Home / Plantas / Como Cuidar da Espada de São Jorge, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Espada de São Jorge, Fazer Mudas e Podar

A espada de São Jorge se trata de uma planta que tem origem africana e possui significado religioso para o Candomblé. No caso, a planta faz referência ao orixá Ogum.

Além disso, a espada de São Jorge tem ligações com o catolicismo romano. A planta é ligada a São Jorge da Capadócia.

Vale saber ainda que a espada de São Jorge é chamada por outros nomes populares, como: língua de sogra, rabo de lagarto e sanseviéria.

Outro emprego da espada de São Jorge é na Decoração e até na Arquitetura. É comum que essa planta seja parte de projetos decorativos, arquitetônicos e paisagísticos.

É uma planta “imponente”, que pode ser empregada nesse sentido na parte interna e externa de ambientes planejados. Isso pelo fato de ser uma espécie resistente e relativamente simples de ser cultivada e preservada, além, é claro de suas belas cores e aparência.

Trata-se ainda de uma planta adaptável a variadas condições climáticas, como solos áridos, calor tropical e clima frio. A temperatura ideal para seu cultivo é de 13 º C a 24 º C.

Que tal Sabermos Mais Sobre essa Planta?

Planta Espada de São Jorge
Planta Espada de São Jorge

Como cuidar da espada de São Jorge, fazer mudas e podar? Então, permaneça por aqui e descubra tudo isso sobre a espada de São Jorge e outras informações importantes e curiosidades! Não perca! Acompanhe a seguir!

Como Fazer Mudas de Espada de São Jorge

A melhor época para fazer mudas de espada de São Jorge e cultivar e plantá-las entre os meses de maio, junho e julho. Existem duas formas de fazer o plantio de suas mudas:

1 º: a primeira forma consiste em separar uma touceira (a parte da planta que fica no solo), que contenha pelo menos uma folha e um rizoma, que é o caule subterrâneo, que possui as substâncias nutritivas da planta e vai possibilitar o crescimento da nova muda.

  1. A muda deve ser plantada em um vaso, que deve ser forrado com argila expandida e coberto com uma manta “bidim”, o que concretiza uma

combinação ideal de irrigação e drenagem.

  1. Para evitar que o composto orgânico que será colocado para auxiliar no crescimento mofe. Preencha 1/3 do recipiente com areia peneirada.
  2. O próximo passo é adicionar um pouco de composto orgânico nas mudas, que pode ser húmus de minhoca ou compostagem de fundo de rio, e após isso, compactar a mistura levemente com as mãos.
  3. Para finalmente plantar a muda, coloque a terra na lateral do vaso, coloque a muda no centro e preencha o vaso nas laterais até ela ficar firme.
  4. As laterais do vaso podem ser preenchidas com um material chamado casca de pinus, que auxilia a manter a umidade e é utilizado como

matéria orgânica.

2 ª: a segunda forma de fazer mudas de espada de São Jorge é cortando pedaços de sua folha em 10 cm de comprimento e enterrar eles na areia úmida. Uma boa solução para manter a areia úmida é cobri-la com um saco plástico. Depois disso, em pouco tempo você já pode esperar que raízes apareçam.

Existe ainda uma outra possibilidade de plantar e fazer mudas da espada de São Jorge, e essa é inusitada: cultive a planta dentro da água, e aos poucos ela irá soltar mudas, que podem ser retiradas e plantadas onde você quiser.

Como Podar a Espada de São Jorge

O processo de poda da espada de São Jorge não segue um esquema cíclico. A poda pode ser feita apenas quando as folhas começam a cair.

A maneira mais adequada de pode dessa planta é simples. Primeiro, corte as folhas que já demonstram estar danificadas. Depois, é preciso nivelar o substrato, pois a retirada das folhas danificadas irá reduzir as dimensões da planta. Retire, assim, um pouco da terra, até equilibrar o local onde a espada de São Jorge está sendo cultivada.

Se for preciso, pode replantar o pé. Mas, atenção, analise se isso é realmente necessário, pois o indicado é que o replantio seja feito apenas 1 vez ao ano ou 2 vezes no máximo. Replantar a espada de São Jorge com freqüência interfere negativamente em seu crescimento sadio.

Dicas de Cultivo da Espada de São Jorge

Confira agora dicas bem importantes para cultivar a espada de São Jorge em casa e mantê-las saudáveis e bonitas!

  • Iluminação: a iluminação adequada para o plantio da espada de São Jorge é a de meia-sombra, porém a planta suporta também o contato direto com a luz solar.
  • Regas: a planta demanda baixa manutenção, precisando de regas apenas a cada 20 dias. Por possuir longas folhas que não permitem a poda, deve ser realizada uma limpeza de sua touceira, quando ela estiver muito cheia, tirando as folhagens mais antigas e deixando as novas.
  • Adubação: as adubações com a motivação de realizar a reposição dos nutrientes, podem ser feitas até duas vezes ao ano, ao dissolver uma colher de sopa do granulado de adubo NPK 10-10-10 em 2 litros de água.
Cultivo da Espada de São Jorge
Cultivo da Espada de São Jorge

Atenção: O substrato da planta já deve estar úmido na hora da rega. O excesso de água gera o apodrecimento das raízes. Antes de regar novamente sua planta, utilize seu tato para checar se a terra está seca.

Atenção: Os vasos mais indicados para o plantio da espada de São Jorge são os de cerâmica, porque eles retêm a umidade, o que garante que a terra ficará fresca por mais tempo, e possibilita as regas espaçadas. É importante se certificar se o solo tem furos de drenagem no fundo.

Características Gerais da Espada de São Jorge

Em resumo, a espada de São Jorge tem as seguintes características: ela é uma espécie herbácea, que não possui caule.

As suas folhas têm consistência suculenta e são largas e achatadas, crescendo direto do rizoma (que é uma espécie de caule que cresce de forma horizontal e pode ser subterrâneo ou aéreo). Ela pode chegar até a um metro de altura.

As suas flores podem ter coloração branco-amarelada e são muito perfumadas e pequenas, geralmente aparecendo no verão. Mas a maior beleza dessa planta são as suas folhas, de tons verdes e com manchas transversais em verde escuro e as bordas amarelas.

Curiosidades Sobre a Espada de São Jorge

Agora que sabemos sobre todas as informações essenciais sobre Como cuidar da espada de São Jorge, fazer mudas e podar e outras.

Vamos conhecer curiosidades e outras informações igualmente importantes sobre essa planta. Veja a seguir!

  • A espada de São Jorge também é conhecida como uma planta que tira o mau olhado, gerando proteção para a casa, e por isso estando perto da entrada;
  • Quando se tem a planta dentro de casa, existe um perigo em relação aos animais de estimação, pois suas folhas apresentam alto grau de toxicidade, que quando ingeridas podem causar muitos danos à saúde. Podem-se observar dificuldades nos movimentos, na respiração e uma salivação excessiva. Para evitar que os animais ingiram a planta, pode-se colocar ela em locais de difícil acesso para eles;
  • Apesar de algumas características de toxidade, mencionadas no tópico anterior, a espada de São Jorge também tem propriedades de purifica o ar.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *