Home / Plantas / O que é Barbana? Quais Doenças Ela Trata? Onde Encontrar?

O que é Barbana? Quais Doenças Ela Trata? Onde Encontrar?

O que é Barbana?

Bardana é uma erva medicinal mais conhecida por seu uso dermatológico, mas também é usada para problemas intestinais e gastrointestinais. A bardana pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e feiras de legumes e verduras.

A raiz da bardana é natural de alguns países da Europa e Ásia, mas devido as suas qualidades começou a ser cultivada também pela América. Sua utilização começou pela sua qualidade diurética tratando retenções de líquidos e celulites. Porém com o passar dos anos e pesquisas mais recentes, outras propriedades foram encontradas como seu poder antioxidante, sendo auxiliar ao organismo para tratamento de IST’s, inflamações e até mesmo câncer. Além de sua propriedade dermatológica, como dito anteriormente, sendo usada para tratamento de problemas de pele, como acne e até mesmo queimaduras.

Outros nomes para Barbana são: Bardana, Bardana-maior, Erva-dos-pegamassos, Pega-moço ou Orelha de gigante.

Doenças Tratadas pela Barbana

Eczemas: Seu uso mais tradicional e mais conhecido é para purificação do sangue, isso se deve porque o seu chá é capaz de remover toxinas muitas vezes presentes na corrente sanguínea. Uma pesquisa publicada no ano 2011 pela revista científica Inflammopharmacology confirmou essa propriedade da bardana, que antes era apenas fama, sem nada comprovado. Como funciona como um detox para o sangue, melhora a circulação sanguínea e ajuda no tratamento de algumas doenças como a citada acima, a eczema, que nada mais é que uma dermatose característica e conhecida por apresentar vários tipos de lesões na pele.

Câncer: Por conter diversas substâncias antioxidantes, como a quercetina. Esse poder antioxidante protege as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Além dessa questão também foram feitas pesquisas recentes que falam que a barbana atua diminuindo os próprios tumores em si nos casos de câncer mais avançado.

Impotência sexual: A barbana tem poder afrodisíaco, vendo que em pesquisas o extrato de sua raiz ajudou e foi capaz de aumentar função e desempenho sexual de ratos do sexo masculino. Por enquanto nenhuma pesquisa foi feita ainda envolvendo humanos, mas a probabilidade que o efeito é o mesmo é muito grande.

Queimaduras: A Barbana tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, e por conta disso pode ajudar a controlar alguns problemas na pele quando aplicada em forma de uso tópico sobre a pele, uma espécie de pomada. Um estudo mais recente, feito no ano de 2014 indica que também que a raiz de bardana pode ser usada para cuidar de queimaduras. O consumo do chá de bardana em si pode ajudar a ter uma pele mais saudável devido ao ser poder antioxidante, mesmo quando não aplicando a raiz diretamente sobre a pele.

Problemas no Fígado: O consumo de gorduras ou o excesso de ingestão de álcool pode causar ferimentos no fígado e por conta disso, não havendo a cicatrização, traz problemas maiores como a inflamação, e com esse órgão não funcionando direito pode levar o paciente a óbito. De acordo com uma pesquisa feita em 2002, publicado no Journal of Biomedical Science, as propriedades encontradas na raiz dessa planta previnem o aparecimento de lesões no fígado, além de ajudar no tratamento de fígados já lesionados.

Benefícios da Bardana
Benefícios da Bardana

Gonorreia: Devido a uma substância encontrada na barbana fresca, chamada poliacetileno, ajuda na função de cicatrizar feridas na pele como a gonorreia, se feito um banho de acento por meia hora todos os dias, e até mesmo se ingerida em forma de chá, ajuda em doenças do trato urinário, além de ser um excelente antifúngico e se usada de forma tópica, igual uma pomada também pode tratar de micoses.

Gripes e Resfriados: Por ter altos níveis de vitamina C e também vitamina E, o chá da barbana é muito utilizado para fortalecer o sistema imunológico e por conta desses nutrientes, prevenir gripes e resfriados, além de reparar as células, deixando o corpo como um todo com um sistema mais forte.

Diabetes: Como a bardana apresenta uma enorme quantidade de fibras, ela ajuda a nivelar os níveis de glicose e insulina no organismo e no sangue. A principal fibra do chá de bardana, é chamada de inulina, e é a principal responsável por diminuir os sintomas da diabetes. Além disso, a inulina também é capaz de reduzir o colesterol encontrado no sangue, evitando problemas cardiovasculares.

Onde Comprar a Barbana

Chá de Barbana
Chá de Barbana

Com a facilidade da internet, a barbana pode ser encontrada online através de lojas virtuais de produtos naturais, em forma de planta ou até mesmo de capsulas. Uma loja muito conhecida, e que possui barbana para compra online é a rede de Lojas Americanas.

Também é facilmente encontrada em mercados, onde vende muitos produtos naturais e in natura, além de poder ser manipulada em forma de capsulas em loja de farmácias de manipulação, ou feitas depois de um pedido por receita médica.

Também pode ser plantada em casa a partir da compra de sua muda, ou de sua raiz. Seu tempo de crescimento é pequeno, de apenas meses e seus cuidados são básicos, como de uma suculenta, precisa de muito sol, pouca água e um solo fértil e preparado para esses tipos de plantas. Caso o uso dessa planta seja contínuo no seu dia a dia, vale a pena esse investimento.

Chá de Bardana: Como Preparar?

Seu modo de preparo é muito simples e prático, sendo um ótimo auxílio às pessoas que tem rotinas mais corridas e por conta disso não se alimentam de forma adequada. Para preparação do chá só é necessário:

500 Ml de água;

1 Colher de chá de raiz de bardana;

1 Sachê de chá de boldo (caso queira potencializar a receita, esse ingrediente é opcional).

Ferva a água, e assim que levantar fervura insira a bardana (e o boldo se for utiliza-lo) e desligue o fogo. Deixe em infusão de dez a quinze minutos, coe e se sirva. O ideal é tomar o chá ainda quente, duas vezes ao dia, de preferência uma hora após o almoço e o jantar.

Faça uso contínuo desse chá até alívio dos sintomas ou até a próxima consulta médica o problema tenha se solucionado junto as prescrições que forem passadas pelo especialista.

Veja também

Como Cuidar de Cactos Ornamentais, Regar e Fazer Mudas?

O crescente entusiasmo atualmente observado pelo cultivo de plantas ornamentais despertou interesse em plantas exóticas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *