Home / Plantas / Goiaba Rica: Características, Nome Científico e Fotos

Goiaba Rica: Características, Nome Científico e Fotos

A goiaba é uma fruta típica da América Tropical (América do Sul e Caribe) e que pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil. Frequentemente é consumida in natura, no entanto, também é utilizada no preparo de doces, sorvetes, coquetéis e pastas. Um exemplo disso é a tão famosa goiabada. Além da versão natural da fruta, existem cultivares obtidas geneticamente, a exemplo da goiaba rica.

A goiaba rica é uma cultivar criada pela Universidade estadual Paulista (UNESP), por meio de um programa de melhoramento genético chamado melhoramento genético da goiabeira da FCAV-Jaboticabal-UNESP. Ela também pode ser chamada de goiava, guaiba e araçá-goiba.

Curiosamente, a partir desta cultivar é possível obter um molho que funciona como alternativa ao ketchup convencional, molho que recebeu o nome de goiachup.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre as características da goiaba, especialmente da cultivar goiaba rica.

Então venha conosco e boa leitura.

Considerações Sobre o Plantio de Goiaba

No Brasil, a safra da goiaba ocorre entre os meses de Janeiro a Abril, sendo o mês de Fevereiro o de maior atividade.

A propagação ocorre através de enxertia, com preferência para cimas quentes, podendo suportar geadas leves. Em relação às condições do solo, não há muitas exigências, no entanto, essa planta se desenvolve melhor se o solo for fértil, profundo e drenável.

No Brasil, a produção de goiabas em escala industrial iniciou-se na década de 70, com plantio em grandes pomares e produtividade progressiva, que possibilitou inclusive atender aos padrões e às necessidades de consumidores internacionais.

O manejo adequado também possibilitou o desenvolvimento progressivo de uma fruta maior e mais carnuda do que aquela obtida de pomares caseiros.

As principais pragas que podem atingir a goiabeira são o besouro amarelo (nome científico Costalimaita ferrugínea vulgata), o psilídeo (gênero Trizoida sp.), as moscas da fruta (nome científico Anastrepha fraterculus) e o gorgulo (nome científico Conotrachelus psidii). Em relação às doenças as mais comuns são a verrugose, ferrugem e antracnose.

Benefícios Nutricionais da Goiaba

A goiaba possui um alto teor de vitamina C, com isso se torna importante para o combate às infecções e hemorragias, além de favorecer a cicatrização para cortes e queimaduras, assim como o fortalecimento dos dentes e dos ossos. Estima-se que uma goiaba tenha aproximadamente 5 vezes mais vitamina C do que uma laranja.

A vitamina A presente na goiaba é uma grande aliada para preservação da saúde da visão, assim como da saúde da pele e das mucosas. A vitamina B1, por sua vez, auxilia na regularização do aparelho digestivo, na tonificação do músculo cardíaco e no equilíbrio do sistema nervoso.

As vitaminas do Complexo B também estão presentes na fruta, visto que a goiaba possui discreta concentração de vitamina B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina) e B6 (Piridoxina).

Minerais importantes encontrados na goiaba incluem o Ferro, o Cálcio e o Fósforo, os quais são importantíssimos na constituição do sangue, dos dentes e ossos.

A polpa da goiaba pode apresentar tonalidade branca, rosada, avermelhada ou amarela. Acredita-se que as goiabas brancas e amarelas sejam mais ricas nutricionalmente do que as vermelhas.

Alguns exemplos de aplicações medicinais desta fruta estão expressos através do consumo de chás ou da goiaba fresca mesmo. O chá das folhas da goiaba auxilia em quadros de diarreia, outra dica nesta situação é macerar a goiaba ainda verde, cozinha-la e coar em pano fino; do líquido resultante, utilizá-lo para a aplicação de clister (solução retal).

O chá da goiabeira contribui para a manutenção de baixas taxas de açúcar no sangue, uma vez que contém flavonoides. Bochechos com este chá também auxiliam na redução de inflamação da gengiva.

Apesar dos numerosos benefícios, pessoas com problemas intestinais graves ou com aparelho digestivo delicado devem evitar consumir o chá de goiabeira.

Suco de goiaba de polpa branca é um grande aliado para aliviar sintomas do bruxismo (rangido involuntário dos dentes) e o Mal de Parkinson. Para isso recomenda-se o consumo de 2 copos de suco por dia (não adoçados), sem presença de sementes.

Ao mastigar as folhas de goiabeira por alguns minutos, é possível reduzir o mau-hálito. Esta prática quando é realizada antes do consumo de bebidas alcoólicas, é excelente para reduzir as dores de cabeça decorrentes da ressaca.

Aplicação tópica de folhas e cascas de goiabeira sobre feridas manifesta propriedades antissépticas, analgésicas e cicatrizantes, além de evitar que apareçam novos focos de infecção.

Estima-se que os povos indígenas tenham sido os precursores na utilização das folhas de goiabeira como fonte de cura e de prevenção de doenças.

Dicas Culinárias com Goiaba

Dica 1: Ao preparar doces à base de goiaba, é fundamental retirar a casca de modo bem delicado e fino, cortar a fruta pela metade e remover as sementes (sugere-se que através de uma colher).

Dica 2: Ao comprar algum doce de goiaba em lata, é fundamental verificar se a lata não está enferrujada, estufada ou amassada. Essa dica também é aplicável para todo e qualquer enlatado.

Dica 3: Uma sugestão de consumo de goiaba é como acompanhamento de queijo-minas. Associação que fica excelente.

Dica 4: De modo a evitar que a compota de goiaba branca escureça, é importante descascar as frutas embaixo de um fluxo de água corrente ou dentro de uma bacia com água.

Goiaba Rica: Características, Nome Científico e Fotos

A goiaba rica (nome científico Psidium guajava) é uma planta de pequeno porte e aspecto arbustivo, medindo em torno de 6 metros de altura.

Apresenta um tronco tortuoso de casca lisa, que, ao envelhecer, se desprende em camadas finas de cor castanha.

As flores são do tipo hermafrodita com cor branca, apresentando longos e numerosos estames (órgão masculino das plantas que possuem flores). Essas flores se dispõem de modo axilar, ou seja, nascem da junção entre o pecíolo da folhas e o caule.

A goiaba rica floresce durante a primavera.

*

Agora que você já conhece as características desta fruta tão apreciada e ampla em aspectos medicinais, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Para Que Serve Um? Chá de goiabeira- Para que serve, benefícios e indicações. Disponível em: < http://www.paraqueserveum.com/cha-de-goiabeira-para-que-serve-beneficios-e-indicacoes/>;

Portal São Francisco. Goiaba. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/goiaba>;

Safari Garden. Muda de Goiaba Rica. Disponível em: < https://www.safarigarden.com.br/muda-de-goiaba-rica>.

Veja também

Farinha de Trigo de Boa Qualidade

Qualidade Da Farinha De Trigo: Como Identificar E Saber Qual E?

No mundo existem milhares de alimentos, que servem como fornecedores de proteínas, carboidratos, como acompanhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *