de aspectos muito positivos, com modos de vida e animais variados. Todo esse ecossistema acaba por ser parte viva da natureza, tendo, no mar, animais e vegetais muito complexos. Para aqueles que gostam de estudar mais sobre os diferentes animais de todo o mundo ou para quem gosta de descobrir coisas novas a respeito dos vegetais que fazem parte do planeta Terra, o mar é um verdadeiro mundo.

Assim, os corais fazem parte desse mundo, tendo participação ativa em tudo o que acontece abaixo da superfície marinha. Podendo ter muitas cores e ser de tipos variados, os corais são grandes incógnitas para muitas pessoas, que sequer entender as funções exercidas pelos corais no mar.

Ademais, entender o funcionamento interno de um coral pode ser ainda mais distante para alguns. Dessa maneira, veja abaixo mais informações e detalhes sobre os corais, entendendo como esse tipo de animal pode ser importante para muitos dos acontecimentos que se dão no fundo do mar.

Barreira de Corais
Barreira de Corais

Fatos Sobre os Corais

Os corais estão presentes em todos os oceanos do mundo. Dessa maneira, isso quer dizer que os corais estão por toda parte e, se você já se aproximou de alguma praia em algum momento da sua vida, isso quer dizer que já esteve relativamente próximo de um. Ademais, os corais podem se organizar tanto em colônias como de forma individual, sendo mais comum, todavia, vê-los em grupos grandes de colônias.

Os famosos recifes de corais, aqueles sobre os quais tanto se fala, nada mais são do que formações que contém corais e algas de todos os tipos. Portanto, esses recifes também estão presentes ao longo de todo o oceano e podem ser vistos facilmente em qualquer mergulho. Vale ressaltar que o maior indivíduo vivo da Terra é um recife de coral, estando esse recife localizado em águas da Austrália.

Na verdade, os maiores recifes de corais de todo o mundo costumam se formar em águas localizadas sob climas tropicais ou subtropicais, já que, nesse cenário, tem-se um ambiente perfeito para o acúmulo de corais e de algas. Contudo, isso não impede que as águas frias também tenhas recifes e, na verdade, há grupos de corais também nas águas mais geladas do mundo.

Os Corais Pelo Mundo

Os corais estão presentes em todo o mundo, desde os locais mais frios do planeta Terra até aqueles de clima tropical. Contudo, o mais comum é ver grandes grupos de corais habitando as águas mais frescas do mundo.

Assim, os corais são animais e podem ser de três tipos mais específicos: de atóis, de franja ou de barreira. Os corais de franja e os de barreira costumam ser continentais, ou seja, vivem mais perto do continente; enquanto isso, os corais de atóis, em geral, crescem mais para o centro do oceano, ocupando posições mais afastadas.

Os corais são muito importantes para todo o oceano e para todo o modo de vida dos mares, com cerca de 70% dos peixes precisando dos corais para sobreviver. Assim, como é impossível imaginar o mar se 70% de todos os seus peixes, também se torna impossível imaginar o oceano sem a presença de corais.

Na verdade, apenas para efeito de exemplificação, 1 em cada 4 espécies marinhas vivem nos recifes de corais de todo o mundo. Além disso, há todo o ciclo natural que se dá ao redor dos recifes, com o crescimento de algas e muitos outros seres vivos.

Corais e os Problemas Ambientais

Os corais são parte fundamental das águas dos oceanos e, portanto, são parte chave para todo o mundo. Contudo, com todos os problemas que afetam o meio ambiente, cada vez mais os corais são afetados e se vê aumentar as chances de esses animais deixarem de existir. Assim, uma das grandes ameaças aos corais e a todos os recifes do mundo é o processo contínuo de acidificação das águas, que torna as águas do oceano mais ácidas com o tempo e, dessa forma, faz com que muitos dos corais morram aos poucos.

O turismo sem ordem, a poluição das águas, o aumento dos níveis do mar e muitos outros problemas ajudam a fazer com que os corais sofram tanto e, com o tempo, possam até mesmo deixar de existir.

Para evitar isso, é importante que as pessoas estudem cada vez mais sobre os recifes de corais e aprendam, desde cedo, todos os benefícios que esse animal pode gerar para o ecossistema marinho. Só assim, com muitas informações e análises cuidadosas, será possível evitar a diminuição crescente no número de corais.

Corais no Brasil

O Brasil é um país de dimensões continentais, que possui uma costa realmente grande e, dessa forma, acaba por ter uma forte ligação com o mundo marinho. De toda maneira, no país ainda se fala menos do que deveria sobre os corais e sobre como esses animais são úteis para todos. Portanto, vale citar que os corais, no Brasil, se estendem desde a bacia do Rio Amazonas até grande parte da Bahia.

Ao longo de todo esse caminho, os corais se estendem por mais de 3 mil quilômetros, fazendo com que o Brasil seja um grande paraíso quando se trata da formação de recifes de corais. Além disso, há ainda uma série de ilhas que possuem exemplares de corais, fazendo do país um grande protetor natural do animal. Contudo, em grande parte de todo esse caminho já há sinais de desgaste por parte dos corais brasileiros, que enfrentam problemas de branqueamento e sintomas de pragas.

Em geral, a grande maioria desses problemas possui relação com sintomas de problemas ambientais gerados pelo homem, com os corais, sobretudo na região Nordeste, sofrendo de inúmeros abusos. De toda maneira, para que o Brasil siga como um grande protetor dos corais, é importante que as pessoas entendam como o animal pode ser importante para todo o ciclo de vida no mar.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *