Home / Plantas / Árvore De Framboesa: Raiz, Folha, Flor, Fruto, Fotos E Nome Científico

Árvore De Framboesa: Raiz, Folha, Flor, Fruto, Fotos E Nome Científico

Provavelmente você já tenha ouvido falar sobre a fruta framboesa. Apesar de não ser muito comum encontra-las em casas, fruteiras ou em feiras, é uma planta muito comum de se encontrar em produtos industrializados. A framboesa pode ser utilizada para diversas coisas, apesar de talvez, não ter tido acesso a ela pessoalmente, é provável que já a tenha encontrado diversos tipos de produtos como por exemplo: balas, pirulitos, gelatinas, sucos, vitaminas, entre outros.

Vamos aprender mais sobre essa fruta, sobre a árvore que a contém  e sobre  seus métodos de cultivo.

Árvore de Framboesa

O nome da árvore que contém o fruto da framboesa é a framboeseira. Um pé de framboesa se assemelha muito a um pé de amora. Além disso seus frutos também são muito parecidos com amoras. A framboeseira é uma planta perene, ou seja, ela pode viver por muitos anos, e frutificar mais de uma vez. As framboesas são encontradas nas pontas dos ramos da framboeseira.

Existem alguns cuidados específicos para cultivar uma framboeseira, isso porque ela faz parte da família das rosáceas. Uma das características mais marcantes dessa planta são seus espinhos. Seu crescimento é acompanhado do desenvolvimento de espinhos pontiagudos por todos os seus galhos e ramos. É impossível colher uma framboesa sem ser arranhado ou atingido por um deles.

Basicamente, essa planta é como sua semelhante, a amoreira. Ambas se desenvolvem em diversos tipos de solo. Seu crescimento é muito rápido. Em um ano e meio ou menos, já é possível colher frutos de uma semente plantada.

As condições do solo são importantes, quanto melhor o solo melhor chances de desenvolvimento e frutificação. Porém, em condições menos favoráveis, elas também se desenvolvem. Basicamente, essa planta vai precisar de muito espaço, por causa do seu crescimento rápido, muita água, para nutrir a suculência de seus frutos, sol e luz. O clima também não é um empecilho para o crescimento dessas plantas, elas são resistentes às baixas temperaturas e são favoráveis ao calor tropical.

Fruto da Framboeseira

A framboesa tem um sabor muito diferente, exótico e característico. Faz parte do grupo de frutas chamadas de frutas vermelhas. A junção do grupo todo é feita por amora, morango, framboesa, mirtilo, entre outras.

Existem diferentes tipos de framboesa. Entre eles a framboesa preta, dourada e vermelha. Há também uma framboesa cultivada na Coréia, ela também tem cor escura e pode ser confundida com a framboesa preta. As que mais conhecemos são as framboesas vermelha e preta.
Existe também, a framboesa roxa. Porém essa nada mais é do que uma junção entre duas espécies, preta, vermelha

A fruta não é cultivada no Brasil como outras frutas. O pouco que é cultivado não é direcionado para o consumo in natura, mas é direcionada para fabricação de produtos industrializados. Por isso não é tão comum encontrar essa fruta em mercados, sacolões ou feiras.

A framboesa e amora são extremamente parecidas, é possível até confundir uma com a outra. Porém há alguns modos de descobrir qual é qual. Primeiramente o formato, o da framboesa tende a ser maior e mais arredondado que a amora, também, o interior da fruta, por dentro amora é preenchida e a framboesa é oca.

Raízes e Folhas da Framboesa

Como já citado, a framboesa é um arbusto muito espinhoso. As folhas dessa planta também são envoltas de microespinhos. Esses não machucam, mas são notórios ao toca-las.

Além do sabor singular e diversas utilidades da fruta, a planta tem diversos benefícios para a saúde. Para a utilização de todas as suas propriedades, é possível usar raízes, folhas ou a própria fruta.
Esses benefícios envolvem:

  • Combate a problemas intestinais: Muitos produtos que contribuem para o bom funcionamento da flora intestinal contém framboesa. É possível encontrar iogurtes e sucos com essa especificidade. A framboesa contém fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino.
  • Alívio de dores menstruais: Para esse benefício é recomendado o chá de framboesa. Ele pode ser feito através das folhas. Além de diminuir as dores as propriedades contidas no chá podem diminuir o fluxo e alinhar o ciclo menstrual.
  • Saúde da pele: os benefícios não param por aí. O fruto da framboesa tem a capacidade de melhorar o aspecto da pele, deixando-a mais vívida e combatendo as rugas e linhas de expressão. É possível encontrar máscaras faciais a base de framboesa, assim seus ativos trabalham diretamente na pele.
    Benefícios da Framboesa
    Benefícios da Framboesa

Cultivo da Framboesa

O pé de framboesa é bem resistente a diversos tipos de solo. Para o cultivo dessa planta certifique-se de que ela terá um bom espaço para crescimento e desenvolvimento. Também seja cauteloso com as pessoas que vivem em sua casa. A framboeseira deve ficar fora do alcance de crianças e animais, assim é possível evitar acidentes. Ainda assim, avise aos adultos sobre os espinhos que crescerão ao crescer da planta.

Essa planta é amante do clima frio, se isso for o forte de sua cidade, já está no lucro. Apesar disso, ela se desenvolve em locais com alta temperatura. A resistência dessa planta é chocante.

O solo ideal deve ser aerado e bem drenado. A rega deve ser moderada e sempre verificando se o solo está úmido ou seco, caso esteja muito úmido, é recomendado espaçar mais as regas. Não é necessária uma adubação extra, porém se for possível, a planta agradecerá.

A colheita deve ser feita com cuidado ao manusear a planta. Seus espinhos podem causar feridas. Use luvas de proteção. Essa colheita deve ter o menor contato com a fruta. Apesar da resistência da planta, a fruta pode amassar e se deteriorar com muito contato.

A poda é muito importante para a nova frutificação, os ramos que frutificaram não irão mais frutificar no próximo período, portanto, devem ser retirados. Além disso, as folhas e flores secas ou murchas também devem ser retiradas. Desse modo, a planta concentra sua energia e nutrientes em áreas vivas e frutíferas.

Conclusão: Framboesa Em Casa

Portanto, se você tiver um espaço sobrando no quintal, ou um vaso grande disponível, já é possível plantar sua própria framboeseira. Aproveite para ter um fruto tão valioso e natural em casa.

Veja também

Bananas no Supermercado

Quais São os Tipos de Banana?

Acho que não existe fruta mais brasileira que a banana, não é verdade? O nosso …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.