Home / Natureza / Habitat do Porco Doméstico: Onde Eles Vivem?

Habitat do Porco Doméstico: Onde Eles Vivem?

O porco doméstico (Sus scrofa domesticus), a qual conhecemos, outrora, foi um porco selvagem (Sus scrofa), tal como o javali, que também é chamado de porco selvagem nos dias de hoje.

Relatos apontam que porcos domésticos, quando escapam para as matas, voltam a viver de modo selvagem, e que javalis, depois de alguns anos, podem se tornar um porco doméstico, com o manejo correto de seu comportamento.

Ou seja, o porco selvagem e o porco doméstico nada mais são do que os mesmos animais que se adaptaram a ambientes e vidas diferentes.

O porco doméstico é utilizado amplamente na economia mundial como fonte de carne, e existe criações com milhares desses animais para abate, de onde vem a saborosa carne suína, além de cortes como o bacon, o toucinho, o lombo defumado, a costela e demais carnes amplamente consumidas pelo mundo, nesse ato carnívoro constituído desde 5 mil anos Antes de Cristo.

Por outro lado, o porco doméstico não existe só com o propósito de ser consumido, e cada vez mais as pessoas tem adaptado o porco doméstico ao convívio com o ser humano, tratando o porco doméstico como um animal doméstico, assim como um cachorro ou um gato.

O fato do porco doméstico ser de fácil convivência, se dá a sua extrema inteligência, onde os mesmos se comparam com raças de cachorros como Golden Retriever e Border Collies, aprendendo vários comandos rapidamente; considera-se que um porco jovem tem a mesma inteligência que uma criança de 3 anos de idade.

Entre si, estudos apontam que os porcos domésticos conseguem se comunicar uns com os outros através de vários tipos de guinchos e rosnados.

Onde os Porcos Domésticos Vivem? Qual É Seu Habitat Ideal?

Quando se pensa em porco, logo se imagina uma poça de lama onde os mesmos adoram de chafurdar, e logo crê-se que o ambiente perfeito para eles são os chiqueiros, mas não é bem assim que as coisas funcionam na realidade.

Os porcos, quando vivem livres, se adaptam a viver em vários tipos de ambientes, seja na lama, seja na grama, seja no sopé de uma árvore ou embrenhados em um matagal.

Porco Doméstico
Porco Doméstico

Os porcos domésticos são resistentes ao frio e ao calor, e sempre procuram os melhores locais para se protegerem das intempéries e ações abióticas da natureza.

O ambiente mais ideal para os porcos, são assentamentos naturais com locais cobertos que apresentem bastante presença de comida para a distribuição dos mesmos, e como não são animais nômades, constituirão lar em tais locais.

O Que os Porcos Domésticos Comem?

O porco doméstico são criaturas omnívoras, o que significa que tais animais comem diversificados alimentos, não se abstendo apenas a uma classe de alimento, como os carnívoros e herbívoros, por exemplo.

O porco doméstico se alimenta de vegetação, principalmente de capim e hortaliças, como plantas, ramos, caules, além de vegetais e frutos, assim como frutas e grãos, não obstante insetos e restos de outros animais.

O porco doméstico não é um tipo de animal que vai caçar outro animal, pois não é essencialmente carnívoro, mas o mesmo irá se deleitar sobre uma animal já morto ou morrendo, devorando até os ossos.

A dieta dos porcos criados para consumo já é mais diferente e regrada, onde os criadores oferecem uma dieta baseada no consumo de bastante grãos, como milho e soja, e no chamado refugo, que são produtos derivados do resto de maquinações de tais produtos, misturados com capim.

Muitos criadores tendem a usar açúcar na mistura dos alimentos para o porco, para que o mesmo sempre tenha energia e passe algum tempo se exercitando, para não criar gordura excessiva, que será prejudicial para o animal e para a comercialização da carne do mesmo.

O Porco Doméstico Consegue Viver de Forma Selvagem?

Como foi dito anteriormente, existe relatos de porcos que fugiram de fazendas e acabaram se criando no meio do mato, voltando a ser porcos selvagens, mas isso não significa que todos os porcos possuem essa capacidade.

É muito possível que o porco doméstico, ao se defrontar com a natureza, venha a morrer de fome ou até mesmo se torne presa de algum outro animal, e isso irá depender do tipo de vida que o porco estava tendo até então.

Se o porco passara a ser alimentado corretamente, em determinados horários, com comida boa, dificilmente o mesmo conseguirá encontrar comida facilmente na natureza, e isso não acontece apenas com o porco doméstico, mas com qualquer animal que passe a ser alimentado.

O porco doméstico que se adapta de forma mais fácil, é aquela que possui parentesco, ainda, com o javali, que terá instintos a serem seguidos, e dessa forma, saberá procurar por alimentos e por abrigos, e evitar locais cujas redondezas abrigam predadores, como felinos e canídeos.

É muito mais provável que um javali venha a se adaptar melhor como um porco selvagem, do que um porco doméstico viver de forma selvagem.

Perigo Ecológico Que O Porco Doméstico e o Porco Selvagem Proporcionam

É de conhecimento mundial que os javalis sejam criaturas que desiquilibram o ecossistema de determinadas regiões devido ao fato de se reproduzirem intensamente, mas isso não é uma característica única dos porcos selvagens, pois o mesmo ocorre, também, com os porcos domésticos.

Quando não existe um controle na reprodução do porco doméstico, os mesmos se reproduzem a um ponto de não sobrar mais espaço para sobreviverem, e esse é um dos principais motivos que leva muitos criadores a castrar o porco assim que eles nascem, e como a tarefa seria dispendiosa demais para cada porco, a castração é feita sem anestesia nenhuma, de forma cruel. Isso é mostrado no documentário Earthlings (Terráqueos).

O controle da reprodução dos porcos precisa ser feita, pois o excesso desses animais ocasiona em vários tipos de doenças, que são propagadas através de suas fezes, na qual irão se chafurdar e espalhar, não obstante destruir o ambiente ao seu redor, a partir do momento em que comem qualquer tipo de alimento, não há habitat que resista às duras investidas do porco doméstico.

A realidade não se abstêm apenas ao porco selvagem, pois o porco doméstico nada mais do que o mesmo animal.

 

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *