Home / Plantas / Propriedades Terapêuticas Da Cana De Macaco: O Que Ela Trata?

Propriedades Terapêuticas Da Cana De Macaco: O Que Ela Trata?

Já ouviu falar da Cana de Macaco? Essa planta, com nome tão curioso possui características medicinais bastante interessantes, sendo amplamente conhecida também como Canarana, cana roxa ou até mesmo cana do brejo!

Em geral, essa planta é usada para promover tratamentos relacionados à problemas menstruais e também nos rins. Isso se dá por conta de suas propriedades adstringentes, bem como anti-inflamatórias, tônica e diurética!

O nome científico dessa planta é Costus spicatus! Ela pode ser comumente encontrada em diferentes lojas de produtos naturais ou até mesmo em farmácias de manipulação!

Quer saber mais sobre essa interessante planta e como ela pode ser uma aliada para diversos tipos de problemas? Então conheça mais sobre suas propriedades terapêuticas e o que ela pode fazer pela sua saúde! Confira a seguir!

Afinal, Para Que Serve A Cana De Macaco? Descubra!

A Cana de Macaco é dona de uma série de características extremamente positivas! Isso porque ela possui uma série de propriedades terapêuticas muito interessantes!

Em geral, ela é uma planta de caráter adstringente, antimicrobiana, anti-inflamatória, depurativa, diurética, emoliente, sudorífera e tônica. Nesse caso, ela pode ser devidamente usada para ajudar em variados tipos de tratamentos e situações.

Veja alguns exemplos de sua eficiência abaixo:

  • Cálculos renais
  • Alterações no ciclo menstrual
  • Infecções que sejam sexualmente transmissíveis
  • Dores nas costas
  • Dores reumáticas
  • Dificuldades em urinar
  • Hérnia
  • Tipos de Inchaços
  • Inflamação junto a uretra;
  • Úlceras
  • Infecções urinárias.

Além de todos os aspectos citados acima, a Cana de Macaco é uma planta interessante para ser usada no tratamento de dores musculares. Ela também é eficiente em casos de contusões.

Outro ponto que gera curiosidade a respeito dessa planta, é que ela também pode ser uma forte aliada para contribuir na perda de peso.

Mas, é sempre importante salientar que seu uso deve ser acompanhado de uma orientação médica ou de um fisioterapeuta! Por isso, nada de achar que diante de qualquer um dos sinais de problemas citados aqui, você deva sair correndo para começar a usar a planta, ok?

Há Contraindicação Ou Efeitos Colaterais?

Primeiramente, é válido afirmar que a Cana de Macaco não é associada diretamente a qualquer tipo de efeito colateral, porém, isso não quer dizer que seu consumo deve envolver critérios e cuidados!

Isso porque, diante de um uso prolongado ou até mesmo excessivo, ela pode acarretar alguns problemas graves, principalmente com relação aos rins, que podem ficar sobrecarregados.

Isso acontece porque essa planta possui propriedades diuréticas, o que deve envolver cautela quanto ao seu consumo!

Chá de Cana De Macaco
Chá de Cana De Macaco

Por esse motivo, é fundamental que o consumo da planta seja realizado sempre levando em conta uma orientação de um especialista!

Outro alerta fica destacado para mulheres gestantes ou lactantes. Em ambos os casos, não se recomenda o consumo da Cana de Macaco – nem o chá e nem mesmo qualquer outro produto que tenha a planta em sua fórmula!

Como É O Cultivo Dessa Planta?

A Cana de Macaco se refere a uma planta perene, cespitosa e que pode chegar a ter entre um e dois metros de altura!

Suas folhas são dispostas em formato espiral, ficando posicionadas ao redor de seu caule. Ela ainda é capaz de produzir brácteas bem brilhantes e também em forma de cone vermelho.

Suas flores também apresentam uma tonalidade bem marcante, variando entre o laranja e o amarelo – elas surgem uma por vez, sendo a primeira durante o verão!

Em geral, a Cana de Macaco se identifica com climas tropicais, bem como com solos ricos em grande quantidade de nutrientes e adora água!

E Afinal: Para Que Ela Serve?

Como já mencionado, a Cana de Macaco consiste em uma planta medicinal! Seus rizomas, folhas, cascas e até mesmo hastes são muito usados na medicina popular, de forma a contribuir com alivio para diferentes males.

É uma planta que envolve tradição, sendo que os conhecimentos a respeito dela são passados de geração para geração!

Ela pode ser amplamente usada para gerar alivio nos sintomas de diarreia, ajudar no controle da pressão arterial, contribuir com os sintomas do reumatismo, minimizar hemorragias e até mesmo lidar com problemas renais.

Alguns estudos ainda indicam que a Cana de Macaco pode ser empregada para ajudar na melhora da malária e também da tosse!

O suco de seu caule diluído e fresco pode ser muito eficaz no tratamento da gonorreia, bem como nefrite, sífilis, picadas de insetos, problemas associados à bexiga, controle de diabete e também cálculos renais.

Outro ponto que chama atenção com relação à essa planta é que ela é detentora de finalidades ornamentais. Isso porque ela é cultivada para compor maciços, bem como enfeitar cercas e até mesmo atribuir um visual lindíssimo para jardins e cercas!

Ou seja, não é apenas uma planta com propriedades surpreendentes, mas também dona de uma beleza única!

Como Usar A Cana De Macaco?

Chá de Cana De Macaco na Xícara
Chá de Cana De Macaco na Xícara

Para poder aproveitar todo o potencial dessa planta, o primeiro passo é ter suas folhas, cascas e também hastes.

Esses elementos podem ser usados para o preparo de chás – e o melhor é que você mesmo pode preparar a bebida em casa sem qualquer dificuldade!

Para tanto, basta colocar apenas gramas de folhas e hastes da planta em um litro de água fervente. Deixe a mistura descansando, se possível tampada, por cerca de 10 minutos.

Depois que o tempo tiver passado, basta coar e beber – aguarde até que a bebida esteja em uma temperatura mais agradável para consumo!

A sugestão é que esse chá seja consumido entre 4 ou 5 vezes por dia! Essa é a média ideal para que os efeitos positivos possam ser percebidos rapidamente!

É possível ainda, para quem preferir, adoçar o chá, porém, o mais indicado é usar mel ou açúcar mascavo!

Outra maneira curiosa de usar a Cana de Macaco é espremer sua haste de forma a extrair algumas gotas! Essas gotas podem ser aplicadas diretamente nos olhos.

É possível ainda mastigar um pedaço pequeno do caule! Isso pode agregar benefícios para a saúde bucal, que tal?

Viu só como a Cana de Macaco é uma planta versátil e que envolve diferentes benefícios?

Veja também

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *