Home / Plantas / Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas flores que podem ser cultivadas no Brasil, com certeza você já ouviu falar da Jasmim.

Essa é uma das flores mais amadas e mais admiradas por quem gosta de flora, e os motivos são diversas. A jasmim é amplamente conhecida pela sua beleza, que consegue misturar uma delicadeza sutil e notável com traços de força e resistência.

Além disso, o seu cheiro delicioso faz com que perfumes nobres sejam produzidos a partir de sua essência, um dos cheiros mais desejados e mais apreciados em todo o mundo.

Curiosamente, ao mesmo tempo em que a Jasmim desperta muito amor em algumas pessoas outras não suportam essa flor. Isso ocorre justamente por conta de seu perfume que é extremamente forte.

O que nem todo mundo sabe é que existem mais de 200 diferentes espécies dessa flor, e nem todas elas carregam o perfume tão acentuado e perceptível. No entanto, todas elas possuem flores belíssimas, capazes de cativar a atenção de qualquer pessoa.

O nome científico dado a elas é Jasminum L. e se trata de um género de plantas que compõe a família Oleaceae. Além das variedades de jasmins existem também outras muitas flores que não são do mesmo grupo, mas que são confundidas e erroneamente chamadas de Jasmim.

O que causa essa confusão certamente é o aspecto físico, já que essas flores costumam ser delicadas, com cores claras etc.

As flores dessa de Jasmim carregam algumas características que costumam se repetir em todas es espécies – ou em quase todas elas. Por exemplo, o fato de as flores serem tubulares e bem pequenas, atingindo algo como 2,5 cm de diâmetro.

Descubra De Onde Vêm As Jasmins

Talvez as flores de Jasmim sejam umas das mais conhecidas em todo o mundo. Embora nem todo mundo saiba descrever uma flor dessa espécie, ou tampouco reconheça imediatamente quando encontra com uma, a maioria das pessoas já ouviu falar sobre elas e seus estonteantes perfumes.

Originalmente, no entanto, as Jasmins são provenientes de regiões tropicais e temperadas. As espécies são nativas de regiões como Eurásia, Australásia e Oceania, e apenas uma delas é original da Europa.

O local que provavelmente reúne a maior variedade de espécies dessa flor é o sul e sudeste da Ásia. Não é segredo para ninguém que esse continente é extremamente fértil, e costuma ser palco para verdadeiros espetáculos naturais. Os jasmins são um deles.

Apesar de serem originais desses locais elas podem ser cultivadas em diversas regiões do planeta. Principalmente pela facilidade de adaptação e pela variedade e- enquanto algumas se dão melhor com a incidência solar direta, outras preferem se desenvolver à sombra.

Fato é que sempre haverá uma flor de jasmim perfeita para cada lugar. O importante é conhecer bastante a respeito dela, e com isso saber exatamente qual é a jasmim ideal para criar em sua região.

Dados Científicos Completos

• Reino: Plantae

• Divisão: Magnoliophyta

• Classe: Magnoliopsida

• Ordem: Lamiales

• Família: Oleaceae

• Gênero: Jasminum

Conheça Algumas Das Espécies Mais Populares E Famosas

As espécies de Jasmim são diversas, embora tenham algumas semelhanças entre si. Anteriormente comentamos sobre o fato de existirem mais de 200 delas. Então, a seguir listaremos algumas das mais conhecidas e desejadas.

• Jasmim-Dos-Poetas (Jasminum polyanthum):

Também conhecida como jasmim-de-inverno, jasmim-rosa essa belíssima flor arranca suspiros por onde quer que apareça. Ela é uma flor do tipo trepadeira, ideal para fazer cerca viva e para adornar muros e cercas.

O arbusto não tem um tamanho exatamente definido, e pode alcançar até 4 metros. As flores são brancas por dentro e rosadas por fora, compostas por 5 ou mais pétalas. Possui ainda ramos avermelhados que atribuem uma beleza única a elas.

É ideal para locais de tráfego e para espaços de descanso no jardim, já que o seu perfume suave traz calmaria e tranquilidade. São flores perfeitas para jardins clássicos e românticos, também ideais para adornos e decorações.

O único cuidado indicado é no caso de pessoas alérgicas ou muito sensíveis. O seu cheiro adocicado e acentuado pode parecer enjoativo – então evite colocar a jasmim-dos-poetas em canteiros próximos às janelas de quarto.

Essa espécie prefere ser cultivada em locais de temperatura amena, e floresce entre o outono e o inverno. Por isso, no Brasil ela se dá bem na região Sul ou Sudeste do país.

• Jasmim-Amarelo (Jasminum mesnyi):

Originária do Japão, essa flor é extremamente apreciada por sua beleza única e exótica. Gera belíssimas flores amarelas, com uma coloração viva e alegre, que ajuda a compor os mais belos adornos e jardins.

Os ramos podem chegar a impressionantes 3 metros de comprimento. Você também pode encontrar informações sobre essa flor sob o nome de Jasmim-primulino.

Esse Jasmim costuma dar flores durante todo o ano, mas existem duas estações em especial em que elas nascem em maior abundância. Estamos falando da primavera, a queridinha de todas as flores, e o verão.

Uma característica muito particular é que essa espécie apresenta nenhum ou pouco perfume. Diferente da maioria dos jasmins, que costumam perfumar todo o ambiente, essa aqui tem um aroma muito suave e muitas vezes imperceptível ao olfato humano.

Portanto, é uma flor perfeita para pessoas sensíveis e/ou alérgicas, que não podem com cheiros muito acentuados, mas que não abrem mão da beleza dessas flores.

O seu crescimento é em arbusto, mas também pode ser conduzida para se tornar uma belíssima cerca viva, ou preencher muros, muretas, cercas etc. Nesse caso, é claro, é precioso oferecer um suporte para o crescimento inicial.

Conheça O Belíssimo Jasmim-Estrela

O jasmim-estrela é um dos mais belos por possuir um formato único e encantador.

Outro motivo pelo qual se tornou muito popular entre os apreciadores dessas espécies é pelo fato de crescer rapidamente e se desenvolver com facilidade.

O seu nome científico é Jasminum Nitidum. O ciclo se inicia em um botão pequeno e rosado que se abre em belíssimas flores com formato estrelado. Pode ter até 11 pétalas, sendo que existe duas camadas sobrepostas.

É uma espécie endêmica da Ásia, o que aumenta a sua valorização no mercado de comercialização de flores. Possui um dos aromas mais marcantes, e sua fragrância costuma ser usada na mais alta e nobre perfumaria.

• Jasmim-do-Campo (Jasminum Fruticans):

A sua cor amarela é uma das características mais marcantes, e motivo pelo qual muitas pessoas apaixonadas por flores fazem questão de ter esse jasmim no jardim.

Essa flor é originária de Portugal, especialmente na região continental do país. Gera flores de tamanho médio geralmente com 5 pétalas, todas elas muito amarelas. São acompanhadas por folhas de um verde escuro e aspecto liso.

Esse jasmim também pode ser conhecido pelos nomes de giestó, jasmineiro-do-campo ou jasmineiro-do-monte.

• Jasmim Italiano (Jasminum humile):

Embora o seu nome faça alusão a um país europeu essa flor é originária do Afeganistão, Tajiquistão, Paquistão, Nepal, Birmânia, Himalaia e sudoeste da China.

Mas, também existe na Grécia e foi naturalizada nesse país assim como na Itália, especificamente na Sicília, e na ex-Iugoslávia.

Novamente o amarelo se torna uma característica marcante, sendo um dos motivos pelos quais as pessoas cultivam essa flor, que tem um aspecto delicado e vivido, perfeito para jardins e cercas.

Ela forma lindos arbustos semi-verdes com tamanho que chega a 3 metros de altura. Cada cacho rende até 6 flores amarelas com um perfume muito forte e muito especial – é uma flor amplamente valorizada por sua fragrância.

A Flor De Jasmim Como Tendência De Perfumaria

Anteriormente comentamos sobre o quanto essas flores são valorizadas no mercado graças a suas deliciosas fragrâncias. Embora não seja uma regra, é comum que as flores da família Oleaceae sejam muito cheirosas.

O sucesso das flores de jasmim na perfumaria é uma coisa antiga. Estima-se que mais de 80% das fragrâncias criadas no começo do século XX continham ao menos algum elemento dessa flor.

Existem cerca de 200 espécies diferentes, e cada uma contém um aroma próprio. Embora alguns sejam muito semelhantes, olfatos especializados e treinados conseguem distinguir cada um deles – alguns mais fortes, mais doces, mais ácidos etc.

Essa riqueza de variedades com certeza contribui para o fato de a jasmim ser uma flor tão querida entre a indústria de fragrâncias.

Porém, dentre todos os jasmins existe um em especial que é o queridinho dos perfumes e perfumarias. É o jasmim-branco, ou, jasmim-comum. Se trata de uma flor amplamente cultivada no Himalaia, e que se tornou a flor nacional do Paquistão.

• Jasmim-Verdadeiro (Jasminum officinale):

Jasmim-Verdadeiro
Jasmim-Verdadeiro

Quando falamos sobre as variedades de jasmim fica confuso para quem sempre acreditou que o jasmim fosse uma única espécie de flor. Mas, para acalmar o seu coração saiba que existe um modelo considerado o “original”. É o Jasmim-verdadeiro.

Possui 5 ou seis pétalas brancas. É uma flor belíssima, com teor aromático intenso, que ajuda a perfumar o ambiente e deixar o seu jardim com um aspecto ainda mais delicado e romântico.

Mas, o jasmim comum não é o único utilizado na perfumaria. Existe uma variação de jasmim branco que também é muito bem quista para essa finalidade. Agora estamos falando do jasmim real.

• Jasmim Real (Grandiflorum):

Outro nome comum dado a essa flor é jasmim espanhol. Uma curiosidade é que é uma flor de tão fácil cultivo que muitas vezes é considerada “flor invasora” nascendo em locais que não deveria.

O seu crescimento também é desordenado, composto por folhas de um verde muito vibrante e gerando flores brancas bonitas e delicadas. Geralmente possui 5 pétalas macias.

Jasmim Real
Jasmim Real

O seu cheiro é muito marcante, o que faz ser muito procurada para obtenção de extratos específicos para perfumaria. França, China, Índia, Egito são os países onde ela mais aparece.

Alta Valorização Do Perfume

Quando falamos em perfumaria a partir dos extratos obtidos na flor de jasmim é preciso considerar que a obtenção da matéria prima é muito trabalhosa e custosa.

As flores são colhidas a mão, e precisam passar por um processo complexo para que se tenha acesso ao aroma mais puro. Isso faz com que a fabricação desses perfumes se torne algo muito caro e muito trabalhoso.

Portanto, podemos dizer que a jasmim é uma flor que produz perfumes nobres, caros, destinados à parcela mais abastada da sociedade. É algo realmente muito elegante e sofisticado.

Você dificilmente verá um perfume feito à base de jasmim puro sendo comercializado por marcas de valor mediano. O que acontece é que, justamente pelo valor altíssimo, os cientistas passaram a pesquisar a essência de jasmim.

A intenção era entender como reproduzir esse perfume de maneira artificial, mas o mais próximo possível do natural.

Embora hoje isso aconteça com frequência, é inegável que o aroma puro do jasmim ainda é único e gera perfumes de valor altíssimo.

Falsos Jasmins – Flores Que Não São Dessa Família, Mas Que Muitas Vezes São Confundidas

Se as flores tivessem ambição e desejos estéticos, com certeza muitas delas desejariam ser jasmim. Podemos dizer que eles são o que há de mais nobre e elegante no mundo da jardinagem.

Mas, embora as flores por si só não tentem imitar outras espécies, os seres humanos acabaram causando algumas confusões com o passar do tempo, e as pessoas chamam de jasmim algumas flores que não o são de fato.

• Jasmim da Noite – Dama da Noite:

Uma das flores mais conhecidas que muitas vezes “se passa” por jasmim é a dama da noite. No Brasil é uma flor muito apreciada, fácil e cultivar, de aspecto muito bonito e perfume marcante.

O Fabuloso Chá De Jasmim – Benefícios

Não é difícil encontrar por aí receitas e indicações de uso sobre o chá de Jasmim. Além de ser uma flor perfumada e amplamente utilizada pelo mercado e fragrâncias, os Jasmins também possuem propriedades que são excelentes para a saúde humana.

Os chás fazem parte de uma medicina milenar. Eles são muito populares em todo o mundo, sobretudo entre os asiáticos. Os chineses, por exemplo, tão conhecidos por sua longevidade e saúde, são grandes adeptos do uso de chás.

Fato é que o consumo do chá de jasmim, em especial, pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Esse chá é comprovadamente eficiente para tratar diversas doenças, aliviar dores e promover o bem-estar.

• Sinta-Se Mais Calmo:

O estresse e a tensão são grandes vilões dos dias atuais. Muitas pessoas sofrem com esses males que acabam desencadeando outros muitos problemas, como insônia, dores, enxaqueca, alteração de humor e até mesmo a tão temida depressão.

Os chás são velhos conhecidos de quem sofre de ansiedade e estresse. Eles ajudam a acalmar simplesmente por serem leves e saborosos. Mas no caso do chá de jasmim o efeito é ainda melhor.

Acontece que ele possui um efeito sedativo muito leve. Com isso baixa a atividade nervosa, enquanto seu sabor adocicado também causa bem-estar. Juntos esses efeitos diminuem o estresse.

• Saúde Bucal:

Com certeza essa é uma informação nova para você. Graças aos polifenóis presentes nas flores de jasmim, o chá feito com elas pode ser uma ótima escolha natural contra as cáries.

Também é comprovado por artigos científicos que esse chá pode ajudar a diminuir o mau cheiro bucal. Então, é uma alternativa para quem quer cuidar dos dentes e manter o bom hálito.

• Redução de Colesterol:

A alta do colesterol é diretamente ligada a uma série de problemas sérios, dentre eles os cardíacos.

O colesterol pode contribuir para entupimento das artérias, dificultando a circulação sanguínea e sobrecarregando o coração.

O chá de jasmim, se consumido com frequência, pode ajudar a diminuir o nível de colesterol, e também contribui para que o coração se torne mais forte e saudável. Assim, diminuem os riscos de problemas como ataque cardíaco e derrame.

Chá De Jasmim Emagrece – Verdadeiro Ou Falso?

Mulher Bebendo Chá Para Emagrecer
Mulher Bebendo Chá Para Emagrecer

É praticamente impossível encontrar nos dias de hoje alguém que não esteja em busca de soluções para ter um corpo mais saudável. A obesidade e o sobrepeso são considerados problemas de altíssima gravidade, e já se tornaram verdadeiras epidemias mundiais.

Obviamente o estilo de vida – muitas vezes sedentário – somado a uma alimentação cada vez menos natural e saudável contribuem para isso.

Se você está em busca de soluções para esses problemas saiba que o chá de jasmim pode contribuir com o emagrecimento. Isso porque ele promove a redução das células adiposas – que são as células de gordura – do corpo.

É importante, porém, destacar que o chá não faz milagre – nem esse, nem nenhum outro. É preciso combinar o seu consumo com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos.

Então é correto dizer que o chá de jasmim promove o emagrecimento e também contribui para a manutenção do peso. Ou seja, se você não necessariamente quer emagrecer – mas quer manter como está – pode usar o chá com essa finalidade.

A Importância Do Chá De Jasmim Para Conter Os Radicais Livres

Dando Chá de Jasmim Parta a Esposa
Dando Chá de Jasmim Parta a Esposa

Os radicais livres são responsáveis por promoverem o envelhecimento celular. Isso não somente tem impactos direto no aspecto físico e estético – com a perda de elasticidade da pele, por exemplo – como também impacta a saúde.

As células mais velhas se tornam menos saudáveis e podem desenvolver uma série de doenças.

Então, embora seja impossível se livrar completamente dos radicais livres, o processo de desintoxicação promovido pelo chá de jasmim ajuda um pouco nesse sentido.

Isso porque ele fortalece o sistema imunológico fazendo com que o seu organismo se mantenha saudável e forte por mais tempo.

Uma das coisas que você poderá perceber ao começar a consumir esse chá é que terá bem menos gripes e resfriados, por exemplo.

• Melhora Da Circulação Sanguínea:

E não podemos falar sobre esse chá sem também comentarmos sobre o quanto ele pode ajudar na circulação sanguínea, diminuindo problemas relacionados ao fluxo ruim.

Nesse caso, algumas doenças bem preocupantes podem ser evitadas, tais como:

• Coágulos sanguíneos;

• Trombose;

• Pressão alta;

• Derrames, entre outras.

Todas essas doenças têm alta taxa de mortalidade, e podem ser bem difíceis de serem controladas. Tão importante quanto conhecer os métodos de tratamento é saber como prevenir – e o chá de jasmim pode lhe ajudar nisso.

É Perigoso Consumir O Chá De Jasmim?

A intenção desse conteúdo é lhe explicar absolutamente tudo sobre a flor de jasmim. E já que estamos falando sobre o chá feito a partir dela, não podemos deixar de comentar sobre os possíveis efeitos colaterais que ele causa.

Embora o chá de jasmim seja benéfico para a maioria das pessoas, existem casos em que ele pode, sim, trazer reações adversas. Algumas pessoas podem apresentar alergia ao composto.

Nesse caso, é importante interromper o uso do chá e também buscar ajuda médica imediatamente para conter os sintomas, de modo que n]ao se torne algo perigoso para a vida.

Alguns cuidados que você pode ter para evitar isso é sempre consumir chás ou medicamentos somente mediante indicação de um médico de as confiança. Também se certifique de que você não é alérgico aos componentes.

No caso dos chás de modo geral ainda é importante checar se a procedência é de qualidade, evitando assim consumir ervas e misturas que você não conhece.

Dicas De Preparo – Veja Como Fazer O Seu Chá!

Agora que você já sabe absolutamente tudo sobre o chá de jasmim, vamos falar um pouco sobre o seu preparo. Esse chá pode ser consumido tanto puro quanto em combinação com outras ervas, originando o chá verde.

O chá de jasmim é feito através da infusão com as folhas secas. A seguir deixaremos uma dica de chá de jasmim com erva-cidreira que pode ajudar a diminuir a tensão, acalmar, diminuir a insônia e até ajudar com dores, cólicas menstruais entre outras coisas. Você precisará de:

• 2 xícaras (chá) de água

• 2 saquinhos de chá de jasmim

• 1 colher (sopa) de erva-cidreira seca

• 2 rodelas de limão

O modo de preparo é bem simples. Você pode ferver 2 copos de água em fogo alto. Assim que levantar fervura desligue, e adicione as ervas. deixe em infusão, tampado, por 5 minutos. Beba preferencialmente quente.

Obviamente você deve evitar as altas dosagens. Mesmo chás e outros produtos de origem natural podem causar males a saúde quando consumidos em excesso.

Dicas Para Quem Quer Plantar Jasmim

Jasmim Plantada no Vaso
Jasmim Plantada no Vaso

Uma das coisas que faz com que jasmim seja uma flor tão queria e apreciada é o fato de que ela não é difícil de ser cultivada.

Mas, a primeira coisa que você precisa pensar é em escolher uma espécie de jasmim que seja ideal para a sua região.

No total são mais de 200 espécies, e cada uma delas demanda um cuidado diferente. Existem espécies que são mais resistentes, e que podem ser cultivadas ao ar livre.

Em contrapartida, existem outras que são tão frágeis que o ideal seria cultivá-las em local fechado. Isso evitaria que as flores enfrentassem geadas, ventos, rajadas e outras coisas.

• Local ideal:

O local ideal para plantio deve ser definido com cautela também. Como dissemos antes algumas preferem ser plantadas ao ar livre, enquanto outras são bem mais sensíveis e precisam de proteção contra vento e chuva.

Também é importante considerar o espaço que a flor terá para crescer. Você deve observar se o jasmim terá espaço suficiente para se desenvolver com saúde.

Jasmins Precisam De Solo Rico E Saudável!

Naturalmente quanto mais saudável for o solo, mais forte e bonita será a flor. Então você pode pensar em substratos que ajudem a enriquecer a terra que receberá o seu plantio.

Seja para plantio em vaso ou em terra é importante usar 5 cm de compostagem para enriquecer. O solo também precisa ter uma boa drenagem – você deve testar isso antes de plantar.

Para isso, faça um buraco e encha com água. Verifique se ela foi rapidamente absorvida ou ficou empoçada. Em caso de alagamento o solo não está adequado para o plantio.

• Plantio:

Jasmim-Estrela na Parede
Jasmim-Estrela na Parede

Retire a planta de seu lugar de origem carregando uma bola de terra com ela. Aplique no espaço para ser plantada, que deve ser de um tamanho adequado para receber a planta com sua terra original.

Esse momento de transferência de um local para o outro deve ser feito com calma e demanda muto cuidado. O Jasmim é uma flor muito sensível, e como tal precisa de uma transferência cuidadosa.

Uma vez que a planta seja inserida no espaço reservado para ela juntamente com um pouco de sua terra original, você deve cobrir o solo com terra solta devidamente potencializada com o substrato.

• É Possível Plantar Jasmim Através Da Semente?

Além de plantar flores jovens, o que é bem comum, você também pode realizar o plantio através da semente.

No entanto, as sementes de jasmim têm uma baixa taxa de germinação, tornando o processo mais complicado.

As sementes também demandam cuidados especiais que variam de acordo com cada espécie. O mais recorrente é começar o plantio de sementes em vasos, e transferir para terra quando obtiver um broto.

Cuidados Fundamentais Para Que Sua Flor Cresça Forte E Saudável

Tão importante quanto saber como plantar é obter informações sobre quais são os cuidados essenciais para que a sua flor cresça bonita e saudável.

O jasmim é uma flor de aspecto delicado, mas que consegue sobreviver em diferentes situações. Como dissemos anteriormente, o mais importante é realmente ter o cuidado de escolher muito bem a espécie:

• Considere as condições climáticas:

Como você pode ver até aqui, existem espécies com diferentes demandas. Entenda qual é o clima regional, e a partir disso escolha qual jasmim você quer plantar em seu jardim.

• Suporte:

Algumas flores precisam de suporte para crescerem de acordo com o caminho que você quer. Os jasmins de vinha, por exemplos, são as que precisam desse cuidado extra.

Uma das dicas que podemos dar é que você direcione a jasmim para o alto, sobretudo quando a flor está plantada perto de um muro ou parede. Assim, o apoio deve direcionar para que a flor cresça para cima e floresça após o concreto.

• Fertilização:

O solo precisa estar saudável e fertilizado. O indicado é que a fertilização seja usada uma vez por mês. Use substratos indicados para essa flor.

Os melhores fertilizantes são aqueles que podem ser dissolvidos em água. Assim você faz a mistura e derrama sobre a base da flor, de modo que a terra nessa região bem próxima às raízes se torne ainda mais saudável.

Podar O Jasmim É Importantíssimo Para A Sua Saúde!

Podar O Jasmim
Podar O Jasmim

A poda também é fundamental. Nesse caso você deve reservar um tempo para remover folhas e matos que não sejam mais saudáveis, aquelas que estão mortas, amareladas ou danificadas.

Porém, o cuidado que você deve ter é e fazer a poda fora do período de floreio. Espere a planta florescer e faça a poda, assim você não inibe o nascimento de novas flores.

A poda pode ser feita tanto com as mãos quanto com o uso de uma tesoura própria para jardinagem. Os arbustos também podem ser podados. Corte parte do caule, de modo que, no próximo período, os arbustos cresçam mais cheios e bonitos.

• Cuidados Nos Períodos De Vento:

Durantes as estações com mais vento, como no outono, é interessante proteger a base para que a flor não se quebre. Uma sugestão é que você utilize folhas secas para isso.

Cubra toda a base com as folhas, utilize em seguida esterco ou algum composto próprio para jardinagem. Essa proteção garantirá que a flor tenha uma raiz saudável para a próxima estação.

Lembramos que essa indicação é apenas para as flores que estão expostas ao tempo. Quando a flor é cultivada em ambiente interno não há essa necessidade.

Apenas tenha o cuidado de manter uma temperatura média de 15,5 a 23 ºC. Muito frio, mesmo interno, pode ser prejudicial para o desenvolvimento e a saúde do jasmim.

• Pragas:

Algumas pragas podem afetar sua plantação de jasmim. Isso não é frequente – em geral, essas flores não são as preferidas de insetos. Mas veja alguns que podem surgir:

• Pulgões

• Cochonilha-farinhenta

• Ácaro vermelho

• Insetos-escama

Caso perceba esses insetos em sua flor você deve removê-los imediatamente. Você pode lavar as folhas de sua flor com uma mistura de água e um pouquinho de sabão neutro. Não derrame a mistura na terra! Use um pano para aplicar apenas nas folhas.

• Colheita:

Por fim, um dos cuidados que você deve ter é no momento da colheita. Se você quer fazer chá orgânico a partir da sua própria plantação de jasmim, utilize os botões tão logo eles apareçam.

Já as flores podem ser colhidas com a utilização de uma tesoura. Corte nomeio do caule e coloque a flor imediatamente num vaso de água para que sobreviva algum tempo.

Lendas E Significados Atribuídos Ao Jasmim

As flores são frequentemente atribuídas a diversos significados e também lendas. Não é diferente com o jasmim. Existem várias interpretações místicas e espirituais que levam essa flor como protagonista.

Existem diferentes crenças e significados que podemos encontrar em uma rápida pesquisa na internet.

Por exemplo, na Espanha, essa flor é associada a sensualidade, por isso é um tradicional presente dos homens para suas amadas.

Já no oriente, sobretudo na região conhecida como Ásia Menor, ela é uma flor utilizada como amuleto. Também pode ser interpretada como símbolo de atração feminina.

• Anos de Casamento:

Flor Jasmim no Casamento
Flor Jasmim no Casamento

Na França, é comum que o jasmim seja usado em decorações de festa. Uma das mais tradicionais é a festa de comemoração de 66 anos de casamento. A flor representa o amor, a paixão e o respeito – e tudo isso é exposto nas decorações.

Já para os árabes, um povo extremamente religioso e devoto, o jasmim tem um significado relacionado ao amor divino. Por isso é uma flor muito respeitada e querida.

O Nome Jasmim – Entenda O Significado

Jasmim, além de ser o nome da flor que estamos tratando nesse conteúdo, também é um nome feminino. Embora não seja tão comum no Brasil, é um nome muito tradicional para os árabes.

Originalmente o nome em árabe é “Yasamin”. Mas como tradução é Jasmim. O seu significado é literalmente “flor de jasmim”

Esse nome ficou ainda mais famoso a partir do início da década de 90, quando a Disney lançou o filme Aladdin, cuja princesa se chama Jasmim. Até hoje a personagem é uma das mais importantes e icônicas da marca.

• Jasmim no Paganismo:

A associação do jasmim também é muito comum em rituais pagãos. Por exemplo, é comum que se façam sachês que misturam diferentes ervas, incluindo o jasmim seco.

Essa mistura é muito usada como um feitiço para atrair a pessoa amada. As ervas são consumidas em infusão, como chá.

• Lenda das Cores:

Uma das lendas mais bonitas a respeito dessa flor conta que no passado, em tempos anteriores aos que podemos contar, todas as flores eram completamente brancas.

Então um artista muito habilidoso decidiu colorir todas elas, e perguntou a cada espécie de quais cores gostariam de ter. O jasmim se prontificou a dizer que gostaria de ser dourado.

No entanto, o artista considerou uma afronta a flor se manifestar antes da majestosa rosa, e por isso puniu o jasmim o deixando para o final.

Quando finalmente chegou a sua vez, o jasmim não se manifestou novamente, e disse que não iria mais escolher cor alguma. Então o artista deixou de colorir essa flor, e ele permaneceu branco como a neve para sempre.

Sonhando Com A Flor De Jasmim – O Que Podemos Interpretar Disso?

Se você sonhar com um belo jasmim saiba que o significa é interpretado com muita positividade. Acredita-se que esse seja um sinal de que você vai se divertir muito nas próximas horas.

Para as mulheres o sonho pode ainda ter outro significado, e diz que um belo exemplar do sexo oposto está por vir, despertando uma ardente e intensa paixão.

Já o sonho com jasmim seco tem o sentido exatamente oposto, principalmente quando o sonhador é um homem. Ele indica relações amorosas conturbadas e fracassadas.

Quando as flores aparecem no sonho cortadas ou caídas significa um declínio na vida financeira e pessoal. Para pessoas famosas isso significa uma carreira que se encerrará.

O Jasmim E A Feminilidade

Outra análise interessante que podemos observar é a associação do jasmim com a feminilidade. Tanto é que essa flor é indicada para melhorar a lactação de mulheres em período de amamentação.

Anteriormente também comentamos sobre o uso do chá de jasmim como uma forma natural de aliviar as dores e cólicas relacionadas ao período menstrual.

A associação do jasmim com as mulheres tem diversas interpretações. Com certeza uma das mais importantes é por conta de seu perfume delicado e marcante, tal como a personalidade da maioria das mulheres.

Toques Culinários Com Jasmim

O que muita gente não sabe é que o jasmim também pode ser usado na culinária.
A aplicação pode ser tanto estética, na decoração de pratos e bebidas, quanto para o próprio sabor, já que o jasmim muitas vezes atribui um aroma e uma fragrância única.

1. Sorvete de jasmim:

Sorvete de Jasmim
Sorvete de Jasmim

Use as flores de jasmim para fazer um excelente sorvete. Para isso, mergulhe as flores em água fria e deixe em descanso por pelo menos 3 horas.

O caldo obtido dessa infusão deverá ser então fervido em uma panela. Adicione canela e açúcar à mistura.

A mistura deverá receber também doses de proteínas e rum quando já estiver fria. A partir disso você terá uma massa cremosa que deverá ser levada ao freezer.

Deixe por duas horas, retire a mistura e bata em um liquidificador, ou com uma colher. Em seguida leve novamente ao freezer. Sirva gelado com uma cobertura de morango.

2. Chá Refrescante De Jasmim Com Framboesa:

Chá Refrescante De Jasmim Com Framboesa
Chá Refrescante De Jasmim Com Framboesa

Ferva 250 ml de água e adicione a mistura de chá verde. Deixe reservado por 5 minutos em infusão.
Coe a bebida e, quando esfriar, adicione mais 700 ml de água gelada. Em seguida coloque as framboesas e eixe reservado por mais um período. Sirva gelado.

Essas são apenas duas as diversas receitas que você pode fazer usando jasmim como ingrediente principal. Essa flor é extremamente versátil também para a culinária e para bebidas para o verão.

A flor de jasmim é uma queridinha de quem é apaixonado por jardinagem. Além disso também pode ser um ingrediente chave para preparar deliciosas receitas para toda a família.

Veja também

Ficha Técnica da Flor Narciso: Raiz, Folhas e Caule

As flores podem ter muitas utilidades para as pessoas, o que depende bastante de quem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *