Home / Plantas / Fotos e Nomes de Bananas em Festivais Por Todo o País

Fotos e Nomes de Bananas em Festivais Por Todo o País

Atividades, fotos, nomes e curiosidades a respeito da banana, são apenas algumas das maneiras mais inusitadas de homenagear, por meio de festivais e exposições, esse que é, incontestavelmente, o grande símbolo da tropicalidade brasileira.

Apesar de, segundo os estudiosos, ser originária do sudeste asiático, onde hoje estão países como: Vietnã, Filipinas, Camboja, Laos, entre outros, é na América do Sul que ela exibe toda a sua pujança, e de onde sai para o mundo, como o maior exportador da fruta.

Com uma produção mundial em torno de 72 milhões de toneladas, a banana configura-se como uma das quatro espécies de vegetais mais importantes, juntamente com o arroz, o milho e o trigo.

No Brasil, uma produção de mais de 7 milhões de toneladas (cerca de 10% da produção mundial), diz bem o que representa essa fruta considerada quase que uma unanimidade em todos as regiões do país.

Níveis elevados de potássio e magnésio tornam a banana uma das preferidas de atletas e praticantes de esportes. As vitaminas A, B, C e E, além de cálcio, ferro, fósforo, entre outros nutrientes, fazem com que ela seja a fruta mais recomendada para crianças de todas as idades.

Enfim, um verdadeiro presente da natureza, com um sabor adocicado inconfundível, e que, por isso mesmo, costuma ser homenageada, entre outras maneiras, por meio de exposições de fatos, fotos, nomes e curiosidades acerca das principais espécies de bananas existentes no Brasil.

E dentre as mais comentadas e curiosas, estão:

1.Festa da Banana em São Miguel do Caparaó

No dia 12 de julho de 2018, a prefeitura de Guaçuí, juntamente com a Associação de Mulheres da Agroindústria do Assentamento Luiz Taliuly Neto e com a Associação de Produção e Agroindústrias dos Assentados e Agricultores Familiares do Caparaó, patrocinou a estreia da Festa da Banana do distrito de São Miguel do Caparoá.

São Miguel do Caparoá
São Miguel do Caparoá

Quem teve a oportunidade de comparecer ao acontecimento confessou-se surpreso com a organização da festa que, além de fotos, nomes de várias espécies de banana, exposições de variedades da fruta, a singular Oficina Banana Mirim, entre outros eventos, demonstrou um um interesse bastante especial em fazer da banana o grande símbolo da cidade.

2. Festa da Banana de Piau/MG

Se não bastasse o fato de ter sido um dos refúgios de alguns dos principais participantes da famigerada Conjuração Mineira (entre eles, Tiradentes), a cidade de Piau, na Zona da Mata Mineira, também é conhecida por ser um santuário da produção de banana na região.

Em visita à cidade, será possível conhecer, por exemplo, alguns dos orgulhos do município, como a lendária Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, ou a economicamente importante Usina Hidrelétrica de Piau, mas também uma das armas secretas da cidade: a Festa da Banana.

Um evento realizado desde meados dos anos 80, sempre na segunda semana de julho, como forma de homenagear, por meio de fotos, nomes de várias espécies de bananas, música ao vivo, feira de exposições e gastronômica, entre outros eventos, essa que é considerada uma dádiva especialmente trazida dos céus para o deleite dos habitantes da cidade.

3.Exposição da Banana de Piranguçu/MG

Exposição da Banana de Piranguçu-MG

Agora imaginemos a seguinte cena: De repente, em meio a uma multidão que se aglomera em expectativa, começam a surgir, de todos os lados, caminhões e mais caminhões, trazendo cachos de bananas nanica, prata, maça, anã, entre outras variedades, que podem atingir os inacreditáveis 150, 200 e até mais de 300 quilos!

Esse, digamos, “milagre” ocorre todos os anos, entre os dias 20 e 22 de maio, na pacata e charmosa cidade de Piranguçu (MG) – cidade com pouco mais 5.200 habitantes, no sul de Minas Gerais.

Completam o evento, uma efusão de pequenas atividades, exposição de fotos, nomes de bananas exóticas, motocross, trilhas, torneio de futebol, shows musicais, entre outros eventos que, na opinião de 10 entre 10 visitantes, compõem o maior acontecimento dessa região no estado.

4.Dia da Banana, Corupá (SC)

O que faz da bela cidade de Corupá um destaque nacional, é o fato de ela ser, nada mais nada menos, do que a Capital Catarinense da Banana – um segmento que revela a sua importância na alma de cada habitante da região.

E para comemorar tal singularidade, nada melhor do que celebrar, sempre no dia 21 de agosto, o Dia da Banana – um evento que, primordialmente, propõe-se a dignificar e homenagear o segmento da bananicultura.

Para isso, a ideia é valorizar a sua história, produtores, distribuidores, feirantes, apreciadores, com muita festa, nomes de variedades, fotos da história da bananicultura, feira gastronômica, palestras, apresentações teatrais, entre outros eventos.

5. Festival da Banana, Itambém do Mato Dentro

Festival da Banana, Itambém do Mato Dentro
Festival da Banana, Itambém do Mato Dentro

Bem no meio da Serra do Cipó, como parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira, a 130km de Belo Horizonte, surge, magnífica, a pequena cidade de Itambé do Mato Dentro.

Uma região famosa por ser atração para ecoturistas e aventureiros, sempre em busca de lugares como esse, repleto de cachoeiras, cascatas, trilhas desafiadoras, entre outras particularidades típicas de uma cidade serrana.

Mas a cidade para mesmo é durante os eventos do Festival da Banana. Um verdadeiro “acontecimento”, sempre no mês de julho, nessa cidadezinha modesta, porém acolhedora.

É o momento em que turistas e nativos têm a oportunidade de participar de um evento com características típicas de uma festa junina, mas que, no entanto, traz o orgulho em homenagear o principal produto da região.

6.Festa Nacional da Banana, Jaíba (MG)

Quando o assunto é a cultura da banana, a cidade de Jaíba, no norte de Minas Gerais, é um fenômeno. A cidade responde por simplesmente quase 60% de toda a produção de banana dessa região, o que a coloca numa posição de destaque entre as zonas produtoras do estado.

E para celebrar essa sua posição, todos os anos, entre os dias 23 e 25 de abril, é realizada na cidade a Festa Nacional da Banana, um acontecimento que costuma arrecadar, durante o período, entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões de reais, graças à participação massiva de nativos e turistas.

Todos em busca dos inúmeros shows ao vivo, exposição de fotos, destaque de vários nomes de bananas exóticas, além de feira de gastronomia, concursos, torneios, entre outras várias manifestações culturais da região.

Essas foram as nossas dicas de festas e eventos que marcam datas importantes para a cultura da banana no país. E as suas? Deixe-as, em forma de um comentário. E continue acompanhando as publicações do blog.

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *