Home / Plantas / Flores Que Começam Com A Letra X: Nomes E Características

Flores Que Começam Com A Letra X: Nomes E Características

Consta que as flores (entre as quais incluem-se algumas que, curiosamente, começam com a letra x, e por isso serão alvos das investigações desse artigo) já despertavam a atenção do homem há pouco mais de 6 ou 7.000 anos.

Foi quando as rosas passaram a ser cultivadas na região da Mesopotâmia, já como espécies ornamentais, mas também para aromatizações e rituais místicos.

O tempo passou, novas espécies selvagens foram domesticadas, e foi então a vez dos lírios atrair a atenção pelas suas características extravagantes, especialmente por volta de 1800 a.C., na região da Ilha de Creta (e também na China), onde passaram a rivalizar com as rosas pelo prestígio de conferir beleza e graça aos ambientes mais improváveis.

Hoje, estas variedades competem com gerânios, azaleias, begônias, amarílis, entre outras variedades populares, em prestígio nos quatro cantos do mundo.

E o objetivo desse artigo é fazer uma pequena lista, digamos, inusitada, apenas com flores que, curiosamente, começam com a letra x; e ainda com os seus respectivos nomes científicos, características, aspectos biológicos e outras peculiaridades.

1.Xanthorrhoea Glauca

Xanthorrhoea Glauca
Xanthorrhoea Glauca

A primeira nessa lista de flores que começam com a letra x é essa representante do gênero Xanthorrhoea, que abriga cerca de 30 espécies originalmente encontradas nas florestas arbustivas da Austrália.

Na verdade essa é uma espécie de símbolo do continente; descrita e apreciada já nos eventos da colonização desse trecho do planeta; e também uma das fontes de inspiração para o paisagismo moderno no continente australiano.

A Xanthorrhoea glauca distribui-se com maior abundância na costa sudeste da Austrália, em incursões mais modestas em direção ao interior, caracterizando-se por exigir terrenos facilmente drenáveis e oxigenados

Outra coisa interessante acerca dessa espécie é o fato de ela adaptar-se melhor a solos pouco nutridos, suportar bravamente alguns eventos de incêndios e pela sua taxa de crescimento lenta.

Assim como também os seus aspectos exóticos, poucas necessidades de irrigação, ser dificilmente atacada por parasitas, entre outras características que a tornam um das “queridinhas” do segmento de jardinagem na Austrália.

2.Xanthosoma Sagittifolium (Taioba)

Xanthosoma Sagittifolium
Xanthosoma Sagittifolium

Entre as flores que começam com a letra x, temos também, curiosamente, uma típica representante da flora brasileira, bastante cultivada em boa parte do nosso território, como uma das representantes da comunidade das arecaceaes.

Aqui por essas bandas a Xanthosoma sagittifolium pode ser encontrada simplesmente como “taioba”, uma espécie comestível, com origens na América Tropical e com um valor nutritivo comprovado cientificamente – em especial na sua parte tuberosa.

Outra característica marcante da taioba é a sua capacidade de produzir uma espécie de amido bastante utilizado para o consumo humano em diversas partes do país; e por adaptar-se à alimentação de forma semelhante ao que ocorre com o inhame – outra importante fonte de amido bastante comum na alimentação humana.

3.Xanana

Xanana
Xanana

Nessa lista que fazemos com algumas espécies de flores com a letra x, temos aqui a Tunera guynensis, também conhecida como “chanana”, “flor-do-Guarujá, “albina”, “damiana”, entre outras denominações de uma espécie floral daquelas bastante apreciadas pelas suas propriedades farmacológicas e medicinais.

A Tunera guynensis (ou ulmifolia) pode ser facilmente encontrada em praças, jardins e demais áreas públicas, graças à sua alta resistência a condições adversas e poucas necessidades de cuidados.

As suas origens estão no México (e também nas Índias Ocidentais). E dentre os seus principais benefícios, podemos destacar a sua ação efetiva no tratamento de alguns tipos de cânceres, diabetes, pneumonia, problemas renais, entre diversas outras ações que fazem dela uma variedade floral e medicinal por natureza.

4.Xerófitas

Xerófitas
Xerófitas

No universo das flores que começam com a letra x, uma comunidade é considerada um verdadeiro sinônimo de resistência, abrigando membros ilustres, como a aloe vera, a ehinorereus, a bromélia, a ninfeia imagilarge, entre diversas outras variedades tão ou mais exóticas.

As espécies dessa comunidade chamam a atenção pelas suas extravagâncias, por desenvolverem flores singularíssimas, pela grande resistência a condições adversas, bem como à escassez de água e ao ataque de parasitas.

Essas chamadas plantas xerófitas caracterizam-se justamente por desenvolverem estratagemas que lhes permitiram ultrapassar, adequadamente, essa famigerada seleção natural; um mecanismo que só permite a sobrevivência das espécies que possuem adaptações (e ferramentas) a condições adversas.

Onde o acesso a água é restrito, as xerófitas desenvolvem-se indiferentes ao ambiente hostil que lhes cerca. São os casos dos ambientes com deficiência de umidade, com pouca disponibilidade aquosa nos substratos onde desenvolvem-se, além de uma incidência solar que ultrapassa a metade dos meses do ano.

E nessa lista com os principais tipos de flores que começam com a letra x, as xerófitas entram aqui como típicas espécies de ecossistemas como a caatinga, estepes, regiões montanhosas; além de fendas, escarpas e penhascos que, surpreendentemente, oferecem tudo de que essas plantas precisam para desenvolverem-se adequadamente.

Os Principais Representantes Dessa Comunidade Das Xerófitas

Os cactos são, sem dúvida, os principais representantes dessa comunidade.

Eles caracterizam-se por desenvolver espinhos, raízes mais largas, talos robustos, folhagem discreta, entre outras características que lhes permitem absorver grandes quantidades de água do solo, além de armazená-la adequadamente em um conjunto de raízes exuberantes.

No entanto, quando o assunto são as xerófitas capazes de produzir flores exuberantes, as bromélias ainda são consideradas quase imbatíveis, como uma das mais apreciadas espécies ornamentais do planeta, muito por conta de uma associação imbatível: alta resistência e constituição de inflorescências belíssimas.

As bromélias pertencem à família Bromeliaceae, mais facilmente encontradas nas regiões tropicais do continente americano, onde desenvolvem-se com os seus aspectos inconfundíveis, em que se destaca uma folhagem geralmente composta por folhas na forma de setas que, em conjunto com as suas inflorescências, são capazes de produzir um aspecto rústico e exótico em qualquer ambiente.

E é o que nos mostra, mais uma vez, a incrível versatilidade da flora do planeta. Uma comunidade que é capaz de presentear-nos com espécies florais das mais inusitadas e extravagantes.

Como essas que, como curiosidade, começam com a letra x, e por isso mesmo são as estrelas desse nosso tão pequeno, porém consciencioso e dedicado artigo.

Gostou desse artigo? Ele realmente atendeu às suas expectativas? Deixa a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. E aguarde as nossas próximas publicações.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *