Home / Plantas / Ameixa Amarela: Benefícios, Calorias, Árvore, Características e Fotos

Ameixa Amarela: Benefícios, Calorias, Árvore, Características e Fotos

A ameixa amarela ou Eriobotrya japonica (a nespereira) é uma espécie repleta de benefícios, poucas calorias, e com as características de uma árvore exótica, como podemos ver nessas fotos.

Essa espécie também pode ser encontrada com diversos nomes: Nêspera, Ameixa-americana, Nespereira, Ameixa-do-Japão, Magnório, Ameixa-japonesa, Ameixa-do-pará, Ameixeira-japonesa, entre diversos outros.

A árvore da ameixa amarela dificilmente ultrapassa os 4 ou 5 metros, com um tronco pequeno, casca meio ferruginosa; uma típica arvoreta, de onde pende frutos saborosos, com não mais do que 23 calorias; e ainda com folhas que, assim como os frutos, possuem diversos benefícios.

Entre eles podemos citar um potencial de diminuir o ácido úrico do sangue, limpar os rins, combater dores de garganta, equilibrar a pressão arterial, entre inúmeras outras virtudes.

Essa é uma espécie originária do Japão (ou China), que ainda apresenta uma folhagem com unidades em forma de lanças, simples, alternadas, de cor verde-intenso, coriáceas, e que em conjunto com inflorescências esbranquiçadas (de um aroma agradabilíssimo) que surgem esplendorosamente no outono, formam um todo bastante singular.

A suas infrutescências geralmente surgem entre junho e setembro, ricas em pectina, cálcio, complexo B, magnésio, potássio, entre outras inúmeras substâncias; sem contar as suas propriedades adstringentes, antioxidantes, cicatrizantes, bactericidas, etc.

Ameixa Amarela: Benefícios, Características, Fotos, Árvore, Calorias, Entre Outras Peculiaridades

Uma curiosidade sobre a ameixa amarela é que ela à primeira vista costuma não ser assim tão valorizada. Não verdade o mais comum é que ela seja desprezada, em uma dessas curiosas e singulares histórias de relacionamentos entre o homem e algumas espécies vegetais.

Porém tudo muda quando se descobre os seus benefícios, características, quantidade de calorias, a beleza ornamental dessa árvore, entre outras peculiaridades, como estas que podemos observar nessas fotos.

Quando descobre-se, por exemplo, que ela é quase imbatível quando o assunto é estimular a produção de insulina, desintoxicar o organismo, manter a saúde do pâncreas, equilibrar a pressão sanguínea e preservar o fígado.

Além de proteger o sistema imunológico, limpar os rins, entre outras ações típicas de um potente antioxidante natural, que ainda protege as células, ajudando-as em seus processos metabólicos como poucas espécies na natureza.

Consta que a ameixa amarela (a conhecida nêspera) é uma das estrelas da chamada “medicina chinesa”, que acabou espalhando-se por praticamente os quatro cantos do mundo, como sinônimo de proteção ao metabolismo celular e desintoxicação de praticamente todos os órgãos do corpo humano.

Na Europa ela à a Magnória, conhecida desde meados do séc. XVII pelas suas excelentes propriedades adstringentes e antioxidantes. Na África, Oceania e Ásia a sua fama também não é menor – a despeito dos usos que se pode fazer dos seus frutos, que, nesse caso, perdem feio para as propriedades das suas cascas e folhas.

A Eriobotrya japonica é também considerada excelente espécie ornamental, graças ao conjunto formado pelas suas belíssimas flores, pequenas e esbranquiçadas, em uma agradável combinação com os seus frutos amarelos, que disputam com uma folhagem verde-escuro em beleza e extravagância.

O que mostra que quando se trata dos usos que se pode fazer da ameixa amarela, verdadeiramente o céu é o limite!

Além Da Quantidade De Calorias, Características Da Árvore E Fotos, Os Principais Benefícios Da Ameixa Amarela

Frutos, ramos, cascas, folhas…não há o que não possa ser utilizado na ameixa amarela! E consta que há milênios as suas propriedades são reconhecidas, especialmente pela civilização chinesa, que extrai das suas partes aéreas substâncias adstringentes, antioxidantes, cicatrizantes, desintoxicantes, entre inúmeras outras propriedades que ajudaram a tornar o fruto uma das “rainhas” da medicina alternativa em tempos imemoriais.

De acordo com essa tradição, as sementes da ameixa amarela, à parte os seus benefícios, características (como vemos nessas fotos) e peculiaridades, representam uma das preciosidades dessa árvore, geralmente aproveitadas na forma de um pó obtido após serem moídas e tostadas.

As folhas são um verdadeiro manancial de substâncias analgésicas, anti-inflamatórias, bactericidas, antimicrobianas, além de conter fenóis, oxalato de cálcio e mucilagem – substância rica em polissacarídeos que ajudam a equilibrar o nível de glicose no sangue.

Já os frutos, se não bastasse o fato de serem saborosos, são excelentes fontes de vitamina A, B1, B6, B12 e C, pectina, cálcio, potássio, magnésio, ferro, entre outras substâncias.

Substâncias que, ingeridas diariamente, contribuem para a regularização da flora intestinal, tornam mais relaxadas as paredes das veias e artérias, quebram as moléculas de gorduras, eliminam toxinas, ajudam a enviar os nutrientes para os músculos e órgãos do corpo humano; configurando-se como propriedades fundamentais para o funcionamento do organismo.

Uma Espécie E as Suas Peculiaridades

O que se diz é que a infusão das folhas da ameixa amarela, devido às suas propriedades antivirais, é imbatível para o tratamento de aftas, herpes labial, inflamações de garganta, dor de dente, entre inúmeros outros transtornos que possam ser combatidos com a ajuda das suas inúmeras propriedades anti-inflamatórias, agentes polifenólicos, ou mesmo pelas suas substâncias bactericidas.

Ameixas Amarelas nas Mãos de uma Pessoa
Ameixas Amarelas nas Mãos de uma Pessoa

Das suas folhas e cascas também podem ser extraídas substâncias capazes de estimular a produção de insulina, fortalecer as células dos tecidos do pâncreas, equilibrar os níveis de glicose no sangue, diminuir o potencial dos carboidratos e aminoácidos de transformarem-se em açúcar, entre outras ações que, para os diabéticos, configuram-se como um verdadeiro achado!

Mas o curioso é que até das suas flores podem ser extraídas substâncias magníficas, especialmente na forma de extratos para a produção de um vigoroso xarope que, para o indivíduo habitante da China ou do Japão, é o que há de melhor como expectorante e para o combate a tosses, resfriados, gripes, distúrbios das vias respiratórias, transtornos do pulmão, entre outras afecções que, mais uma vez, possam ser combatidas por meio das suas propriedades antivirais.

Pensa que acabou? Então que tal um preparado feito à base das sementes da ameixa amarela, moídas e tostadas, e que, em alguns países do oriente, costuma substituir o café?

Ou mesmo na forma de uma farinha extremamente rica em fibras; e que se não bastasse ser rica em fibras, é também uma fonte abundante de carboidratos e sais minerais.

Enfim, uma espécie com características únicas. Mais um exemplo da biodiversidade da mãe natureza. Que não se cansa de surpreender com as riquezas e exuberâncias de que se constitui.

Caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo. E aguarde as nossas próximas publicações.

Veja também

Para Que Serve o Extrato da Soja? Produtos Derivados da Soja

A soja é uma leguminosa como feijão, grão de bico ou lentilha, mas não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *