Home / Plantas / Lista de Tipos e Espécies de Cactos Grandes e Pequenos

Lista de Tipos e Espécies de Cactos Grandes e Pequenos

As plantas são uma parte muito bonita da natureza, que, além da questão da sua beleza, também atraem a atenção das pessoas pela forma como podem ser úteis para toda a vida na Terra.

Dessa maneira, as plantas podem ser usadas para diversos objetivos, que podem variar de acordo com os gostos de cada pessoa. De qualquer forma, o certo é que qualquer ambiente precisa de plantas, seja para a produção de gás oxigênio, para a retenção de água, para a produção de frutas, para fixar o nitrogênio no solo ou outras inúmeras e incontáveis finalidades das plantas.

Assim, por um ou outro motivo, elas são populares em cada canto do mundo. Isso acontece até mesmo nos ambientes mais extremos, como é o caso dos desertos. Ainda que as temperaturas nos desertos sejam altíssimas e o nível de umidade do ar seja baixíssimo, há plantas por lá para evitar que tudo seja ainda pior. No caso, são os cactos que fazem esse trabalho nos desertos, retendo água que pode ser usada pelas pessoas e que mantém o mínimo de nutrientes no solo.

Veja abaixo uma lista de cactos que podem ser encontrados em todo o mundo, com tamanhos que podem variar e tipos muito diferentes.

1 – Cacto-Bola

O cacto-bola também recebe o nome de cacto cadeira-de-sogra. De qualquer forma, esse tipo de planta pode chegar aos 30 centímetros de altura, sendo muito comum o seu plantio em vasos. Dessa maneira, se torna mais fácil uso do cacto em questão no interior de casas, já que o seu cultivo também é facilitado em outras questões – o cacto, por ser natural de locais secos e de solos ácidos, necessita de poucos nutrientes e pouca oferta de água para se reproduzir bem.

Portanto, se você deseja ter um novo cacto em sua casa, o cadeira-de-sogra pode ser muito útil. Ademais, no verão esse cacto floresce de forma muito bela, com flores rosas no alto do cacto.

Cacto-Bola
Cacto-Bola

2 – Cacto San Pedro

O cacto San Pedro possui origem na América do Sul, sendo um exemplo clássico de cacto pontiagudo. Muito usado por indígenas de Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela e Brasil, esse tipo de cacto é uma ótima opção quando o objetivo é encontrar água em locais secos. Isso porque o cacto, de praticamente qualquer espécie e em quase todos os locais do mundo, possui a habilidade de reter água em seu interior.

Com a técnica adequada, portanto, é possível fazer uso dessa água. Essa planta também é muito reconhecida por ter características medicinais, sendo usada para ajudar no tratamento de inúmeros problemas ligados à saúde.

Cacto San Pedro
Cacto San Pedro

3 – Cacto Cabeça-de-Frade

Com formato cilíndrico, o cacto cabeça-de-frade possui forma arredondada e em nada lembra aquele tipo de cacto mais comum e corriqueiro que as pessoas se acostumaram a ver em filmes e desenhos de todo o mundo. Dessa forma, esse tipo de cacto gosta de dar belas flores, que possui um tom de vermelho bastante atrativo.

O cacto em questão é natural do México, um país que já possui uma enorme oferta de tipos de cactos diferentes. Porém, ainda assim o cacto cabeça-de-frade consegue destaque no local, sendo a opção de muitas famílias para o cultivo em casa. Assim, o cultivo desse tipo de cacto também é muito simples de ser realizado.

Cacto Cabeça-de-Frade
Cacto Cabeça-de-Frade

4 – Cacto Pedra

O cacto pedra é um tipo muito especial de cacto, já que consegue se camuflar no ambiente, ficando bastante semelhante a uma pedra. Também de origem mexicana, esse cacto pode passar desapercebido pelas pessoas, já que possui uma grande capacidade de se “esconder” em meio à areia do deserto ou às pedras ao seu redor.

O cacto pedra dá flores amareladas, sendo mais comum que esse tipo de cacto floresça no verão, quando o sol é mais forte e, assim, a planta encontra o clima perfeito para se desenvolver de maneira plena. Esse tipo de cacto é muito sensível ao frio e pode morrer em pouco tempo quando exposto a temperaturas muito baixas, assim como também não gosta de muita umidade ou solo encharcado. O excesso de água, dessa forma, pode apodrecer o caule do cacto e fazer com que a planta morra de maneira ainda mais rápida.

Cacto Pedra
Cacto Pedra

5 – Cacto-da-Primavera

O cacto-da-primavera é uma das espécies mais floridas de cacto, já que dá flores muito belas ao longo de muitas semanas. Esse tipo de cacto costuma ter flores na cor rosa ou vermelha, chegando até os 40 centímetros de altura quando em sua fase mais desenvolvida. No hemisfério Norte, o cacto em questão dá flores durante a Páscoa, recebendo o nome de cacto-da-páscoa em muitos países dessa metade do planeta Terra.

A cacto-da-primavera pode ser criada muito bem em vasos, até mesmo pela sua baixa estatura e pelo fato de ser muito simples cuidar dessa planta, assim como acontece com a grande maioria dos cactos.

Cacto-da-Primavera
Cacto-da-Primavera

6 – Cacto-Vela

O cacto-vela é um tipo diferente de cacto, que suporta temperaturas mais baixas e níveis mais altos de umidade. Dessa forma, esse tipo de cacto pode chegar até mesmo aos 9 metros de altura, tendo um grande porte.

Esse cacto, ao contrário daqueles exemplares dos desertos, gosta de solos ricos em matéria orgânica, pois isso torna a árvore ainda mais forte para sustentar todos os problemas que pode vir a enfrentar. Portanto, se você desseja ter um exemplar do cacto-vela, saiba que é necessário possuir um solo rico em nutrientes.

Cacto-Vela
Cacto-Vela

7 – Cacto Cereus

Comum na Colômbia, o cacto cereus pode chegar aos 15 metros de altura quando em sua fase mais desenvolvida. Esse tipo de cacto apresenta um verde mais clara como sua cor principal, sendo o tipo de cacto que não se pode ter em casa, até mesmo pela sua altura.

Cacto Cereus
Cacto Cereus

As suas flores surgem no verão, sendo brancas e chamando bastante a atenção por enfeitar um cacto que já é chamativo pela altura elevada. O cacto apresenta espinhos ao longo de toda a sua extensão, por mais que nem todos sejam muito afiados. Os cuidados com esse tipo de cacto são muito básicos, sendo que ele não precisa de grandes complexidades em relação ao cultivo para crescer.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *