Home / Plantas / História do Gengibre e Origem da Planta

História do Gengibre e Origem da Planta

O Gengibre, cujo nome científico é Zingiber officinale, é uma planta perene da família Zingiberaceae, provavelmente nativa do sudeste da Ásia, que tem seu rizoma aromático e pungente usado como tempero , aromas, alimentos e remédios. Seu nome genérico gengibre é derivado do grego zingiberis , que vem do nome sânscrito da especiaria, singabera. Seu uso na Índia e China tem sido conhecido desde os tempos antigos.No século XI, era bem conhecido na Inglaterra, os espanhóis o trouxeram para as Índias Ocidentais e o México logo após a conquista, e em 1547 o gengibre estava sendo exportado de Santiago para a Espanha.

Características do Gengibre

Os caules frondosos do gengibre crescem cerca de um metro de altura. As folhas têm 15 a 30 cm de comprimento, alongadas, alternam-se em duas fileiras verticais e surgem de bainhas que envolvem o caule. As flores têm espigas caneleiras densas com cerca de 1 polegada de espessura e 2 a 3 polegadas de comprimento que são compostas de brácteas verdes sobrepostas, que podem ter bordas amarelas. Cada bráctea encerra uma única flor pequena, verde-amarela e roxa.

O gengibre é propagado pelo plantio de mudas de caule de raiz e está sob esse tipo de cultivo há tanto tempo que não vai mais para a semente. A colheita é feita simplesmente levantando os rizomas do solo, limpando-os e secando-os ao sol. Os rizomas de gengibre seco são de forma irregular, ramificada ou palmada. Sua cor varia do amarelo escuro ao marrom claro ao amarelo pálido. O gengibre pode não ser raspado (com toda a sua camada de cortiça); parcialmente raspado; raspado ou descascado (com toda a sua cortiça, epiderme e hipoderme removida).

O gengibre contém cerca de 2% óleo essencial ; o principal componente é o zingibereno e o princípio pungente do tempero é o zingerone. O óleo é destilado dos rizomas para uso nas indústrias de alimentos e perfumes .

Para o Que Serve o Gengibre

O gengibre é usado de muitas maneiras diferentes e por várias razões. Seu uso principal é como um tempero de cozinha. Quando jovem, é suculento e carnudo e, muitas vezes, conservado em vinagre ou xerez e consumido como lanche. O chá pode ser feito a partir dos pedaços da raiz que são mergulhados na água fervente e misturados com o mel. Pode até ser transformado em vinho se for fermentado com passas e misturado (fortificado) com conhaque.

Quando deixado para amadurecer, o gengibre é seco e pode ser transformado em pó, que é usado como tempero ou como ingrediente em pão de gengibre, biscoitos, bolachas e bolos, gengibre e cerveja de gengibre. Até doces podem ser feitos de gengibre, misturando-o com açúcar e cozinhando até ficar macio. O resultado é gengibre cristalizado ou cristalizado.

Gengibre Cristalizado
Gengibre Cristalizado

O tempero tem um sabor levemente picante e é usado, geralmente seco e moído, para dar sabor a pães, molhos, pratos de curry , confeitos, picles e gengibre . O rizoma fresco, gengibre verde, é usado na culinária. Os rizomas descascados podem ser preservados fervendo em calda. No Japão e em outros lugares, fatias de gengibre são consumidas entre pratos ou pratos para limpar o paladar. O gengibre é usado clinicamente para tratar flatulência e cólica .

O gengibre é um ingrediente alimentar muito popular na Índia. É usado para fazer molhos grossos, para molhos de pulso e lentilha e como tempero para chá e café (especialmente nos meses mais frios). O gengibre picado ou moído é o ingrediente principal de uma pasta que é misturada com cebola e alho e adicionada aos pratos de frango em Bangladesh. Gengibre jovem é usado no Japão para fazer gari, onde é cortado em fatias finas em conserva em vinagre e açúcar, que é frequentemente consumido como sobremesa ou entre diferentes tipos de sushi, para limpar o paladar e preparar a boca para um sabor diferente. Também é usado para preparar o “beni shoga”, outro tipo de gengibre em conserva. Malásia, Filipinas e Indonésia também gostam de gengibre em sua forma saborosa e doce.

Uso do Gengibre na Medicina Popular

Mas a comida não é o único papel que o gengibre pode desempenhar. Desde os tempos antigos, era usado como remédio popular. O “gengibre da Jamaica” era, por exemplo, frequentemente usado para dispepsia, gastroparesia, sintomas de motilidade lenta, constipação e cólica. Uma mistura de gengibre e adoçante feito com suco de palmeira foi usada na Birmânia como prevenção da gripe. O gengibre foi usado no Japão para ajudar na circulação sanguínea. O suco de Tangawisi, preparado no Congo, é considerado um remédio para todos. É feito de gengibre e seiva de uma mangueira. O gengibre transformado em pasta é usado na Índia para aliviar uma dor de cabeça, colocando-a nas têmporas. em algumas localidades, o gengibre é usado como um alívio a curto prazo de náuseas e vômitos relacionados à gravidez.

História do Gengibre e Origem da Planta

O gengibre é um tempero comum considerado luxo há mais de 5.000 anos e tem uma história muito rica. Os índios e os chineses antigos usavam a raiz do gengibre como um tônico para tratar doenças comuns. Embora o gengibre tenha se originado no sudeste da Ásia, era amplamente cultivado em outros países. No século I, os comerciantes haviam levado gengibre para as regiões do Mediterrâneo.

Eventualmente, tornou-se um tempero popular em Roma. Infelizmente, o uso de gengibre caiu de uso quando o Império Romano caiu. Nesse ponto, o valor do gengibre havia aumentado. Era comumente usado para fazer doces deliciosos nos tempos medievais.

Chá de Gengibre
Chá de Gengibre

O gengibre foi negociado ao longo da história por mais tempo do que a maioria das outras especiarias. Foi valorizada por seus méritos medicinais: é um tempero popular para aquecimento, um auxiliar digestivo e, às vezes, usado para tratar flatulência e cólicas. Hoje, o gengibre é facilmente acessível em supermercados locais e em todos os mercados, mas no século 14 ele custava aproximadamente a mesma quantidade que uma ovelha viva ou um pedaço de gado!

O gengibre é uma das plantas mais conhecidas e úteis do mundo, sendo usada há séculos como tempero para aromatizar alimentos e como planta medicinal. Ginger ale é um exemplo de uma bebida popular atualmente que inclui gengibre e também utiliza a reputação do gengibre como um auxílio digestivo, uma propriedade que foi utilizada mesmo na Grécia antiga. O gengibre também é usado como planta ornamental para paisagismo.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *