Home / Plantas / Pode Consumir as Folhas da Cebola? É Comestível?

Pode Consumir as Folhas da Cebola? É Comestível?

Sem enrolação: A resposta é sim! Da mesma maneira que você usa as cebolinhas, as folhas da cebola podem servir com o mesmo propósito. Inclusive, este método pode ser mais fácil para muitas pessoas. Além de ser fácil de encontrá-las, o sabor que dá para a comida é incrível.

É uma pena que muitos ainda não sabem dessa informação. Aliás, as cebolas são injustiçadas a muito tempo, com mitos que não tem nada a ver com sua essência! Conheça mais algumas inverdades neste artigo, além de dicas práticas para utilizá-las de uma maneira mais agradável!

Cebolas Antigas

As cebolas fazem parte da dieta humana há mais de 7.000 anos. Arqueólogos descobriram traços de cebolas que datam de 5000 a.C., encontradas ao lado de pedras de figos e datas em assentamentos da Idade do Bronze.

Cebolas em Fatias Venenosas? Um Mito Urbano!

Então você cortou uma cebola, mas só usou metade e quer armazená-la na geladeira para depois, mas você sempre ouviu que as cebolas cortadas são armadilhas de bactérias que podem se tornar altamente venenosas depois de apenas uma noite, desenvolvendo uma bactéria tóxica que poderia causar uma infecção no estômago ou até intoxicação alimentar.

Errado! De acordo com o Escritório de Ciência e Sociedade da Universidade McGill, do Canadá (lema: “Separando a ciência do absurdo”), esse é um mito urbano que precisa ser dissipado. Cebolas, observa McGill, “não são especialmente propensas à contaminação bacteriana”.

Cebolas Sagradas

Cebolas Sagradas
Cebolas Sagradas

Os antigos egípcios adoravam cebolas, acreditando em sua forma esférica e círculos concêntricos dentro da eternidade simbolizada. De fato, as cebolas eram frequentemente colocadas nas sepulturas dos faraós, pois acreditavam-se que elas traziam prosperidade na vida após a morte.

Amantes do Cão, Tome Nota

Cachorro Olhando Atentamento Para as Cebolas Em Sua Frente
Cachorro Olhando Atentamento Para as Cebolas Em Sua Frente

As cebolas são a última coisa que você deveria colocar na tigela do seu cachorro. Isso porque as cebolas podem enfraquecer os glóbulos vermelhos de um cão, levando a uma anemia que, em casos graves, pode resultar em morte.

Os sintomas de anemia em seu cão incluem fraqueza, vômitos, perda de apetite, falta de ar e falta de ar, por isso atente para estes se o seu animal de estimação de alguma forma conseguir comer um saco de cebola quando você não estiver olhando.

Cebolas Como Moeda?

Na Idade Média, as cebolas eram uma forma aceitável de moeda e eram usadas para pagar aluguel, bens e serviços — e até como presentes!

Combate à Osteoporose

As cebolas podem ser uma arma forte na luta de uma mulher contra a osteoporose e enquanto ela passa pela menopausa. Isso porque as cebolas destroem os osteoclastos, células ósseas que reabsorvem o tecido ósseo e enfraquecem os ossos.

Pare de Chorar

Fatiar cebolas faz a maioria de nós chorar, mas por quê? A razão é que o corte libera ácido sulfúrico, que reage com a umidade em nossos olhos para criar uma reação lacrimosa. Uma maneira de evitar esse infeliz subproduto de cortar cebolas é cortá-las sob água corrente ou submergida em uma bacia de água.

Cebola X doenças degenerativas

As cebolas são ricas em quercetina, um poderoso antioxidante flavonoide que tem demonstrado efeitos positivos em pessoas que lutam contra o câncer de pulmão. As cebolas também podem ser benéficas no tratamento de cataratas e até mesmo doenças cardiovasculares.

A Maior Cebola do Mundo

De acordo com o Livro Guinness de Recordes Mundiais, a maior cebola já foi cultivada pelo fazendeiro britânico Peter Glazebrook, que colheu uma cebola do tamanho de um monstro em 2011, que pesava pouco menos de 18 quilos.

As Cebolas Podem Torná-lo Mais Forte?

Comer cebola faz você mais forte? Provavelmente não, mas os antigos gregos achavam que podiam; de fato, as cebolas foram comidas pelos atletas como um impulsionador de força nos primeiros jogos olímpicos durante o primeiro século AD.

Cebolas Podem Ajudar a Acalmar a Pele

Cebola cortada pode acalmar picadas de insetos e queimaduras na pele. Além disso, quando combinado com aspirina triturada e pouca água, fatias de cebola também são usadas como um tratamento popular para curar as verrugas.

Cebolas na Pele
Cebolas na Pele

Quais são os Benefícios das Cebolas e Como Elas nos Beneficiam? Como Devemos Comê-los? É Melhor Comê-los Crus ou Cozidos?

Em geral, as cebolas são fontes alimentares de fibra dietética, vitamina C, vitamina B e cálcio.

As cebolas também contêm flavonoides, nomeadamente antocianina e quercetina, que têm propriedades potencialmente anti-inflamatórias, anticolesterol, anticancerígenas e antioxidantes.

As cebolas podem ser comidas cruas ou cozidas. Quando as cebolas são fatiadas ou picadas, elas liberam enzimas (alinases) que quebram os sulfóxidos de aminoácidos para liberar propano-s-óxido.

Este gás volátil instável é rapidamente convertido em tiossulfonatos, que contribuem para o sabor distinto e para o cheiro pungente de cebolas cruas, que também são relatadas como tendo uma série de propriedades anticarcinogênicas e antiplaquetárias.

No entanto, os tiossulfinatos também contribuem para o calor e sensação de queimação quando as cebolas são comidas cruas (também irritação e rasgo ao cortar).

Cozinhar ou aquecer as cebolas reduz esses compostos de enxofre, o que reduz a sua pungência e permite que os sabores de cebola se tornem doces e salgados.

Enquanto comer cebola crua fornece compostos de enxofre mais benéficos, o odor pungente de cebola crua pode ser menos aceitável ou tolerável para muitos.

Dependendo das preferências individuais, comer cebolas cruas ou cozidas levemente ainda fornecerá muitos benefícios para a saúde.

Por Que as Cebolas Causam Flatulência? Isso Pode Ser Evitado?

As cebolas contêm frutanos, como a inulina e os frutooligossacarídeos, que são carboidratos indigeríveis (fibra alimentar) que passam pelo intestino superior.

No intestino grosso, esses carboidratos são ainda mais fermentados pelas bactérias intestinais, que alteram a microbiota intestinal e conferem benefícios à saúde.

Este processo de fermentação também produz gás liberado como flatulência.

Cebolas Sobe a Mesa
Cebolas Sobe a Mesa

Para evitar a flatulência causada por frutanos, você pode eliminar ou restringir alimentos que contenham frutanos, como trigo, cebola e outros membros do gênero Allium (cebolinha, alho).

As cebolas são alimentos que devem estar presentes na mesa do brasileiro todos os dias. Além do sabor excelente, ela ainda é rica em diversos nutrientes. Deixe o preconceito de lado e comece a introduzi-la nos seus pratos — junto com as suas folhas, é claro!

Veja também

Como Fazer e Preparar Chá de Guabiroba de Folha

É hora do chá! Deixe a velha Camomila de lado e venha conferir uma dica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *