Home / Plantas / Qual a Época da Fruta Jamelão ou Jambolão?

Qual a Época da Fruta Jamelão ou Jambolão?

As plantas são muito importantes para todo o ciclo de vida na Terra, já que as plantas são essenciais para que haja a vida de vários seres em todo o mundo. Dessa forma, a presença de plantas no mundo faz com que seja muito mais fácil e simples viver, o que passa por aspectos mais simples de funcionamento do planeta e vai até os aspectos mais complexos.

De toda forma, é interessante notar que as plantas produzem o oxigênio que os animais e as pessoas respiram, o que é chave para que haja a vida humana na Terra. Logo, em seu processo de respiração das pessoas utilizam o oxigênio para gerar o gás carbônico, enquanto as plantas fazem o processo oposto, equilibrando toda a natureza. Ademais, há ainda outros momentos em que as plantas são essenciais para que a vida no planeta se mantenha em bons níveis de conservação.

Tudo isso pode ser muito bem exemplificado, além da questão da produção de oxigênio, pelo fato de as plantas servirem como um meio para que as pessoas e os animais tenham acesso ao nitrogênio.

Pois, ainda que haja muito nitrogênio gasoso na atmosfera, a inalação desse gás seria terrível para os animais e também para as pessoas, matando a todos de forma rápida. Assim, as bactérias fixadoras de nitrogênio fazem uso das plantas para evar o elemento às pessoas, que, por sua vez, usam o nitrogênio em suas reações corporais dos mais variados tipos.

Além disso, as plantas ainda servem de alimento para as pessoas, que usam as frutas e os legumes para produzir uma série de comidas, componentes da dieta de qualquer pessoa que habite o planeta Terra. Portanto, é simples dizer que, sem as plantas, seria impossível viver no planeta e que é mais do que necessário cultivar os vegetais de forma inteligente.

Conheça o Jamelão

Dessa maneira, esse é o caso do pé de jamelão, uma árvore que gera frutos saborosos que podem servir para uma série de produções alimentares por parte das pessoas. Também conhecida pelo nome de jamborão, essa árvore de frutas pode chegar até mesmo aos 10 metros de altura, alimentando a muitos quando nos seus melhores dias.

Assim, quando em época de produção, o jamelão produz um fruto pequeno, que se torna roxo quando maduro. Porém, um detalhe importante a levar em conta é que a cor do jamelão faz com que esse tipo de fruta não seja muito indicada para a plantação em espaços públicos ou de passagem frequente de pessoas, já que o jamelão acaba por manchar as roupas de forma muito forte.

Além disso, carros, motos e calçados também podem ser manchados com o roxo do jamelão. Dessa forma, a planta não é muito indicada para o preenchimento de ruas, rodovias ou qualquer outro local em que haja a presença constante de pessoas. O mais comum uso do jamelão costuma ser para a fabricação de doces ou tortas, já que a fruta pode ser bastante saborosa quando bem trabalhada.

Qual a Época da Fruta Jamelão?

O jamelão é um tipo de fruta que não pode ser visto com frequência nas ruas, o que faz com que o conhecimento sobre a fruta seja mais limitado pela grande maioria das pessoas. De toda maneira, o jamelão possui sabor muito bom e pode ser cultivado de forma relativamente simples, desde que em um local adequado em que não haja a presença massiva de pessoas.

O mais comum é que a fruta seja plantada em locais de clima úmido, com temperaturas altas. Assim, o jamelão é muito comum em florestas tropicais ou equatoriais. De toda forma, muitas pessoas não sabem a época mais apropriada para a colheita do jamelão, que, de forma preferencial, deve ser colhido entre janeiro e maio.

Nesse período em especial, a árvore costuma ficar carregada de frutos, o que faz com que seja possível colher o jamelão ao longo de muitos dias, ficando muitas horas por dia no trabalho de colheita da fruta. Na Região Nordeste, onde é mais comum ver o jamelão, quem cultiva a fruta chega até mesmo a contratar funcionários sazonais para ajudar no trabalho de colheita do jamelão.

Árvore de Jamelão
Árvore de Jamelão

Características do Jamelão

Árvore alta, o jamelão é muito conhecido em toda a região Nordeste e também em parte da região Norte, mas não costuma ser tão comum no restante do Brasil.

Dessa forma, por mais que a fruta já tenha sido comum na costa do Rio de Janeiro no passado, atualmente é uma tarefa complicada encontrar jamelão na capital fluminense. Alto, o jamelão pode chegar até mesmo aos 15 metros de altura, sendo mais comum, contudo, que o pé de fruta não passe dos 10 metros.

De toda maneira, a árvore é muito alta e acaba por ser um local muito indicado para pássaros fazerem ninhos. Ademais, o jamelão possui orgiem na Índia, um país que dá muito valor a esse tipo de fruta, sendo que a produção do doce de jamelão é uma obra indiana, assim como as tortas da fruta.

Porém, até mesmo na Índia a produção de jamelão está diminuindo, já que essa fruta não é indicada para estar perto das pessoas, pois acaba por manchar roupas e veículos com facilidade. Logo, com o crescimento urbano, o jamelão ficou em segundo plano quando se trata de opções de árvores frutíferas. Contudo, ainda assim vale a pena ter atenção ao jamelão.

Como Cultivar o Jamelão

O jamelão precisa de água em boa quantidade, sendo interessante que as raízes da árvore sejam regadas de forma constante. Além disso, pelo fato de ser uma árvore natural de locais quentes, o jamelão deve receber muitas horas de energia do sol por dia, para se manter forte e com todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Punhado de Jamelões nas Mãos de uma Pessoa
Punhado de Jamelões nas Mãos de uma Pessoa

Algo muito importante, também, é que o local de plantação do jamelão tenha terra de qualidade, com matéria orgânica preparada para atender as necessidades da planta. Ter areia em meio à terra em que será plantado o pé de jamelão pode ser uma boa opção, pois assim a drenagem será beneficiada.

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *