Home / Plantas / Flor Trombeta de Anjo Branca, Vermelha, Roxa e Rosa Com Fotos

Flor Trombeta de Anjo Branca, Vermelha, Roxa e Rosa Com Fotos

A flor trombeta de anjo, conhecida cientificamente como Brugmansia suaveolens é uma planta com certeza muito conhecida por todo o Brasil; tanto pela sua beleza inquestionável quanto pelo lado tóxico e perigoso que envolve a planta.

Isso porque a trombeta de anjo é considerada uma das flores mais venenosas do mundo, o que faz com que ela possui dois usos muito distintos: aquele em que ela é usada como droga alucinógena e aquele em que ela é usada como remédio para doenças como o Parkinson.

Com toda essa dualidade e beleza, é praticamente impossível não se interessar por ainda mais informações relacionadas à trombeta de anjo. E é por isso que neste texto falaremos de maneira específica sobre quatro variedades dessa planta: a flor trombeta de anjo branca, a vermelha, a roxa e a rosa.

Por isso, continue lendo para saber ainda mais informações sobre essa planta tão interessante e misteriosa!

OBS: Todas as informações citadas no texto possuem caráter puramente informativo baseado na Ciência, e de forma alguma visam incentivar o uso da planta, principalmente sem supervisão.

Por isso, lembre-se de que todas as variedades que serão citadas são extremamente venenosas e não devem ser ingeridas pelo ser humano ou qualquer outro ser vivo em hipótese alguma. Caso haja algum acidente, procure o hospital mais próximo o mais rápido possível para que o socorro ocorra a tempo.

Flor Trombeta de Anjo Branca

A flor trombeta de anjo branca é conhecida cientificamente como Datura suaveolens L. e popularmente como beladona, zabumba, saia-branca, boca de sino (por conta de seu formato), entre outros.

Seu nome científico tem origem nos termos do hindu “dhát” e “tatorah”, ambos significam um veneno feito de plantas e um entorpecente, respectivamente. Isso se dá porque essa planta e outras da mesma família Solanaceae apresentam propriedades que causam alucinações no ser humano.

Engana-se quem pensa que essas propriedades alucinógenas são levadas em consideração apenas nos dias atuais, já que os povos mais primitivos que viviam na região da Eurásia já utilizavam muito a planta para rituais e até mesmo como remédio (assim como ela ainda é utilizada atualmente).

Flor Trombeta de Anjo Branca

Além de tudo isso, a planta também já foi muito utilizada por diversos povos para roubar tribos: enquanto a população de uma tribo estava entorpecida, outra tribo roubava a todos.

É importante notar que toda a extensão da planta é venenosa, e não apenas seu caule ou sua flor. Essa informação é muito importante, já que pela cultura popular é normal achar que o veneno está presente apenas nas flores.

Por fim, podemos dizer que essa variedade da flor é originada da Ásia, mais especificamente em regiões do Himalaia, e acabou se espalhando pelo mundo com as embarcações vindas do Velho Mundo, tanto em forma de droga quanto em forma de remédio.

Flor Trombeta de Anjo Vermelha

Essa variedade é conhecida cientificamente como Brugmansia sanguinea e também recebe nomes populares como por exemplo datura vermelha e trombeta vermelha do anjo.

Ela é uma planta de porte médio, medindo entre 2 e 3 metros de comprimento, enquanto suas folha chegam a medir ao máximo 30 centímetros, um tamanho bem razoável e proporcional ao tamanho da planta e sua imponência.

Como foi possível perceber, ela não faz parte do mesmo gênero da trombeta de anjo branca. Isso porque no gênero da variedade branca (Datura) o ramo nasce ereto, enquanto no gênero da variedade vermelha (Brugmansia) o ramo tende a nascer pendente.

Essa variedade já é cultivada por muitos séculos por índios xamânicos por conta de suas propriedades também alucinógenas. Ela é originária da Cordilheira dos Andes e sua proliferação abrange principalmente as regiões entre a Colômbia e o Chile, locais onde ela é muito utilizada por nativos em rituais, como uma forma de se conectar com os deuses.

Flor Trombeta de Anjo Roxa

Conhecida cientificamente como Datura metel, essa variedade está mais próxima da trombeta de anjo branca do que da trombeta de anjo vermelha, já que ambas fazem parte do mesmo gênero Datura. Apesar disso, as três pertencem à mesma família Solanaceae.

Popularmente ela também pode ser conhecida por diversos outros nomes, como saia roxa, trombeta roxa, trombeteira, manto de cristo e muitos outros termos que irão depender da região que está sendo levada em consideração.

Assim como as outras duas variedades, essa planta possui características venenosas e alucinógenas, também sendo utilizada principalmente em rituais culturais e para fazer o chá, criando uma droga muito utilizada em festas.

Além disso, assim como a trombeta de anjo branca essa variedade foi originada na Ásia, mais especificamente em países como a China e a Índia, onde ela também é muito utilizada para fazer remédios (claro que sempre com as quantidades certas de veneno para que o remédio não se torne tóxico).

Flor Trombeta de Anjo Rosa

Essa variedade é conhecida cientificamente como uma variedade de Brugmansia suaveolens, ela também é conhecida pela linguagem popular como trombeta rosa, brugmansia rosa, cartucho e muitos outros nomes.

A trombeta de anjo rosa também possui propriedades alucinógenas mas não é uma variedade tão conhecida e utilizada como as que citamos anteriormente, provavelmente pois ela é um pouco mais difícil de ser encontrada e exige diferentes tipos de cuidados.

Porém, as suas folhas e flores são muito utilizadas na medicina, principalmente a oriental, para tratar os mais diversos tipos de doenças; logo, seu uso para esse fim é milenar e muito provavelmente será passado de geração em geração.

Apesar de tudo isso, devemos citar que essa variedade se encontra na classificação EW (extinta na natureza) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Isso porque ela não é vista na natureza há muito tempo, mas ainda está sendo criada em cativeiro, o que faz com que ela não seja considerada completamente extinta.

Se interessou por essa planta tão misteriosa e quer saber um pouco mais de informações sobre ela? Não se preocupe, nós temos o texto certo para você! Por isso, leia também em nosso site: Flor Trombeta de Anjo: Características, Chá, Alucinógeno e Droga

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *