Home / Plantas / O Que é o Algodão Orgânico e Para Que Serve?

O Que é o Algodão Orgânico e Para Que Serve?

O algodão é considerado umas das colheitas mais sujas da Terra. E você pode estar usando sem nem mesmo saber.

A um ritmo de criação de 25 milhões de toneladas por ano, o algodão é uma das quatro melhores colheitas de OGMs (Organismos geneticamente modificados) do planeta – e quase 95% dessa criação mundial de algodão é OGM ou potencialmente desenvolvida de forma habitual.

O algodão ganhou o título de “colheita mais suja”, uma vez que é regado com uma porção dos pesticidas mais notoriamente terríveis, inclusive: O aldicarbe da Bayer, que foi proibido nos EUA em 2010, mas foi reaprovado pela Agência de Proteção Natural dos EUA em 2016.

O gramoxone da Syngenta, um pesticida excepcionalmente letal restrito na União Europeia, porém não nos EUA, e o glifosato da Monsanto, arranjado pela Organização Mundial de Saúde como um agente “plausível” causador de câncer humano.

Esses e outros sintéticos perigosos relacionados com a criação de algodão sujam os condutos e prejudicam a solidez dos trabalhadores rurais. Além disso, contaminam os consumidores dos produtos.

O algodão GMO não é simplesmente usado para fazer peças de vestuário, roupa de cama, toalhas e outros itens de material. O óleo de semente de algodão e outros produtos de cultivo, também acabam em muitos alimentos manuseados.

Os compradores devem estar tão preocupados com o uso de algodão GMO (ou se secar com ele ou se espalhar sobre ele) quanto com a sua ingestão.

Algodão Orgânico

Qual seria a abordagem mais ideal para se manter afastado de materiais de algodão GMO? Neste caso a compra de um algodão orgânico é o mais indicado.

Aqui estão alguns motivos para escolher vestuário orgânico, roupa de cama e outros produtos diferentes:

Proteger os Mares da Contaminação por Microfibras

O algodão utilizado habitualmente para vestuário e materiais é normalmente unido com texturas de engenharia, por exemplo, acrílico, amaciante e poliéster. Pesquisas mostram que durante a lavagem, estes filamentos fabricados são descarregados nas nossas condutas, como microfibras.

A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais avalia que cerca de 1,7 milhões de toneladas de microfibras entram no mar todos os anos, comprometendo as espécies marinhas e os delicados sistemas biológicos dos recifes de coral.

Tente não precisar acrescentar nada a esta questão. Mantenha uma distância estratégica das texturas artificiais, incluindo as habituais misturas de algodão. Ao invés disso, escolha roupas e materiais produzidos usando 100% de algodão natural e não adulterado.

Assegurar os Trabalhos dos Fazendeiros de Algodão Orgânico

Em 2002, a Monsanto apresentou na Índia um algodão seguro para insetos, hereditariamente concebido com a qualidade dos microrganismos Bacillus thurengiensis ou Bt. As plantas de algodão Bt. produzem um veneno que abate a lagarta-de-espiga, uma das irritações essenciais do rendimento.

Como indicado pela Canadian Biotechnology Action Network, a Monsanto garantiu que seu algodão Bt diminuiria a medida de pesticidas que os fazendeiros esperavam comprar, e aumentaria o rendimento e o salário dos fazendeiros, diminuindo as infelicidades das culturas por causa dos ataques de parasitas.

Seja como for, o algodão GMO fracassou na Índia. Os fazendeiros descobriram isso:

O rendimento do algodão Bt diminuiu…

Desenvolvida a possibilidade de uso opcional de pesticidas, o que obriga à expansão do uso de pesticidas.

Os fazendeiros perderam a alternativa de comprar sementes de algodão não geneticamente modificado.

A decepção do algodão Bt afetou negativamente os fazendeiros, e foi amplamente acusado de um aumento impressionante nos suicídios dos fazendeiros indianos.

Preservar a Água e a Vitalidade do Mundo

São precisos 1.800 galões de água para criar algodão suficiente para um par de calças. Verdade seja dita, as necessidades de água do algodão são tão altas que a criação de algodão contribuiu para o esgotamento do Mar de Aral na Ásia Central.

O algodão natural tem uma impressão ecológica muito mais baixa. A criação do algodão natural requer 71% menos água e 62% menos vitalidade do que a criação do algodão geneticamente modificado habitual.

O Perigo dos Pesticidas.

O algodão GMO normalmente desenvolvido é uma das colheitas mais letais do planeta. Compõe apenas 2,5% da área cultivada mundial, mas representa até 25% da utilização mundial de pulverizações de insetos.

Apesar de ser responsável pela utilização de substâncias sintéticas letais, por exemplo, aldicarbe e gramoxone, o algodão GMO é banhado com muito do herbicida glifosato da Monsanto.

O glifosato foi nomeado “provável causador de câncer para o ser humano”, pela Organização Mundial de Saúde. O glifosato tem sido ligado a distúrbios metabólicos, peso, diabetes tipo 2, malignidade e tristeza.

O Algodão GMO

Os fazendeiros de algodão natural utilizam apenas compostos naturais afirmados, herbicidas e pesticidas de plantas, animais e minerais para prevenir insetos e males.

Isto corta o seu perigo de problemas médicos, ao mesmo tempo em que protege os trabalhadores agrícolas e diminui a contaminação ecológica.

Ajudar a Manter o Fornecimento de Alimentos sem Agrotóxicos

Como indicado pelo Instituto Rodale, a maioria dos compradores não conhece as realidades que nos acompanham sobre o impacto do algodão no nosso alimento:

Apesar do algodão não ser um alimento, o óleo de semente de algodão é entregue para uso humano.

O óleo de algodão é utilizado para fornecer Vitamina E

A celulose a partir de fibras de algodão é adicionada em grande quantidade de sustâncias para engrossar e ajustar as coisas

Esses restos da fibra da celulose são utilizados como enchimento para aumentar o tamanho das porções sem aumentar as calorias. Como os seres humanos não são capazes de digerir a celulose, ela está sendo usada para satisfazer a exigência de alimentos de baixa caloria e alta fibra.

A celulose, que quase um plástico pros seres humanos, migrou para diferentes alimentos, incluindo cheddar, creme, leite em pó, leites melhorados, iogurte solidificado, soro de leite, produtos naturais, vegetais cozidos.

Também encontrado no feijão em lata, massas pré-cozidas, arroz pré-cozido, vinagres, mostarda, sopas, sucos, pratos de mistura de verduras, leveduras, temperos, açúcares, soja, bebidas desportivas e alimentos dietéticos como um recheio não calórico.

Um par de marcas de pizza cheddar contém grânulos de cheddar de celulose, que se juntam com silício para ajudar na suavização.

A garantia de que estes auxiliares começam a partir de escudos de algodão regulares, pesticidas destrutivos e herbicidas que contaminam o fornecimento de sustento.

Ajudar a Melhorar as Condições de Trabalho dos Produtores de Algodão

A indústria convencional do algodão tem sido associada a diferentes violações dos direitos humanos.

No Uzbequistão, a Environmental Justice Foundation encontrou vastos abusos biológicos e de direitos humanos no negócio do algodão, incluindo o trabalho de jovens forçados pelo estado. 33% da população do Uzbequistão trabalham para o órgão legislador da indústria do algodão garantido.

Os trabalhadores não têm passagem para uma montagem mecânica cautelosa ou mesmo uma fonte ideal de água potável.

Comprando coisas feitas de algodão característico progride um trabalho cada vez mais seguro para os produtores de algodão, livrando-se da primeira experiência com sintéticos perigosos.

Apoiar o Cultivo Regenerativo

A criação competente e viável de algodão comum dá uma variedade de pontos de interesse biológico, incluindo a diminuição das fontes de dados sobre o solo.

Como por exemplo, fertilizantes e pesticidas concebidos, a diminuição das cheias de estrume, a diminuição das descargas no campo e a diminuição do quadro hídrico.

Estes pontos de interesse ajudam a avançar uma forte estrutura orgânica, incluindo solo sólido, que é uma regra média do cultivo regenerativo.

Aumente a sua Tranquilidade Real!

Colher coisas feitas com algodão orgânico dá-lhe uma tranquilidade genuína ao compreender que as coisas que usa ou usa não são tóxicas para si e para a terra, e não aumenta a invasão dos direitos humanos.

Cultivo do Algodão

Você pode da mesma forma, usar a sua capacidade de compra para ter qualquer tipo de impacto. Ao apoiar a característica indústria do algodão, você pode afetar várias marcas e fabricantes para considerar a mudança para um sistema de estoque inexoravelmente regenerativo.

Veja também

Plantar em Vasos

O Que é Bom para Plantar em Casa?

Se você gosta de plantas em geral e tem o desejo de plantas em casa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.