Home / Plantas / Quais as Flores Mais cultivadas no RS?

Quais as Flores Mais cultivadas no RS?

Hoje vamos conhecer quais flores colorem o estado do Rio Grande do Sul, cada estado tem as suas flores mais adaptadas àquele ambiente. No Sul do nosso país geralmente as flores que enfeitam canteiros e avenidas são as adeptas do clima mais frio.

Quando a primavera se aproxima do estado, as pessoas que moram nessa região comemoram um estado mais colorido. O povo gaúcho aprecia muito flores e cultivam bastante no estado, por isso nesse período a produção acaba aumentando bastante, aquecendo o comércio.  

Quais as Flores Mais cultivadas no RS?

As flores mais cultivadas no estado são:

Margaridas – Também conhecida como calêndula, essa é uma planta cheia de efeitos medicinais, por anos é utilizada como um cicatrizante natural. Ela pode ser encontrada ainda com outros nomes populares como verrucaria, maravilha entre outros. Antigamente foi utilizada também como corante natural tanto para tecidos, como para comida e até em produtos.

Margaridas
Margaridas

Petúnia – A maior parte dessas flores encontradas por aí são híbridas. São flores bem bonitas e bastante delicadas, elas são anuais e por isso seu ciclo de vida é só de 1 ano. Elas adoram receber bastante luz, mas não toleram sol diretamente em locais muito quentes, por isso vivem muito bem no sul do país. Elas são multicoloridas e por isso tornam os ambientes muito mais alegres.

Petúnia
Petúnia

Erva Trindade – Essa é uma outra flor muito delicada e colorida, elas são bem pequenas e não superam 15 cm na altura, por esse motivo são consideradas flores rasteiras. É popularmente conhecida também por outros nomes como amor perfeito. Ficam lindas em jardins, e apreciam muito o clima mais frio, por isso elas surgem na maior parte das vezes no inverno.

Amor Perfeito
Amor Perfeito

Dahlia – Essa flor é nativa do méxico, possui um porte médio atingindo quando adulta 1,5 de altura. Essa planta pode florescer o ano inteiro. São bem vistosas e coloridas, ficam lindas em jardins de praças e canteiros. Geralmente são plantadas no começo do outono, pois também apreciam climas mais amenos, por isso são tão comuns no Rio Grande do Sul.

Dhalia
Dhalia

Palma-de-Santa-Rita – Essa é uma flor típica da primavera no Rio Grande do Sul, ela também vive por muitos anos, mas floresce apenas uma vez por ano. Possui uma linda variedade de cores como amarelo, cor de rosa, branco e carmim. Ficam lindas em arranjos, em jardim e até mesmo em vasos. Essa espécie é nativa da Ásia.

Sempre-Viva-de-Mil-Flores – Essa planta é vista em poucos lugares do Brasil, e é um aglomerado de flores popularmente chamada também de chuveirinho. Recebem o nome de sempre viva pois mesmo depois de colhida dura bastante tempo vistosa. Elas servem de comida para diversos animais, e também mesmo depois de mortas podem servir de refúgio para algumas espécies. O Rio Grande do Sul é um dos estados preferidos dela.

Maria – Sem – Vergonha – Saiba que a origem dessa flor é a África. Elas são lindas, por esse motivo são cultivadas especialmente para decorar ambientes. Ficam lindas em jardins, decorando canteiros e até mesmo dentro de vasos. A variedade de cor também é bastante interessante, cor de rosa, alaranjadas, vermelhas e até com duas cores ao mesmo tempo. Popularmente também conhecida como Beijinho. Ela floresce apenas uma vez por ano.

Gazânia – Essa também é uma flor de origem Africana. São muito coloridas, possuem uma variedade grande de opções como brancas, amarelas , alaranjadas entre outras. Ficam belas em jardins, canteiros e vasos. São pequenas e delicadas, quando plantas em longos espaços formam um tapete colorido muito bonito, ou quando plantadas junto com outras flores para compor uma decoração diferenciada. Essa é uma planta que se adapta melhor à primavera no RS, pois não é resistente a geadas.

Brinco de Princesa –  Essa é uma espécie muito delicada e muito bonita, pois em um formato de brinco suas flores ficam pendentes no caule. Saiba que essa linda flor nasceu depois de diversos estudos realizados antes de obter esse resultado incrível. Ela nos dias de hoje é considerada símbolo no estado do RS. A coloração mais tradicional é de vermelho com o violeta, mas algumas variações podem ser encontradas. Se você é amante da natureza, uma dessas no seu quintal vai atrair muitos beija-flores.

Brinco de Princesa
Brinco de Princesa

Tuia-Holandesa – Essa linda planta lembra muito um pinheiro. Possui uma cor verde limão e até um pouco dourada. Ficam lindas em jardins e também em vasos. Saiba que essa planta também oferece um aroma delicioso de limão. Essa planta de pequeno porte é nativa da Inglaterra, por esse motivo se adapta melhor em regiões mais frias como é o caso do estado do Rio Grande do Sul.

Crisântemo – Essa é uma espécie asiática originalmente, inclusive eleita símbolo do Japão. São lindas e coloridas, lembram um pompom, por isso pode ser conhecida popularmente por este nome. Em sua forma original tem a coloração amarela. Mas hoje em dia já podemos encontrar essa flor com cores diversas.

Crisântemo
Crisântemo

Repolho Ornamental – Essa flor tem esse nome pois além de sua aparência ainda é parente próxima do vegetal. É uma espécie híbrida criada no japão, por se tratar de uma planta de clima frio que se deu melhor no Rio Grande do Sul. Mas ela é relativamente nova em nosso país. Com relação a coloração do lado de fora são verdes, o interior pode ser de cor branca ou roxa. Quanto mais frio está fazendo, mais intensa são as suas cores.

Repolho Ornamental
Repolho Ornamental

Ranúnculo – Essa flor se parece bastante com rosas, por vezes pode ser até confundida. Geralmente surgem próximo a pântanos e regiões mais molhadas. Elas são lindas e delicadas. São perfeitas para compor buquês, não se esqueça que elas adoram água, por isso quando receber as leve imediatamente a uma jarra com água. Possui uma grande variedade de cores como amarelo, laranja, vermelho entre outras.

Ranúnculo
Ranúnculo

Álisso – O seu nome popular é flor de mel, e isso não é à toa. Foi batizada dessa forma por conta do aroma de mel que ela libera. É uma planta delicada e de pequeno porte, suas flores são bem pequenas e juntas tem um formato muito bonito. Elas florescem de forma mais linda na primavera, possuem uma variedade de cores como branca, cor de rosa, roxa e lilás.

Veja também

Zephyranthes Branca

Zephyranthes Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Hoje vamos falar um pouco mais sobre essa flor tão linda e delicada, se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.