Home / Plantas / Cana-de-Macaco Serve Para Diabetes? E Para Emagrecer?

Cana-de-Macaco Serve Para Diabetes? E Para Emagrecer?

A cana-de-macaco é uma planta muito utilizada com finalidades medicinais, e de fato pode ajudar em diferentes situações de saúde. É reconhecida principalmente por possuir propriedades essencialmente adstringentes e anti-inflamatórias.

Se trata de uma planta brasileira, cujo nome científico é Costus spicatus. Ela é encontrada principalmente nas regiões amazônicas e de vegetação atlântica, e pode ser conhecida por outros muitos nomes.

Essa é uma das plantas mais utilizadas e mais difundidas no conhecimento popular. E de fato, suas propriedades e benefícios podem ser impressionantes, e podem ajudar muito na saúde humana.

Cana-De-Macaco Trata Diabetes?

A cana-de-macaco é uma das plantas medicinais que pode ser amplamente utilizada no tratamento de diabetes. A diabetes é uma das doenças mais preocupantes dos tempos atuais.

Milhares de pessoas vivem com esse problema, e muitas vezes não encontram na medicina tradicional uma maneira de amenizar o problema. Algumas pessoas acabam apostando no uso da cana-de-macaco, e a planta traz efeitos interessantes no controle da doença.

  • O Que É a Diabetes?

A diabetes é caracterizada pela incapacidade do organismo em metabolizar a insulina.  O açúcar é um elemento essencial para o corpo humano e para o funcionamento do mesmo.

O açúcar é uma das fontes de energia do corpo e, por isso mesmo, é de suma importância para nosso organismo!

Mas, isso precisa ser feito de maneira moderada, e preferencialmente deve-se escolher açucares considerados “bons”.

Muitas vezes, quando o corpo é sobrecarregado com o excesso de açúcar, o organismo não consegue metabolizar tudo, e acaba comprometendo os níveis de glicose no sangue – o que impacta diretamente o funcionamento de todos os órgãos.

O consumo frequente de chá de cana-de-macaco pode ajudar nesse controle, seja para quem já está diagnosticado com diabetes ou para quem está no estágio de pré-diabetes.

Quais Outros Benefícios Da Cana-De-Macaco?

Felizmente os benefícios não param por aí. Também conhecida como Canarana, cana-roxa ou cana do brejo, a cana-de-macaco pode servir de alento e ajudar no tratamento de diversos sintomas.

Benefícios Da Cana-De-Macaco
Benefícios Da Cana-De-Macaco

Confira abaixo alguns exemplos:

  • Cólica Menstrual:

Mulheres sabem muito bem como o período menstrual pode ser sofrido e doloroso. Uma sugestão é que se considere o consumo de ao menos uma xícara de chá de cana-de-macaco para amenizar os sintomas!

As propriedades calmantes ajudam a relaxar a musculatura abdominal, diminuindo consideravelmente as dores e os incômodos.

  • Inflamações e Infecções:

Inflamações e infecções diversas podem ser tratadas a partir do uso dessa planta. Problemas diversos, como o trato urinário, por exemplo, podem ser resolvidos com o consumo desse chá.

  • Doenças Venéreas:

As doenças venéreas são transmitidas sexualmente e podem ser provenientes de vírus e/ou bactérias. A cana-de-macaco, por sua vez, possui uma forte ação adstringente, e com isso ajuda a conter problemas dessa origem. Seu consumo pode agregar ótimos resultados para diversos casos específicos, como quadros de Sífilis, Gonorreia, Blenorragia e demais infecções.

Obviamente é preciso procurar um médico para que a planta medicinal seja adotada em parceria com outros tratamentos mais tradicionais. Por isso é importante visitar um especialista para entender melhor o quadro e o tratamento possível.

Cana-De-Macaco Pode Ajudar No Emagrecimento

Chá de Cana-De-Macaco
Chá de Cana-De-Macaco

Outra propriedade que não podemos ignorar é o fato de que a cana-de-macaco pode ajudar bastante no processo de emagrecimento.

Isso porque esse componente ajuda na eliminação de toxinas que podem, de alguma forma, comprometer sua perda de peso.

Sendo assim, essa planta é muito utilizada como auxiliar para quem precisa perder alguns – ou muitos! – quilos.

Os resultados podem ser sentidos rapidamente, e muitas pessoas não abandonam mais o uso da cana-de-macaco depois de alcançar seus objetivos.

Mais Conhecimento – Saiba Melhor Sobre A Composição Dessa Planta!

Em geral, as partes que são usadas para finalidades medicinais são as folhas e também as hastes dessa planta! Isso porque ambas as partes são essencialmente ricas em flavonoides glicosilados.

Há ainda a presença marcante de outros elementos fundamentais, como  compostos fenólicos, pectina, ácidos orgânicos, mucilagens, óleo essencial, β-sitosterol, saponinas, resinas, taninos e ainda substâncias albuminoides.

O fato é que além do chá, é até mesmo possível extrair dessa planta outros recursos importantes, como tinturas, cataplasmas e também extratos.

Planta Cana-De-Macaco
Planta Cana-De-Macaco

Em suma, suas propriedades podem ser diversas, sendo até mesmo uma planta que apresenta capacidades diuréticas e que ainda é eficiente para o tratamento de tosses, nefrites – até mesmo tumores já foram tratados com seu uso!

Além de todos esses atributos, a cana-de-macaco é bastante indicada para ajudar potencialmente no tratamento de problemas que sejam relacionados à bexiga, bem como hérnia e rins!

Muitos estudos ao longo dos anos têm garantindo sua ampla eficiência bem como comprovam suas propriedades – inclusive, como já citado, ser uma aliada no processo de perda de peso eficiente e com saúde!

Aprenda A Preparar A Cana-De-Macaco!

Para poder aproveitar todo esse potencial, seja para lidar com os sintomas da diabetes ou para o emagrecimento saudável, sem  contar outros caminhos possíveis, é importante saber como realizar o seu preparo, certo?

Por isso, agora como você já tem uma melhor noção sobre a composição e todas as suas vantagens, confira abaixo uma dica interessante para preparar seu chá em casa! Veja:

  • Ingredientes:

1 litro de água fervente

20 gramas de cana-de-macaco

  • Para preparar:

Primeiramente, coloque a água para ferver! Depois, adicione a quantidade indicada da planta no recipiente da água fervente! Deixe ferver junto, levando em conta o tempo aproximado de 5 minutos!

Após esse tempo, deixe a mistura apurando por pelo menos 10 minutos – isso deve ser feito antes do consumo.

A sugestão é consumir a bebida diariamente, levando em conta uma média de 3 xícaras por dia. Procure beber o chá sempre antes das principais refeições da sua rotina!

Viu só como é fácil preparar o chá em casa? Essa é uma dica e tanto para você incluir na sua rotina diária, não é mesmo?

Mas, lembre-se: mesmo se tratando de uma bebida natural e que não apresenta riscos para a sua saúde, é sempre importante fazer uma consulta com um médico para certificar os possíveis tratamentos! Converse com seu médico e procure saber a opinião dele!

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *