Home / Plantas / Como Consumir Cogumelo Desidratado? Como Secar Cogumelos?

Como Consumir Cogumelo Desidratado? Como Secar Cogumelos?

Os cogumelos podem ser encontrados tanto na natureza, como em cultivos particulares que aliás ainda é uma forma bem recente de cultivo, cerca de apenas 300 anos. A forma como eles são armazenas dirão sobre sua qualidade e sabor, já que sua vida útil logo após ser colhido não passa de uma semana. Embora possa haver uma pequena oscilação por exemplo caso eles estejam expostos ao meio ambiente ou ensacados e selados dentro da geladeira.

Quais as Formas De Conservação Dos Cogumelos?

Você vai encontrar por aí os deliciosos cogumelos de muitos jeitos diferentes, com certeza vai encontrar o que melhor te atende.

  • Cogumelos em conserva (Essa é a forma de conservação que mantém seu produto por mais tempo, eles devem ser conservados em vinagre ou algum tipo de óleo);
  • Cogumelos secos (Neste estado é possível guardar seus cogumelos por até seis meses);
  • Cogumelos congelados (Essa também é uma forma muito interessante e duradoura de conservar seu produto, algo em torno de três a doze meses);
  • Cogumelos frescos.

Vale a pena ficar atento a uma dica, se você quer ter 100% do sabor deles nos seus pratos é legal que opte pelos frescos.

Outra dica importante é na hora de escolher o seu produto, fuja dos que tiverem uma aparência de muito amassados, ou que estejam com a consistência muito viscosa, pois além de serem ruins se ficarem junto com os outros estragam os demais.

Quais as Formas De Consumir Cogumelos?

Se você é amante de cogumelos não deve ter grandes problemas com sua textura mais emborrachada, mas por outro lado é exatamente essa característica que afasta muitas pessoas de apreciar os variados pratos com essa iguaria.

Muitas pessoas adicionam mel ou até mesmo frutas aos pratos, o que acaba agradando ao paladar de um maior número de pessoas.

É importante ressaltar que são poucos os tipos de cogumelos que podem ser consumidos cru, um bom exemplo disso é o famoso Cogumelo de Paris, que é muito utilizado em prato de massas e até mesmo em saladas em alguns restaurantes.

A forma mais segura de consumo é cozinhando o cogumelo, inclusive é muito utilizado na culinária por sua facilidade de reter o sabor de outros ingredientes na mesma receita. Caso você opte pela versão desidrata, a forma correta de preparo é cobri-los com uma boa quantidade de água morna, e deixar descansar por cerca de uma hora. O mais bacana de tudo é que você ainda pode aproveitar essa água para preparar uma deliciosa sopa ou quem sabe até um risoto se você estiver mais inspirado.

Dicas De Como Secar Cogumelos

Confira agora algumas dicas úteis para secar seus cogumelos com segurança.

Higienização dos Cogumelos

Utilizando um guardanapo de papel ou um pincel que esteja completamente livre de umidade comece a retirar toda sujeira aparente dos cogumelos. Em hipótese alguma deixe respigar água ou ao menos umedecer seu produto, essa é uma dica de saúde e segurança pois se acontecer proliferação de bactérias tomem conta em algum momento. Nunca consuma cogumelos mofados ou com aparência ruim, você pode adoecer.

Higienização dos Cogumelos
Higienização dos Cogumelos

Fatiar os Cogumelos

Nessa hora a espessura fica ao seu critério, de acordo com as receitas que pretende criar. Atente – se apenas ao fato de que quanto mais fino mais rápido eles secarão e quanto mais grossas as fatias forem mais tempo levarão para secar. Caso esteja com muita pressa recomendamos que corte na espessura de 0,3cm, e pode ficar tranquilo que esse processo não vai interferir no sabor no prato, mas é uma forma muito eficiente de ganhar tempo.

Fatiar os Cogumelos
Fatiar os Cogumelos

Espalhe-Os Em Uma Forma

Muito atenção a essas dicas importantes: Na hora de espalhar, seja cuidadoso, nunca coloquei um sobre o outro, para que não grudem. Faça apenas uma camada, com uma distância segura entre um e outro.

Não untar sua assadeira com nenhum tipo de óleo, não é necessário untar. Se você fizer isso o óleo vai transferir para o cogumelo, que além de perder todo seu sabor especial vai demorar muito mais a secar.

Hora do Forno

Cogumelo no Forno
Cogumelo no Forno

A temperatura que seu forno deve estar aquecido é de 65º, então quando ele tiver alcançado essa temperatura você já pode colocar a forma. O tempo de forno é de cerca de uma hora, mas fiquei de olho.

Hora de Vira-Los

Depois de uma hora de forno está na hora de virar seus cogumelos, nessa hora mude de posição com cuidado para que a secagem seja a mais uniforme possível. Nesse momento com a ajuda de um guardanapo, vá pressionando sobre ele para sugar qualquer vestígio de umidade para que não interfira na qualidade ao final do processo.

De Volta ao Forno

Agora volte com eles ao forno pelo mesmo tempo anterior, fique atento para que não queimem. Se estiverem sequinhos antes do tempo pode retirar do forno. Volte com um guardanapo para secar qualquer vestígio de umidade novamente, se perceber que ainda tem vá secando com cuidado e mude de posição de novo depois leve para o forno novamente até que estejam completamente secos e faça isso  quantas vezes forem necessárias.

O Ponto Correto

Você vai saber que seu cogumelo está pronto e no ponto correto quando for possível quebrá-lo assim como uma bolacha de água e sal.

Espere Que Estejam Completamente Frios

Assim que tirar a forma do forno, espere que eles esfriem na forma mesmo. Jamais coloque-os em potes fechados ainda quentes ou mornos, pois o vapor vai condensar e você vai perder todo o trabalho que teve.

Qual a Melhor Forma De Armazenar Cogumelos Desidratados

Depois de frios, coloque-os em potes bem fechadinhos e guarde em ambientes longe da luz e do calor para que fiquem perfeitos para serem utilizados em deliciosas receitas.

Como Consumir Cogumelos Desidratados

Os cogumelos sempre dão uma pegada de elegância aos pratos não é mesmo? E eles podem fazer parte de muitas receitas deliciosas, em pratos quentes ou frios. Boa fonte de proteína é uma ótima sugestão inclusive aos vegetarianos. Confira uma deliciosa receita que leva cogumelos desidratados como ingrediente principal:

Shimeji Especial

Faça seu Shimeji na manteiga (aproximadamente 1 colher), tempere com glutamato monossódico e caldo de carne, coloque shoyo a gosto. Se achar que ficou muito forte pode colocar um pouco de água. No final pode decorar com ervas frescas.

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *