Home / Plantas / Alecrim Gosta de Sol ou Sombra? Dá Pra Ter em Apartamento?

Alecrim Gosta de Sol ou Sombra? Dá Pra Ter em Apartamento?

O alecrim é um arbusto perene, amadeirado,  nativo da região do Mediterrâneo. Uma erva antiga, repleta de mitos e tradições. Também é comumente usada como plantação ornamental na paisagem. Alecrim é uma erva maravilhosa, bem como uma planta bonita para usar na paisagem. É uma planta que gosta de sol e não é indicada para ser cultivada em apartamentos.

Alecrim Gosta de Sol ou Sombra? Dá Pra Ter em Apartamento?

Descrição

Massas de minúsculas flores azuis, brancas, cor-de-rosa ou púrpuras aparecem no final do inverno e início da primavera, cobrindo as hastes de flores para uma impressionante exibição no início da estação. Essa floração em massa também a torna uma importante fonte de alimento precoce para polinizadores e beija-flores de clima frio.

Membro da família das mentas, atraente com folhas de formato agulha e flores azuis brilhantes. As flores do alecrim perene persistem durante a primavera e o verão, enchendo o ar com uma agradável fragrância de pinho.

Culinária

Esta bela erva, usada principalmente para temperar pratos,  frequentemente usado para temperar aves, cordeiro, ensopados e sopas. Juntamente com outras ervas – como manjerona, orégano, salgados e tomilho – o alecrim é um ingrediente de uma das misturas essenciais da culinária francesa, herbes de Provence. Com seus deliciosos e distintos sabores de pinheiro, também é generosamente usado com legumes e em molhos, vinagretes, manteigas, geleias, pães e recheios.

Origem

O nome científico para a planta de alecrim é Rosmarinus officinalis , que se traduz em “névoa do mar”, como se pensa que a sua folhagem verde-acinzentada assemelhe-se à névoa contra as falésias marítimas do Mediterrâneo, onde a planta se origina. Rosemarinus é o latim para “orvalho do mar”, e officinalis indica que esta é uma variedade oficial usada na medicina, ou que a planta é considerada como tendo propriedades medicinais.  É uma erva aromática e distinta com um sabor doce e resinoso.

Alecrim Gosta de Sol ou Sombra? Dá Pra Ter em Apartamento?

Independentemente da sua zona de cultivo, o alecrim ( Rosmarinus officinalis) é uma planta de jardim. Em áreas mais quentes, esta planta pungente e perene faz uma arbusto bonito e forte como uma sebe ou uma graciosa cerca viva a um jardim de rochas. Ao plantar alecrim em ambientes fechados, certifique-se de que suas necessidades de luz solar sejam atendidas. Isso pode significar suplementar com luz artificial.

O cuidado de plantas de alecrim é fácil. Ao cultivar plantas de alecrim, fornecer-lhes solo arenoso bem drenado e pelo menos seis a oito horas de luz solar . Essas plantas prosperam em ambientes quentes e úmidos e não podem suportar temperaturas extremamente baixas. Ele vem em algumas formas, tamanhos e tem muitos usos, como um um arbusto.  Certifique-se de dar às suas plantas espaço suficiente para crescer. Alecrim cresce até cerca de 4 metros de altura e se espalha cerca de 4 metros ao redor.

Alecrim Gosta de Sol ou Sombra? Dá Pra Ter em Apartamento?

Container

Em áreas mais frias, o alecrim é o candidato perfeito para a jardinagem de containeres, contanto que receba a luz do sol e o solo bem drenado que ele deseja.  Como o alecrim não pode suportar invernos abaixo -1º Celsius, muitas vezes é melhor cultivar plantas de alecrim em recipientes, que podem ser colocados no chão e facilmente movidos para o interior durante o inverno. Se plantar seu alecrim dentro de seu jardim,  quando a primeira geada chegar, esteja preparado para colher suas folhas ou transplantar seu alecrim para um recipiente e trazê-lo para dentro de casa. Portanto, vasos de terracota são uma boa escolha ao selecionar recipientes adequados.   Esses potes permitem que a planta seja transportada mais rapidamente em um local adequado, livre de correntes de ar frio.

Transplante

Muda de Alecrim
Muda de Alecrim

Prenda um corte de três polegadas da ponta de um caule, remova as folhas a uma polegada da base, aplique o hormônio de enraizamento na parte exposta do caule e plante-o em uma mistura de raízes que inclua musgo de turfa e vermiculita. . As raízes surgirão dentro de três a quatro semanas. Transfira para um pequeno pote de quatro polegadas, deixe a bola de raiz se formar e, em seguida, transfira para um pote maior ou diretamente para o seu jardim.

Podas

Fazendo Poda de Alecrim
Fazendo Poda de Alecrim

A regra geral para aparar o alecrim é não cortar mais do que um terço da planta e fazer cortes logo acima de uma junta de folhas. Logo após a floração a planta deve ser podada a fim de se propagar.

Colha o alecrim sempre que precisar. Suas folhas de pinheiro crescem espessamente ao longo de suas hastes, então não há necessariamente um local perfeito para cortá-lo. A planta irá se ramificar naturalmente a partir de onde você cortar. Apenas não corte uma haste inteira até a base da planta se você quer incentivar o crescimento futuro.

Propagação por Sementes

Sementes de Alecrim
Sementes de Alecrim

Plantas de alecrim são geralmente propagadas por estacas , pois pode ser complicado obter sementes de alecrim perenes para germinar. Cultivar plantas de alecrim com sucesso a partir de sementes ocorre somente quando as sementes são muito frescas e quando plantadas em ótimas condições de crescimento.

Propagação por Mudas

Como iniciar novas plantas de alecrim com estacas de plantas perenes existentes?  Corte as hastes com cerca de 5 cm de comprimento e remova as folhas dos dois terços inferiores do corte. Coloque as estacas em uma mistura de perlita e musgo de turfa , borrifando com água até que as raízes comecem a crescer. Depois que as raízes se desenvolverem, você poderá plantar as mudas.  Plantas de alecrim são propensas a se tornarem ligadas à raiz.  O amarelecimento da folhagem inferior é uma indicação precoce de que é hora de transplantar.

Pragas

Fungos no Alecrim
Fungos no Alecrim

O alecrim também é uma erva de baixa manutenção por sua capacidade de viver, na maioria das vezes, livre de pragas. Sua única preocupação pode ser o míldio pulverulento, que você pode evitar não cobrindo demais e proporcionando espaço adequado e circulação de ar entre as plantas vizinhas.

Animado para desfrutar do seu primeiro arbusto desta erva culinária perfumada? A melhor recomendação é começar com uma planta maior. Embora o alecrim possa atingir uma dimensão considerável, é um produtor lento em seu primeiro ano.

 

Veja também

Agerato: Para Que Serve? Quais Benefícios o Ageratum Pode Trazer?

O Agerato, comumente chamado de flor de fio dental, é um concurso anual de gelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *