Home / Plantas / História da Flor Maria-sem-Vergonha, Significado e Origem

História da Flor Maria-sem-Vergonha, Significado e Origem

Alguma vez na vida você se deparou com pequenas flores exuberantes em canteiros de casas, em jardins? Provavelmente eram a flor Maria-sem-vergonha. Isso porque elas estão espalhadas por diversas residências e terrenos no Brasil. 

É uma flor que teve excelente adaptabilidade em território brasileiro, pois adora sol, temperaturas elevadas e regas constantes. 

Quer saber mais a respeito da Maria-sem-vergonha? Neste post você vai encontrar as principais características, a história, origem, significado e muito mais a respeito dessa belíssima flor. Confira!

Você Conhece a Maria-Sem-Vergonha?

Elas são pequenas flores que brotam em locais quentes, secos, apesar também de se adaptarem em temperaturas mais frias. Elas são oriundas do Leste do Continente Africano, mais precisamente onde se encontram os países Quênia e Moçambique. Ou seja, são nativas de um local onde há grande ocorrência de iluminação solar. Foram trazidas ao Brasil e se adaptaram muito bem em terras sul americanas. 

Hoje ela está distribuída em várias regiões brasileiras e pode ser cultivado com muita facilidade. Está esperando o que para enfeitar o seu jardim com belas flores de maria sem vergonha? 

O nome científico que a planta recebe é Impatiens Walleriana. O próprio nome faz referência ao curto período de crescimento, que de fato, é muito acelerado. “Impatiens” significa impaciente, aquela que não tem paciência e não consegue esperar. A planta é classificada dentro da família Balsaminaceae e está no gênero Impatiens. 

Já quando falamos do seu nome popular, ela recebe os mais variados de acordo com cada região, ela também é conhecida como: beijo, balsamina, beijo-turco, beijinho, ciúmes, avenca, vinca, venca, entre outros. É uma flor muito conhecida e chama atenção de qualquer pessoa. 

São muitos os cultivadores que esbanjam as maravilhas da maria sem vergonha em seu lar. Ela são flores pequenas, que crescem muito rápido e é fundamental ficar atento para que elas não prejudiquem outras plantas, tomando os lugares delas, pois devido ao rápido crescimento, ela também pode ser uma planta “invasora”. E de fato, não é nada disso que um cultivador deseja, não é mesmo? 

Agora que você já sabe algumas informações a respeito da origem, do nome científico e também dos diferentes nomes populares da maria sem vergonha, chegou a hora de saber quais são as principais características dessa belíssima flor. Confira! 

Características Da Maria-Sem-Vergonha

A maria sem vergonha chama atenção pois ela dá flores com muita facilidade, seu período de floração ocorre o ano inteiro. Ela é uma planta perene herbácea, possui um caule suculento e esverdeado. Suas folhas destacam-se pois são grandes e macias, podem medir de 4 a 12 centímetros de comprimento e até 5 centímetros de largura, elas são caracterizadas devido suas bordas serrilhadas. Elas se alternam pela maior parte da planta, porém, quando chega no topo, elas são opostas. 

Quando falamos das partes mais bonitas da planta, as flores, devemos destacar a sua enorme resistência e floração constante em qualquer lugar, ambiente, seja em terra fértil ou terra com ausência de minerais. Cada flor de maria sem vergonha é dotada de 5 pétalas, são várias espalhadas entre as folhas e caules. Elas possuem as cores mais variadas, podem ser: brancas, azuis, vermelhas, rosas, roxas, amarelas, laranjas, vinho, entre muitas outras. Podem apresentar pequenos degradê entre as pétalas ou uma única cor. São muito bonitas e reproduzem com extrema facilidade. 

Mas você sabe qual é o segredo da maria sem vergonha para disseminar-se com tanto perspicácia? Ela produz pequenas cápsulas cheias de sementes, e quando é tocada, “explode” e manda as sementes que estavam armazenadas para longe. Isso é um grande artifício da planta e uma maneira muito eficaz de se reproduzir e manter a disseminação e procriação da espécie. Muitas plantas realizam essa ação conhecida como “deiscência explosiva” para manter viva a espécie, um exemplo é a mamona. 

Por ser uma planta de rápido crescimento e excelente adaptabilidade em clima brasileiro, ela é uma excelente opção para você cultivar com a sua família. Essa “explosão” que ela realiza faz ela crescer em locais mais inaptos, como terrenos baldios, canteiros, borda de riachos e lagoas, enfim, faz com que ela nasça e cresça em qualquer ambiente, seja ele urbano ou natural.

Ela é uma planta cheia de significados e superstições que giram ao seu redor. Quer saber qual é o significado da maria sem vergonha? Confira logo abaixo! 

Significado Da Maria-Sem-Vergonha

Como várias plantas, animais e elementos da natureza, a maria sem vergonha também possui o seu significado para culturas e sociedades humanas. Se trata de uma planta de rara beleza, delicada, que enchem os olhos de quem as observa.

Você sabe qual é o significado dela? A flor maria sem vergonha representa a Harmonia, isso mesmo, harmonia, inspiração, delicadeza e união. Em diferentes locais eles recebem um nome popular e também um significado diferente. 

Para algumas civilizações, elas representam apenas harmonia, a sua presença no ambiente causa uma bela harmonia e garante a tranquilidade do lugar. Já em outros, por se tratar de pequeninas flores e extremamente sensíveis, elas recebem o significado de delicadeza e sensibilidade. Há ainda os que acreditam que seu significado seja de união, isso porque elas florescem todas juntas e quando a planta está no período de floração, todas as flores ficam dispostas uma ao lado da outra, dando um incrível aspecto de união. 

Que tal plantar a flor maria sem vergonha no seu jardim? Confira as dicas abaixo! 

Flor Maria-Sem-Vergonha: Dicas de Plantio

É muito fácil cultivar a maria sem vergonha. Você vai precisar apenas de alguns cuidados com ela, e são eles: 

Espaço

O espaço é muito importante para o crescimento da planta, no caso da maria sem vergonha, pode ser um canteiro, jardim, jardineira, ou qualquer outro local propício para o seu crescimento. Forneça um local para ela e ela irá retribuir com belíssimas flores. 

Calor

Elas adoram calor e umidade, por isso é importante deixá-las um pouco recebendo iluminação solar. Assim elas vão se reproduzir rapidamente, com eficiência e saudáveis. 

Se possível, forneça uma terra de qualidade e faça regas constantes na sua maria sem vergonha!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *