Home / Natureza / Planta Ornamental Espécies Representativas

Planta Ornamental Espécies Representativas

Uma planta ornamental é tratada para decoração, em vez de alimentos ou outros subprodutos. As plantas ornamentais podem ser tratadas em um recipiente de flores, moldadas em uma sebe ou colocadas em uma janela de apartamento ensolarada.

O objetivo estético é a razão principal para a plantação na maioria das vezes, mas é claro que uma planta que se desenvolveu sem intervenção humana na natureza por si só nos confere paisagens naturalmente ornamentais. Embora o uso mais aparente de plantas ornamentais seja para efeito visual, eles servem também para alguns propósitos menos óbvios.

As plantas ornamentais são frequentemente pontos focais na paisagem. Você pode encontrar plantas ornamentais em uma variedade de cultivares, de rosas a gramíneas e de decídua a perene. Algumas ornamentais que florescem atraem beija-flores e borboletas, enquanto outros simplesmente adicionam cor durante todo o ano.

Plantas de Bulbo e Coníferas

Lírios, tulipas, narcisos e plantas de cebola estão entre as variedades ornamentais que crescem a partir de bulbos ou rizomas. Plantas cultivadas a partir de bulbos florescem repetidamente, mas você pode precisar desenterrar os bulbos e armazená-los durante o inverno em climas mais frios. Você pode replantar as mesmas lâmpadas na primavera para flores sazonais.

As coníferas são árvores e arbustos que permanecem verdes durante toda a temporada. Eles estão entre as plantas ornamentais mais populares porque acrescentam cor à paisagem mesmo durante os invernos mais rigorosos. Abeto, cedro e zimbro possuem diversas variedades dentro das espécies, sendo todas elas consideradas coníferas ornamentais.

Árvores e Arbustos

O bordo japonês, juntamente com muitas outras variedades de bordo, salgueiro-chorão e bétula estão entre as variedades de árvores ornamentais que não florescem. Árvores ornamentais que florescem incluem magnólia, pêra, cereja e maçã. Todas essas árvores ornamentais são decíduas, elas perdem suas folhas durante o inverno e geram um novo crescimento na primavera.

Weigela, berberis, camélia, lilás e charneca são variedades populares de arbustos ornamentais. Certas espécies de bordo e cornus também são consideradas arbustos. Com exceção de coníferas de baixo crescimento, como zimbros e outras, como azevinho, a maioria dos arbustos ornamentais é decídua.

Gramíneas e Ervas

A cauda de raposa, o bambu, as gramíneas de plumas, a cortadeira selloana, o carriço, a grama azul ou festuca azul, o papiro anão e o capim do Texas estão entre as gramíneas ornamentais disponíveis para decorar a sua paisagem. Muitas gramíneas ornamentais são sempre verdes.

Ervas aromáticas como lavanda, sálvia, hortelã e calêndula são apenas algumas das plantas ornamentais que são propagadas para usos culinários e de aromaterapia. Tomilho, manjericão e alecrim também são plantas ornamentais que adicionam sabor às suas receitas e proporcionam um aroma agradável em seu jardim.

As Rosas Por Fim

Rosas têm muitos cultivares diferentes. Você pode plantar roseiras, rosas de árvores, rosas de escalada, rosas em miniatura e rosas arbustivas em todas as cores do arco-íris.

A maioria das rosas ornamentais são híbridos criados para suas flores. Algumas rosas, em sua maioria espécies, são cultivadas por folhas atraentes ou perfumadas, espinhos ornamentais ou por seus frutos vistosos.

Uso de Ornamentais pela Beleza

Plantas ornamentais são usadas em paisagens e em toda a casa para embelezar os arredores. Uma grande planta tropical em uma sala de estar oferece um toque de cor e ajuda a suavizar linhas duras de móveis e design arquitetônico. Plantas ornamentais de floração colorida quebram os marrons e verdes que naturalmente ocorrem do lado de fora.

Uma árvore grande ornamental no centro do jardim da frente despertará se for do tipo florida na primavera. Blocos de concreto em fundações expostas geralmente são visualmente disfarçadas utilizando-se plantas trepadeiras e outros arbustos. Muitas árvores e outras plantas, mesmo as frutíferas, também são escolhidas mais pela aparência que podem oferecer visualmente, pelo apelo decorativo.

Uso de Ornamentais pela Fragrância

Boa parte das plantas escolhidas para decoração são certamente selecionadas pelo cheiro que produzem, além da beleza visível. Lavanda é um exemplo disso no mundo todo, apesar de servir também por seu óleo aromático. Mas o frescor de seu aroma é sem dúvida a maior aposta e preferência que induz a sua escolha.

E quem não conhece as rosas por sua fragrância ou aroma naturalmente agradável. Ande despreocupadamente em um corredor repleto de rosas e certamente será arrebatado por todo o cheiro que permeará o local.

Algumas plantas e seu aroma natural beneficiam ao repelir algumas pragas, como formigas, mosquitos e moscas. Uma das mais comuns provavelmente é a planta de citronela, uma espécie com um odor que lembra limão. As flores profusas de espécies ageratum são preeminentes em canteiros de flores, e suas flores também possuem cumarina, um repelente natural de mosquitos.

Ornamentação e Ecologia

As plantas decorativas suprem muitas espécies de animais selvagens com alimentos e proteção. Tem às vezes algumas desvantagens quando seres selvagem acabam estragando paisagens organizadas com esmero, mas também é vantajoso quando outros seres se responsabilizam naturalmente em polinizar e propagar, algo vital a nosso ecossistema.

A escolha de espécies de plantas nativas garante que existam plantas ornamentais em seu jardim adaptadas para atrair a fauna nativa. Plantas produtoras de frutas e bagas atraem pássaros e pequenos animais.

A ausência de plantas nos deixaria sem ar respirável, limpo. Isso porque as plantas produzem oxigênio pelo processo fotossíntese. A absorção de dióxido de carbono para alimentar as plantas, liberando oxigênio puro funciona como filtros naturais de nosso ar. A importância disso em ambientes fechados, onde o ar invariavelmente é precário se comparado ao ambiente externo, é significativo.

Plantas Decorativas
Plantas Decorativas

Quando mantemos uma planta bem tratada em um ambiente interno, a possibilidade de ela nos fornecer oxigênio de qualidade e eliminar impurezas ou inibi-las é garantido. E isso inclui tudo o que invade e polui esses ambientes como fumaça de cigarro e outras substâncias nocivas incluindo formaldeído, o tricloroetileno e o benzeno.

Confira aqui mesmo em nosso blog diversos artigos sobre ornamentação de jardim através de plantas. Temos uma boa lista de plantas pra você conhecer, incluindo margaridas, helicônias e até bananeiras ornamentais.

Enfim, há muito o que você pode ver aqui mesmo conosco em nosso blog mundo ecologia. Temos certeza que se deliciará com essas dicas e muitas outras que diariamente traremos para você se deleitar. Seja bem vindo ao nosso blog e boa leitura!

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *