Home / Plantas / Pimenta Cumari Verdadeira Arde? E Quais São os Seus Benefícios?

Pimenta Cumari Verdadeira Arde? E Quais São os Seus Benefícios?

A pimenta cumari verdadeira arde, possui vários benefícios e é considerada uma das mais populares na região Nordeste e Sudeste do Brasil.

Ela é a Capsicum baccatum, uma variedade endêmica das florestas brasileiras, e que por ser uma especiaria com qualidades únicas, acabou por tornar-se bastante popular na culinária da região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo.

Nessas regiões ela pode ser conhecida como cumbari, comari ou pimenta-de-passarinho, entre outras denominações, a depender do local e da sua relação com os nativos que o habitaram.

O sabor e o aroma da pimenta cumari são considerados eventos únicos; e por isso mesmo é preciso conhecê-la bem, para que não haja confusão com uma outra variedade também bastante popular no país: a Cumari-do-pará, que apesar de possuir características parecidas, é uma variedade quase que totalmente exclusiva da região Norte do Brasil.

Na verdade elas são espécies essencialmente diferentes, que só guardam similaridades quanto às suas aparências, pois no que diz respeito ao sabor, não há a menor chance de elas serem confundidas, principalmente por quem já é apreciador de ambas as espécies.

Mas não é somente pelo fato de arder consideravelmente, que a pimenta cumari verdadeira tornou-se tão apreciada; na verdade ela possui inúmeros benefícios, entre os quais, um elevado poder anti-inflamatório, anticâncer, antioxidante, antiviral, entre outras qualidades que acabam funcionando como uma razão ainda maior para introduzi-la, com moderação, no dia a dia de um indivíduo saudável.

Quando se trata de ardência, a pimenta cumari verdadeira é uma variedade bastante respeitada, mesmo não passando de um fruto discreto, com não mais do que 7mm de diâmetro e 11mm de comprimento. Mas que, adequadamente condicionada numa conserva – ou mesmo para a composição de molhos e temperos – torna-se uma variedade quase insubstituível.

Já no que diz respeito à colheita da pimenta cumari verdadeira, o recomendado é levá-la a termo com os frutos ainda não totalmente maduros, pois uma das características mais curiosas dessa espécie é justamente ser uma das preferidas por diversas comunidades de pássaros, que deliciam-se com a sua polpa – mas principalmente com as suas sementes.

Eles vêm de todos os cantos e de todos os tipos saboreá-las, e ainda, por tabela, ajudar a disseminar as suas sementes por dispersão em diversas regiões do Sudeste e Nordeste do país.

Mas o objetivo desse artigo é fazer uma lista com alguns dos principais benefícios da pimenta cumari verdadeira. Um vegetal dentre os mas exóticos da flora brasileira e um dos principais representantes das especiarias produzidas no país.

1.Possui Propriedades Anti-Inflamatórias

Vidro Com Pimenta Cumari
Vidro Com Pimenta Cumari

A pimenta cumari verdadeira arde, é rica em vitamina A, C e E, e como se tudo isso não bastasse, ainda possui diversos benefícios ligados aos seus princípios ativos: a piperina e a capsaicina – substâncias famosas pelo seu grande potencial termogênico, capaz de quebrar moléculas de gordura como poucas substâncias na natureza.

No entanto, os benefícios da cumari verdadeira não ficam apenas nisso. Uma ação anti-inflamatória está entre os principais benefícios do vegetal, que ainda é capaz de aliviar a dor muscular, o descoforto provocado por transtornos como a fibromialgia, entre outros inúmeros benefícios.

2.É Uma Parceira dos Diabéticos

Especialmente para indivíduos que sofrem com o diabetes tipo 2, a pimenta cumari verdadeira pode tornar-se um excelente coadjuvante para os que realizam algum tipo de tratamento.

Isso porque ela possui propriedades que estimulam o funcionamento do pâncreas, além da sua capacidade de auxiliar no trabalho que é executado pela insulina – o de metabolizar o excesso de açúcar no sangue.

Sobre isso, alguns estudos ainda têm comprovado (ainda com ressalvas) a capacidade da pimenta de diminuir as ocorrências de hiperinsulinemia – transtorno bastante comum nos pacientes que necessitam receber a substância de modo artificial.

3.É Uma Antioxidante Natural

Pimenta Cumari Na Mesa Para Servir
Pimenta Cumari Na Mesa Para Servir

Vegetais como a pimenta cumari verdadeira, apesar da ardência, são bastante consumidos pelos benefícios que eles apresentam com relação à diminuição dos riscos de formação de células defeituosas – que é a origem da formação de tumores, em sua maioria malignos.

Mas a ação antioxidante da pimenta cumari também é digna de ser notada! E aqui é a capsaicina que executa bem essa função, tornando a pimenta um verdadeiro antioxidante natural, e ainda por cima capaz de regularizar o fluxo sanguíneo e evitar uma série de transtornos resultantes da sua má circulação.

4.Protege o Coração

O coração é um dos órgãos que mais se beneficiam das magníficas propriedades da pimenta cumari verdadeira.

Apesar de arder como poucas nessa exuberante vegetação do Norte e do Sudeste do país, ela possui benefícios que acabam por sobrepor-se a esse incômodo, e com isso levar até os não muito afeitos a esse tipo de iguaria a render-se aos seus predicados.

Nesse caso, os benefícios da pimenta para o coração estão ligados à sua capacidade de evitar a obstrução das artérias do coração (ou evitá-la), graças ao seu poder de eliminar ou inibir a produção do chamado colesterol ruim, além de quebrar as moléculas de gordura e regularizar o fluxo sanguíneo do organismo.

5. Reduz o Mal Colesterol

Quanto a essa capacidade da pimenta cumari verdadeira de combater ou diminuir o chamado “colesterol ruim”, a novidade vem das pesquisas realizadas por estudiosos da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, em parceria com os pesquisadores do Centro de Ciências Alimentícias de Wageningen, na Holanda.

O que os estudiosos concluíram foi que a capsaicina seria capaz de quebrar as moléculas dos nutrientes mais resistentes à ação do suco gástrico; além disso, estimularia o nosso organismo a fazer uma verdadeira “varredura” à procura de depósitos gordurosos no nosso organismo, com os quais possa produzir energia suficiente para executar o difícil e exigente processo de digestão dos alimentos.

6.Protege o Sistema Imunológico

E por fim, a pimenta cumari verdadeira, à parte a sua capacidade de arder como poucas, também oferece benefícios ao nosso sistema imunológico – que a cada dia que passa vem sendo ainda mais exigido pelos aumentos exponenciais dos níveis de poluição ambiental, além dos altos níveis de estresse aos quais os indivíduos vêm sendo expostos diariamente.

Aqui são as vitaminas A e E que executam bem essa função! Elas funcionam como agentes anti-infecciosos, responsáveis por, entre outros coisas, garantir que todas as nossas membranas mucosas permaneçam nas melhores condições de saúde possíveis.

Essa melhora na imunidade também tem a ver com o seu poder de regularizar o aparelho urinário, o aparelho digestivo, com a presença de boas quantidades de ferro, potássio, magnésio, entre outros importantes nutrientes.

Caso esse artigo tenha sido útil, deixe o seu comentário, logo abaixo. E aguarde as próximas publicações do blog.

Veja também

Farinha de Trigo de Boa Qualidade

Qualidade Da Farinha De Trigo: Como Identificar E Saber Qual E?

No mundo existem milhares de alimentos, que servem como fornecedores de proteínas, carboidratos, como acompanhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *