Home / Plantas / Cineraria Flor Como Plantar, Germinar e Fazer Mudas

Cineraria Flor Como Plantar, Germinar e Fazer Mudas

A Cinerária são plantas muito chamar ativas interessantes. Sua beleza e cores fortes podem chamar atenção e seduzirem atenção dias passarem os insetos polinizadores e de pessoas que se interessem por paisagismo jardinagem.  São plantas de fácil cultivo, ótimas opções para ter em seu jardim ou canteiro. Suas composições são fáceis de fazer e podem ser um diferencial. São plantas indicadas para presentes, plantações em vasos e até flor de corte. Veja mais:

Sobre as Cinerárias

A Cinerária são plantas perenes, seu ciclo de vida é diferente de algumas outras plantas que florescem por algumas vezes e morrem. Ela se mantém viva mesmo em condições desfavoráveis. É uma planta muito resistente, de pequeno porte e herbácea.  Suas folhas são de tamanho médio, então verde claro e tem um formato pontiagudo parecido com coração. As folhas são protegidas por uma camada quase imperceptível de penugem. As folhas tendem a rodear as flores.

As flores podem variar entre as cores roxas, rosas, brancas, azuis e lilases. Algmas delas têm seu interior branco e a cor se revela nas extremidades das pétalas.  Tenho do ideal de floração entre o fim do outono e o início do verão.

A Cinerária é uma planta de clima tropical, ou seja, as terras brasileiras são muito receptivas para seu crescimento e desenvolvimento. Elas se dão muito bem em climas tropicais, sobrevivem ao frio porém preferem temperaturas amenas.

Também é uma opção muito válida cultivá-la em ambientes internos. Isso porque ela não é muito amante de temperaturas muito altas, portanto a sombra, vento e luminosidade já são suficiente para um bom crescimento e floração saudável dessa planta.  O cultivo em ambientes internos também pode trazer ao local uma alternativa de cor, tornando ambiente mais alegre. Suas cores podem dar vida e um novo ar ao ambiente.

São plantas muito valiosas, movimentam o comércio por sua capacidade ornamental e decoração de ambientes e canteiros. Muito procurada por floristas para fins de decoração e ornamentação. Serve também para buquês e como opções coloridas da sua semelhante Margarida.

Em algumas culturas, a Cinerária significa proteção. Isso por causa do seu formato. Conforme crescem, as folhas protegem as flores formando um círculo em volta e abaixo delas. Enquanto isso, as flores protegem os caules formando uma copa, parecida com um escudo protetor, no total, elas criam pequenos arbustos entre elas mesmas. Para a rega, é preciso afastar algumas folhas e flores para chegar ao solo.

Cinerária: Como Plantar e Cultivar

Assim como todas as flores e plantas a Cinerária precisam de cuidados. Ainda que básicos e simples algumas ações são necessárias para uma saúde e resistência que façam com que ela cresça e se desenvolva. Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a cultivar Cinerárias.

  • Localidade: ao escolher um lugar para cultivar sua planta, certifique-se de que esse lugar não tem uma luz solar direta. Apesar de muitas plantas e flores precisarem da luz do sol para se abrirem e florescerem, a Cinerária não. Ela com certeza precisa de  Luminosidade: para efetuar seus processos químicos, porém essa luminosidade deve ser filtrada ou meia sombra. A exposição ao sol pode queimar suas flores e folhas. Um ótimo local para plantar suas Cinerárias é perto de janelas, corredores, varandas ou até jardins. De qualquer forma, certifique-se de que ela não pegará uma luz solar direta.
    Ao escolher o local também analise a corrente de vento que passa por lá. Apesar de não gostar de luz direta ela precisa de uma boa ventilação.
  • Substrato: O solo para o plantio da Cinerária deve ser muito bem nutrido, úmido e drenado. Para isso, faça uma mistura de terra, matéria orgânica e areia. Caso a plantação seja feita em vasos, faça uma primeira camada com pedras para que a água escorra. Se você preferir você pode fazer o seu próprio composto orgânico em casa. Uma mistura de borra de café, casca de ovo e canela podem ser um poderoso adubo para as plantas.
  • Água: como já citado, a Cinerárias precisam de um solo úmido. Portanto, a dosagem de água vai depender do clima da sua cidade. Caso o clima esteja úmido, não são necessárias tantas regas. E caso esteja mais seco, como em temporada de outono, é necessário regar mais vezes. Semanalmente, analise as condições do solo. Se ele estiver muito seco adicione um pouco de água caso ele esteja úmido pode esperar um ou dois dias.  É importante também pulverizar água sobre as folhas e flores. Isso serve para que elas possam respirar, e não acumulem pó.

Cuidados e Dicas

A propagação da Cinerária é feita através de suas sementes. Seu crescimento e rápido. De dois em dois dias, verifique as folhas e flores que já estão secas ou murchas. Elas devem ser retiradas, e se não forem poderão atrapalhar o crescimento e floração da planta.

A cada mês despeje pequenas pedrinhas, é possível encontra-las em loja de jardinagem, casa de ração ou casa de paisagismo. Essas pedrinhas decorativas ajudam na saúde da planta distribuindo água uniformemente.

Propagação da Flor Cinerária
Propagação da Flor Cinerária

Cinerárias são plantas muito resistentes, porém, podem ser facilmente acometida de doenças. Por isso, previna-se sempre borrifando e pulverizando remédios específicos para plantas como vermífugos e inseticidas.

Caso você tenha uma plantação de Cinerárias, quando uma é vítima de alguma doença ela rapidamente passa para as outras. Portanto é melhor prevenir do que remediar.  Parasitas como pulgão podem facilmente alastrar e destruir boa parte das plantações.

Além das podas, a cada dois anos essas plantas devem ser replantadas. Escolha um lugar maior, renove o substrato e plante a novamente. Isso aumentará o seu ciclo de vida.

O transplante de um vaso para outro, ou de um ambiente para o outro, deve ser feito com o mesmo cuidado e cautela que foi feito o plantio. O substrato deve ser preparado com duas partes de terra, duas partes de areia e uma parte de composto orgânico. A planta deve ser inserida e coberta com substrato, e regada em seguida.  A primeira rega já será um grande sinalizador de como o solo se comporta com a presença da água. Caso fique encharcado ou acumule água, algo precisa ser ajustado no substrato.

Veja também

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *