Home / Plantas / Tudo Sobre o Trigo: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Trigo: Características, Nome Científico e Fotos

O trigo é um grão que pertence à família Poaceae (família das gramíneas) cujo membro produz um fruto seco, amplamente cultivado por sua semente, um grão de cereal que é um alimento básico em todo o mundo. Existem muitas espécies de trigo que juntas compõem o gênero Triticum. Cerca de 95% do trigo produzido no mundo é o trigo comum (Triticum aestivum), também conhecido como trigo de pão. O trigo comum e o milho são os produtos  mais amplamente cultivado de entre todas as culturas e o trigo é o cereal com o maior rendimento monetário.

Tudo Sobre o Trigo: Características

História

O registro arqueológico sugere que o trigo foi cultivado pela primeira vez nas regiões do Crescente Fértil , no vale do rio Tigre e Eufrates (também conhecido como o berço da civilização) há quase 12 mil anos atrás. Os humanos juntaram as sementes das plantas e as comeram. Depois de esfregar as cascas, os primeiros consumidores simplesmente mastigavam os grãos crus, ressecados ou fervidos.O trigo é cultivado, desde o século XVIII, até certo ponto em todos os continentes, exceto na Antártida .

Existem mais de 30 000 variedades de trigo que foram produzidas através do cruzamento de seis tipos básicos da planta. O trigo foi inicialmente consumido cru. Com tecnologia avançada, as pessoas começaram a moer o trigo para produzir farinha. O trigo representa alimento básico na maioria dos países do mundo e parte inevitável da vida humana.

Globalmente, o trigo é a principal fonte de proteína vegetal na alimentação humana , tendo maior teor de proteína do que outros cereais importantes, como milho ou arroz.É um componente importante da dieta devido à adaptabilidade agronômica da planta de trigo com a capacidade de crescer de regiões próximas do ártico ao equador, do nível do mar às planícies do Tibete, até aproximadamente 4.000 metros acima do nível do mar.

Reprodução

Todos os tipos de trigo podem ser divididos em dois grandes grupos: trigo primavera e inverno. O trigo da primavera é plantado durante a primavera e colhido durante o verão. O trigo de inverno é plantado no outono e colhido durante a primavera. Botanicamente, o grão de trigo é um tipo de fruta chamado cariopsia. O kernel é a semente da qual a planta de trigo cresce. O kernel tem 3 partes distintas : o farelo  (camada externa), o endosperma (matéria nutritiva usada para o desenvolvimento do embrião) e o germe (embrião).

O trigo normalmente precisa de 110 a 130 dias entre a semeadura e a colheita , dependendo do clima, do tipo de semente e das condições do solo (o trigo de inverno fica adormecido durante o inverno congelado). Algumas variedades de trigo crescem tão alto quanto 2.10 cm., mas a maioria tem entre 60 e 120 cm. O trigo se desenvolve melhor quando as temperaturas estão entre 21 ° a 24 ° C .

Durante o início do verão, as plantas começam a desvanecer-se de verde-escuro para castanho-avermelhado e depois para um castanho dourado . Então o trigo está maduro e pronto para a colheita. Como o trigo é uma cultura tão versátil , está sendo colhido em algum lugar do mundo todos os meses do ano. A maior parte do trigo é colhida com ceifeiras-debulhadoras, que removem as cabeças do caule e separam os grãos do resto do material vegetal não comestível.

Tudo Sobre o Trigo: Características

Valor Nutricional

Valor Nutricional do Trigo
Valor Nutricional do Trigo

Em 100 gramas , o trigo fornece 327 calorias e é uma fonte rica de múltiplos nutrientes essenciais , como proteína, fibra dietética, manganês, fósforo e niacina. Várias vitaminas do complexo B e outros minerais da dieta estão em conteúdo significativo. Trigo é 13% de água, 71% de carboidratos e 1,5% de gordura . Seu teor de proteína de 13% é composto principalmente de glúten como 75-80% da proteína total do trigo, que após a digestão, contribui com aminoácidos para a nutrição humana.

Quando consumido como o grão integral , o trigo é uma fonte saudável de alimentos com múltiplos nutrientes e fibra dietética recomendada para crianças e adultos em várias porções diárias, totalizando cerca de um terço da ingestão total de alimentos. A pesquisa já provou que o trigo é extremamente benéfico para uma vida saudável . Ele reduz consideravelmente os riscos de doenças cardíacas, devido ao seu baixo teor de gordura comparativamente. Também regula os níveis de glicose no sangue em pacientes diabéticos.

Tudo Sobre o Trigo: Características

A planta do trigo tem folhas longas e finas, caules que são ocos na maioria dos tipos de plantas de trigo, e hastes com muitas flores de 20 a 100 . As flores são agrupadas em espiguetas. Cada espigueta tem de duas a seis flores. Na maioria das espiguetas, duas ou três das flores se fecundam e isso faz com que elas produzam os grãos usados ​​na alimentação. A cor dos grãos depende da variedade do trigo. Pode ser vermelho, âmbar, azul, roxo, marrom ou branco.

Consumo

Os benefícios para a saúde do trigo dependem inteiramente da forma em que você o come Farinha de trigo integral é produzida por moagem de grãos inteiros (todas as partes). A produção de farinha branca  requer a remoção do farelo e do germe. Este tipo de farinha contém menos minerais, vitaminas e fibras em comparação com a farinha de trigo integral.

Mais tipos de alimentos são feitos com trigo do que com qualquer outro cereal .Alimentos como pão , massas , biscoitos, bagels, panquecas , tortas , doces , bolos , biscoitos , bolos e cereais matinais são apenas alguns exemplos comuns de fontes de trigo. Consumido em todo o mundo por bilhões de pessoas, o trigo é um alimento significativo para a nutrição humana, particularmente nos países menos desenvolvidos, onde os produtos de trigo são alimentos primários.

Tudo Sobre o Trigo: Características

Contra Indicação

Em pessoas geneticamente suscetíveis ao glúten – uma parte importante da proteína do trigo – pode desencadear a doença celíaca  . A doença celíaca afeta cerca de 1% da população geral nos países desenvolvidos é causada por uma reação às proteínas do trigo, não é o mesmo que uma alergia ao trigo.

Veja também

Xícara de Chá de Hibisco

Hibisco: Benefícios e Malefícios Para o Homem

O hibisco é consumido principalmente em chá das suas folhas, ele está entre as plantas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *