Home / Plantas / Banana Marmelo Como Comer?

Banana Marmelo Como Comer?

A opinião dos admiradores da fruta é categórica: Não existe uma maneira de se comer uma banana marmelo. Seja frita, cozida, crua, madura, verde, na forma de doces, entre outras utilizações, são inúmeras as possibilidades para o seu consumo.

Dentre as quase 1000 variedades de bananas existentes, ela desponta com as suas genuínas singularidades, como os seus inconfundíveis cantos como se fossem costurados, uma casca bem mais resistente do que as demais, além de uma polpa macia, doce e suculenta.

A banana marmelo, em algumas regiões do país, também é conhecida como banana figo, banana sapo, banana pão, entre outras denominações. Essa última tem muito a ver com uma característica de apresentar-se muito bem para o café da manhã — tal a sua quantidade de vitaminas e carboidratos, que em nada deixa a desejar às demais.

Mas se não bastassem as suas infinitas qualidades gastronômicas, ela ainda é conhecida pela sua resistência às mais variadas alterações climáticas, a diversos tipos de fungos e parasitas, além de uma incrível tolerância ao transporte e armazenamento — não tão comum entre as variedades mais populares.

Quanto a essas suas qualidades, não custa ressaltar o fato de que elas são umas das mais utilizadas quando o assunto são aperfeiçoamentos genéticos — uma grande vantagem, quando se leva em consideração o fato de que não são as mais vantajosas economicamente.

E essas várias maneiras de se comer a banana marmelo têm muito a ver também com a sua variedade: M. Balbisiana. Ela possui membros famosíssimos, como a banana-terra, D’Angola, Pioneira, Terrinha, Figo Cinza, entre outras variedades, que caracterizam-se exatamente pelas incontáveis formas de serem consumidas.

Banana Marmelo: Uma Fruta Que Realmente Alimenta

A banana marmelo não está entre as espécies de Musáceaes mais populares do país. Na verdade, o seu consumo restringe-se mesmo a algumas dessas inúmeras comunidades do interior do Brasil, especialmente da região Sudeste e Centro-Oeste.

A fruta é originária das Filipinas, e lá a banana marmelo (ou banana-sapo, como eles costumam chamar) é praticamente uma unanimidade, e consumida a qualquer momento e por qualquer motivo.

Banana Marmelo Caramelizada com Queijo
Banana Marmelo Caramelizada com Queijo

Os seus apreciadores também afirmam que não há como comer uma banana marmelo e não associá-la, de imediato, à banana-da-terra — isso porque elas são consideradas parentes extremamente próximas.

Na verdade, a marmelo é uma espécie de intermediária entre esta e as mais populares, como a prata e a nanica, por exemplo. Pois apesar de ser tradicionalmente consumida após o cozimento, diferentemente da banana-da-terra, também pode ser consumida crua – o que demonstra uma versatilidade sem-par entre essa imensa família Musaceae.

O seu aspecto também é uma das suas singularidades. Ela é uma fruta pequena, meio atarracada, com uma casca bem mais grossa do que as mais populares, possui arestas curiosamente bastante salientes, entre outras características únicas.

Para alguns, ela é a saborosa banana-jasmim; para outros, é a energética banana-tanga; Já para outros ainda, é simplesmente a conhecidíssima banana-figo, companheira ideal para um café da manhã digno de um rei; e ainda pode ser a banana-sapo, coruda, entre outras inúmeras denominações.

Como Comer a Banana Marmelo

Versatilidade: Esse pode muito bem ser um sinônimo dessa fruta que, como dissemos, pode ser consumida tanto crua como cozida.

Fritas, com bastante açúcar e canela, elas são um deleite! Assadas, também não deixam por menos! Mas se quiser também poderá preparar doces deliciosos com elas, ou mesmo compotas. Mas se isso não for o suficiente, ela também poderá servir como ingrediente de bolos, tortas, pães, entre outras utilizações.

Por ser uma potência em carboidratos, a banana marmelo substitui, e muito bem, o pão durante o café da manhã. Mas também pode juntar-se aos demais ingredientes de cozidos, peixes e frutos do mar — aliás não são poucos os restaurantes de comida regional que já descobriram as suas infinitas qualidades.

Os paladares mais exigentes afirmam que o bom mesmo é comer a banana marmelo com acompanhamentos variados. Tais como: mel, geleia, manteiga de garrafa, à milanesa, flambada, entre outras maneiras de combinar a sua excelente textura macia, cremosa e levemente adocicada, com ingredientes salgados e com aspecto rústico.

Doce Caseiro de Banana Marmelo
Doce Caseiro de Banana Marmelo

Aqui cabe uma atenção especial para os doces e as frituras. Como se sabe, a banana marmelo é uma poderosa fonte de amido. E esse amido, durante o processo de amadurecimento da banana, vai todo ele ser convertido em glicose, e subsequentemente em açúcar.

Portanto, quanto mais madura for a banana, mais açúcar ela terá. E, obviamente, quanto mais açúcar ela tiver, melhores serão os doces, compotas, frituras, entre outros.

Receita de Doce de Banana Marmelo:

Para garantir um doce de qualidade, em primeiro lugar deve-se atentar para a qualidade da fruta, que deverá ser o mais madura possível — desde que apropriada para o consumo.

Elas deverão ser descascadas, limpas de fiapos e de trechos imprestáveis.

Os principais ingredientes para o doce são:

  • 1 dúzia de bananas;
  • 500 gramas de açúcar;
  • 1 pedaço de canela;
  • Cravo (a gosto);
  • Água.

Preparo:

Em primeiro lugar, coloque as bananas, o sal, o açúcar, a canela e os cravos em uma panela com um pouco de água (que não cubra as bananas). Sem mexer exageradamente, vá acrescentando mais água à medida que ela for secando na panela.

O ponto ideal é quando as bananas tornam-se vermelhas, e a calda encorpada. Aí é só deixar esfriar e conservar em um recipiente de vidro fechado hermeticamente.

Nutrientes Ingeridos ao Comer uma Unidade da Banana Marmelo

Tabela nutricional / 100g

% VD (*)

Calorias (valor energético)

106 kcal 5,24

Pontos*

3

Carboidratos

27,9 g 9,25

Proteínas

1,2 g 1,48

Gorduras totais

0,1 g 0,19

Gorduras saturadas

0 g 0

Fibra alimentar

2,7g 11,3

Sódio

0 mg 0
(*) % Valores Diários como referência, com base em uma dieta de 2.000 kcal, recomendada para adultos.

E para finalizar, outras das inúmeras vantagens da banana marmelo são: pode ser guardada na geladeira, ou até mesmo  no congelador por um tempo indeterminado; pelo fato de ter uma casca bem mais grossa do que as variedades mais populares, suporta bem condições adversas de transporte e armazenamento; e mantida na casca, ela resiste bem por vários dias, até entrar em processo de decomposição.

Caso queira, deixe o seu comentário sobre esse artigo. É por meio deles que podemos aperfeiçoar os nossos conteúdos.

Veja também

Tipos de Rosas e Espécies Representativas

É muito provável que você tenha recebido ou enviado flores para alguém em algum momento …

2 comentários

  1. Mirian de Meneses Costa

    Excelente artigo. Muito obrigada por compartilhar tantas informaçoes e dicas e receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *