Home / Plantas / Flor Trombeta de Anjo: Características, Chá, Alucinógeno e Droga

Flor Trombeta de Anjo: Características, Chá, Alucinógeno e Droga

A grande diversidade de espécies vegetais existente na natureza com certeza pode causar confusão em muitas pessoas, principalmente aquelas que não conhecem muito bem os assuntos de botânica e acabam se atraindo pelas mais diversas flores sem questionar a toxicidade dela.

Isso é extremamente comum, já que a natureza humana tende a se atrair pelo que é belo sem questionar se é nocivo ou não. Porém, é importante estar bem atento quando o assunto são flores – nem todas as flores belas são inofensivas, e é crucial saber um pouco mais sobre flores venenosas para que você saiba se proteger.

A trombeta de anjo é uma flor extremamente bela e famosa, que pode enganar muitas pessoas pelo seu nome e sua aparência extremamente atraente; mas a verdade é que ela é uma das flores mais venenosas do mundo e apresenta grande nível de veneno em sua composição.

Portanto, vamos falar nesse texto um pouco mais sobre a trombeta de anjo: quais são suas características biológicas, o que é o seu chá, quando ela é utilizada como droga e ainda quais são seus efeitos alucinógenos.

Obs: o post visa alertar sobre o uso da planta e de forma alguma tem a intenção de incentivar o uso da mesma.

Trombeta De Anjo – Características

Cientificamente chamada de Brugmansia suaveolens, a flor também é conhecida popularmente como trombeta dos anjos ou sete saias; mas não podemos dizer que há nada de angelical nela.

Ela é uma flor nativa do sul da América e por isso pode ser também encontrada em diversas partes do Brasil sem muita dificuldade, porém sua distribuição é controlada pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde Brasileiro por conta de seus efeitos alucinógenos, seu excesso de veneno e seu uso como droga.

Quanto ao tamanho, a trombeta de anjo é uma planta de porte pequeno, possuindo entre 15 e 49cm, dependendo da subespécie e das condições do ambiente ao qual ela está inserida. Ela não é difícil de ser cultivada e se desenvolver, já que suporta todos os tipos de temperatura e consequentemente pode ser cultivada por todo o país.

A trombeta de anjo é um planta arbustiva, e por isso ela pe rica em grandes folhas com um acabamento oval; sua base é branca e as pontas das flores podem ser em tons de rosa ou amarelo. Ela floresce em todas as estações do ano, mas no verão seu desenvolvimento é mais rápido e certo.

Chá De Trombeta De Anjo

Apesar de extremamente bela, a trombeta de anjo é uma das flores mais venenosas do mundo e por esse motivo o ser humano resolveu fazer um chá com ela.

Quanto ao chá, diversos são os usos, e por isso vamos listar os 3 principais abaixo.

  • Uso ritualístico

O chá de trombeta de anjo é utilizado principalmente por tribos indígenas em rituais de punição, já que ele causa diversos efeitos colaterais no corpo e se ministrado da maneira incorreta pode levar à morte, sendo um grande terror psicológico para quem o ingere de maneira punitiva em rituais.

  • Uso medicinal

Por outro lado, a trombeta de anjo também está passando a ser utilizada pela medicina em tratamnetos de diversas doenças, como o Parkinson. Esse é um campo que ainda está em estudo e o chá não deve ser ministrado em casa sem um acompanhamento médico, por ser extremamente perigoso.

Ilustração de um Homem Com Parkinson
Ilustração de um Homem Com Parkinson
  • Uso como droga

Além de tudo isso, o chá de trombeta de anjo também é utilizado como droga em diversas festas, já que ele possui efeitos alucinógenos, o que significa que ele causa alucinação visual e muitos outros efeitos que veremos a seguir. O uso desse chá como droga é extremamente perigoso e não indicado de forma alguma, já que pode ser muito difícil saber a dose de veneno que você está ingerindo, pois cada planta possui uma quantidade única.

Trombeta De Anjo – Droga Alucinógena

Como você já viu, essa planta é extremamente utilizada como uma droga e isso faz com que os jovens (maioria dos usuários) sofram com diversos efeitos, sejam eles esperados ou não.

Por isso, vamos ver agora alguns dos efeitos que a trombeta de anjo causa no corpo de quem a usa como droga alucinógena. Lembrando que os efeitos podem ser maiores ou menores, tudo depende da pessoa que utilizou, da forma, do ambiente e da quantidade de veneno ingerido.

  • Confusão mental;
  • Perda de memória (que pode se tornar permanente com o passar do tempo);
  • Vômito;
  • Alucinações visuais;
  • Alucinações auditivas;
  • Suor em excesso;
  • Taquicardia;
  • Dilatação da pupila (midríase);
  • Coma (em casos mais graves);
  • Morte (em casos extremamente graves).

Como podemos perceber, os efeitos da trombeta de anjo no corpo humano são muitos, e apesar de alguns deles serem os objetivos de quem toma o chá da planta (como as alucinações), muitos deles são extremamente nocivos e podem ser até irreversíveis, como a perda de memória e a morte.

Uso Medicinal Da Trombeta De Anjo

Com certeza agora você já está assustado e terá medo até mesmo de encostar na planta, mas a verdade é que tudo possui dois lados e até mesmo uma flor cheia de veneno pode ser utilizada para salvar vidas, tudo depende da dose aplicada.

Como já dissemos em outro tópico, a trombeta de anjo vem sendo estudada como uma forma de tratamento para as mais diversas doenças, como por exemplo o Parkinson, o reumatismo e doenças no sistema nervoso.

Porém, é essencial deixar claro que tratamentos não devem ser feitos por conta própria, principalmente quando o assunto é uma das plantas mais venenosas do mundo.

Muda de Trombeta de Anjo
Muda de Trombeta de Anjo

Portanto, se você acha que a trombeta de anjo pode ser uma forma de tratamento para algum problema de saúde que você apresenta, é necessário consultar um médico que utilize medicina natural e seja extremamente responsável na hora de ministrar doses, principalmente porque tudo deve ser feito de acordo com a lei brasileira.

Como é possível que uma flor tão bela seja tão perigosa? Mistérios da natureza!

Quer saber um pouco mais sobre a trombeta? Leia também: Flor Trombeta Roxa: Para Que Serve? É Venenosa?

Veja também

Tudo Sobre a Flor Amor-Perfeito: Características e Nome Cientifico

As flores sempre despertaram particular interesse nas pessoas, seja pela sua beleza que encanta a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *