Home / Plantas / Qual o Princípio Ativo da Canela? Como Ela é Usada?

Qual o Princípio Ativo da Canela? Como Ela é Usada?

As especiarias e temperos são, em geral, vistos de forma negativa pela visão popular. Isso porque, geralmente, as pessoas pensam que itens como sal e açúcar podem fazer muito mal para o corpo. A grande verdade no entanto, é que isso não passa de uma grande mentira na qual a sociedade acreditou por muito tempo, mas de forma equivocada.

A realidade é que o sal e a açúcar não causam problemas para o corpo, mas o excesso de consumo dessas especiarias e temperos é que gera problemas para o ser humano. Logo, a necessidade maior é de que as especiarias sejam utilizadas da forma correta, sem exageros.

Esse é o caso da canela, por exemplo, que possui princípios ativos bons para o corpo e pode ajudar em muitas questões relacionadas à saúde. Porém, muitas vezes se imagina que a canela é um problema para o corpo das pessoas, sobretudo por estar presente em alguns alimentos mais calóricos. Para entender melhor como a canela pode ajudar o corpo humano, além de descobrir o princípio ativo dessa especiaria obtida a partir da casca de algumas árvores do gênero Cinnamomum, veja abaixo tudo sobre a canela.

Composição da Canela

Todas as substâncias do mundo são compostas por elementos químicos e, assim, possuem ligações químicas sustentando a sua composição. Não é diferente com os itens naturais, como a canela, por mais que essa especiaria seja retirada da casca de algumas árvores. No caso, a canela possui o aldeído cinâmico como princípio ativo da sua composição.

É essa fórmula que gera o cheiro forte da canela, que para alguns é muito bom e, para outros, não é tão saboroso assim. De qualquer maneira, o aldeído em questão ainda possui poder central sobre as ações da canela em relação co corpo humano, já que essa especiaria pode ajudar a tratar de diversos problemas de saúde.

Composição da Canela

Entre esse auxílio da canela ao corpo, é possível citar a forma como a especiaria é capaz de combater a fraqueza e o desânimo, deixando a pessoa com sensação de estar mais forte e disposta para encarar os compromissos da vida. Assim, a canela é muitas vezes usada para combater problemas como a depressão e o excesso de cansaço, que por vezes não passa de uma sensação. Assim, há muitas formas de utilizar a canela, como será possível ver logo adiante.

Canela Contra a Inflamação e a Oxidação

A canela possui o aldeído cinâmico como princípio ativo central da sua composição, o que ajuda a combater muitas das questões negativas ligas ao corpo humano. Dessa maneira, entre os problemas combatidos pela canela está a oxidação das células, que levas as células do corpo humano a perderem força com o passar do tempo, tornando as reações do organismo muito mais lentas e menos eficientes.

Dessa forma, o poder antioxidante da canela ajuda a fazer com que isso não aconteça, fortalecendo todos os sistemas do corpo, incluindo o sistema de defesa. Ademais, a canela ainda é muito útil por possui capacidade anti inflamatória, ajudando bastante quando se trata de reduzir as inflamações do corpo humano de maneira mais natural e mais rápida. A inflamação pode estar associada a problemas diferentes, a depender de cada pessoa, do seu modo de vida e da sua alimentação, por exemplo.

Pessoas acima do peso tendem a sofrer mais com as inflamações do corpo, por exemplo. Em todos os casos, contudo, há o mesmo remédio: a canela. Sim, pois a canela atua muito bem contra a inflamação e, dessa maneira, acaba por ser bastante útil quando se trata de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Benefícios ao Cérebro e Combate às Infecções Por Parte da Canela

A canela é muito boa, também, quando se trata de beneficiar o cérebro. Dessa maneira, a atividade do cérebro se vê beneficiada pela canela em qualquer caso, mas, sobretudo, quando a ingestão da especiaria se dá ao longo de bastante tempo. Isso porque a canela fortalece os neurônios do seu cérebro, estimulando ainda que novos neurônios possam crescer e, assim, facilitar a atividade cerebral.

A canela ainda faz com que você mantenha o seu nível de atenção, algo necessário em muitos momentos da vida em que o foco é mais exigido. Ademais, a canela, com o seu aldeído cinâmico, ainda pode ser muito útil para que o corpo humano tenha mais armas para combater as infecções. Isso porque o seu princípio ativo possui propriedades antifúngicas, embora não se saiba ao certo como o aldeído em questão pode ajudar diretamente no combate às infecções.

De toda maneira, é interessante como a canela pode ser extremamente importante para a vida das pessoas, desde que utilizada de maneira correta, sem exageros e, ademais, nos momentos mais adequados o dia. Dessa maneira, a canela poderá ajudar bastante o seu corpo a se desenvolver e se proteger corretamente.

Canela Para Emagrecimento

Muitos alimentos são considerados muito bons para o emagrecimento, por mais que nem sempre esses alimentos sejam tão eficientes assim. Esse, contudo, não é o caso da canela, já que essa especiaria já foi testada inúmeras vezes por especialistas e, dessa maneira, está comprovado como a canela pode ser uma aliada forte no combate ao excesso de peso. Isso acontece, em resumo, pelo fato de a canela ser um alimento termogênico.

Dessa maneira, em outras palavras, a canela aumenta a queima de calorias por parte do organismo para a geração de energia. Logo, com essa queima de calorias, o organismo busca o excesso de gordura como combustível para o ato e, assim, a perda de peso é sentida de maneira sensível.

Chá de Maça com Canela

Além disso, a canela acaba por acelerar o metabolismo, o que faz com que o organismo seja capaz de realizar as suas ações mais rapidamente, tornando tudo ainda melhor para a perda de peso. Por ser um ativo anti inflamatório, a canela também a ajuda a diminuir a sensação de inchaço que o excesso de gordura pode provocar. Portanto, sob todos os pontos de vista, a ingestão da canela é mais do que necessária para que as pessoas possam chegar aos seus melhores níveis de saúde.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *