Home / Plantas / Características do Mamão: Flor, Época, Colheita e Raiz

Características do Mamão: Flor, Época, Colheita e Raiz

O mamão (nome científico Carica papaya) é um fruto característico de regiões tropicais e subtropicais, com intolerância a regiões de clima frio.

Uma das características do mamão, que possibilita grandes vantagens em termos comerciais, é a rapidez da sua floração e frutificação após o plantio. Aqui no Brasil, a produção é intensa, seja para comercialização dentro do mercado interno, seja para exportação para os Estados Unidos e Europa.

A origem da fruta remonta a locais como a Colômbia, Equador, Peru e aos pés dos Andes, de onde teria se propagado para o restante da América Latina e América Central.

Neste artigo, você conhecerá importantes características referentes ao mamoeiro (tais como informações sobre as flores e raízes), assim como referente ao seu plantio e colheita.

Então venha conosco e boa leitura.

Características do Mamão: Benefícios Nutricionais

Mais de 80% da composição do mamão é formada por água. Entre as vitaminas, podem ser encontradas as vitaminas A, C, E e vitaminas do Complexo B. Os sais minerais são Potássio, Cálcio, Magnésio, Zinco, Cobre, Fósforo e Ferro. Também é possível encontrar uma grande concentração de fibras, além de antioxidantes.

O baixo teor calórico associado à presença de fibras (as quais proporcionam sensação de saciedade) colabora para que esta fruta seja uma aliada no processo de emagrecimento. Substâncias como a papaína e a fibrina também auxiliam no processo digestivo.

Em razão da presença de vitamina C, o mamão auxilia no processo de cicatrização do organismo. Essa vitamina C junto com a vitamina A, vitaminas do complexo B, betacaroteno e fibrina, auxilia no rejuvenescimento da pele. As vitaminas A, C e do complexo B, ao atuarem em conjunto com os antioxidantes, otimizam o sistema imunológico e as defesas naturais do organismo, prevenindo inclusive contra gripes e resfriados.

Os antioxidantes atuam na prevenção de uma grande variedade de doenças, dentre as quais o câncer está incluso. Quando os antioxidantes se unem a minerais tais como o Magnésio, Cobre e Potássio, possibilitam proteção ao sistema imunológico. Os antioxidantes também auxiliam na prevenção de sinais de envelhecimento precoce.

O mineral Fósforo é um excelente aliado no combate ao cansaço e fadiga muscular, auxiliando o organismo a se recuperar após longos períodos de esforço repetitivo. O mineral Cálcio protege os ossos e previne contra a osteoporose.

A vitamina B2 alivia os danos causados pelo estresse excessivo e protege o sistema nervoso. As vitaminas A, E e o mineral Zinco auxiliam a reduzir o avanço da degeneração macular associada ao envelhecimento.

Características do Mamão: Folhas, Flores, Tronco, Raiz e Fruto

Porte Físico

Mamoeiro
Mamoeiro

O mamoeiro é uma planta herbácea de haste única, que atinge a altura mínima de 2 metros e altura máxima entre 8 e 10 metros (dependendo do que indica a fonte bibliográfica).

Folhas

Folhas do Mamão
Folhas do Mamão

As folhas do mamoeiro são grandes, medindo entre 20 e 60 centímetros. Possuem formato ‘ramificado’ com 7 lóbulos. Essas folhas possuem pecíolos (ou seja, hastes de inserção) longos.

Flores

Flores do Mamão
Flores do Mamão

As flores talvez sejam uma das estruturas mais intrigantes do mamoeiro, uma vez que podem apresentar gênero macho, fêmea e hermafrodita.

As flores macho possuem o pendão longo e a presença de 10 estames, ao passo que as flores fêmea não possuem estames, o pendão é curto, porém, possuem pistilos.

Flores hermafroditas apresentam pistilos e estames e podem até se autofecundarem.

Pé de Mamão
Pé de Mamão

Tronco

Tronco do Mamoeiro
Tronco do Mamoeiro

O caule/tronco é ereto, sendo pouco ou simplesmente não ramificado. Possui diâmetro compreendido entre 10 e 30 centímetros. É cilíndrico, oco, esponjoso, fibroso e flexível. A coloração é cinza e pode-se notar a presença de várias cicatrizes foliares.

Fruto

Mamão Cortado
Mamão Cortado

A polpa do mamão é lisa e carnosa, com coloração entre o vermelho vivo e o alaranjado. Possui numerosas sementes, as quais são de tamanho pequeno e se dispõem no meio da polpa, sendo cada uma delas revestidas por uma cápsula proteica. A casca é bem aderida à polpa e extremamente sensível a atritos.

O formato periforme (típico do mamão papaya) é o mais comum, no entanto, o tamanho e o formato do mamão mudam de acordo com a sua variedade. O mamão vietnamita, por exemplo, possui formato cilíndrico.

Raiz

Raiz do Mamoeiro
Raiz do Mamoeiro

O sistema radicular do mamoeiro é do tipo pivotante, no qual a raiz principal é bem desenvolvida. As raízes secundárias são pouco abundantes, embora atinjam uma profundidade considerável.

Características do Mamão: Qual a Melhor Época Para o Plantio e/ou Colheita?

A melhor época para realizar o plantio é durante o período de chuvas, visto que as sementes precisam de regas regulares, o mesmo princípio é válido para as mudas. O mamoeiro também aprecia umidade elevada, ou seja, em torno de 80%. O solo ideal é do tipo arenoso e argiloso, com pH compreendido entre 5,5 a 6,6 e alto teor de matéria orgânico.

De 3 a 4 meses após o plantio, as primeiras flores e frutos já começam a despontar. O período ideal para colheita, é antes de o mamoeiro completar 3 anos de idade, visto que após esse período o mesmo adquire uma altura muito elevada.

O mamoeiro pode gerar frutos durante o ano inteiro, com média produtiva de 50 quilos de mamão ao ano.

Suscetibilidade do Mamoeiro às Infecções

O mamoeiro é suscetível a uma variedade de pragas e doenças, dentre elas o vírus da mancha-anelar, também conhecido como mosaico-do-mamoeiro, a qual é considerada a mais comum, e implica em sintomas como o amarelecimento das folhas mais novas, redução da lâmina foliar, entre outras manifestações.

Comer Mamão
Comer Mamão

Outros quadros de viroses são resultantes da ação do vírus da meleira (transmitido principalmente pela mosca branca) e o vírus-do-amarelo-letal. Infecções fúngica também são bastante prevalentes, tais como a antracnose; a varíola; manchas e lesões necróticas no fruto, caule e folhas; o oídio (caracterizado por massas difusas de cor branca, distribuídas ao longo das folhas), entre outros quadros.

*

Agora que você conhece importantes características e curiosidades sobre este vegetal de clima tropical tão apreciado e rico em benefícios, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BELONI, P. Ativo Saúde. Conheça 15 benefícios do mamão para sua saúde. Disponível em: <https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/beneficios-do-mamao/>;

Cultura do mamoeiro. Disponível em: < https://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/fitotecniatecnologiadealimentosesocioeconomia716/aparecidaconceicaoboliani2384/roteiro-de-aula-cultura-mamoeiro.pdf>;

OLIVEIRA, A. A. R.; FILHO, H. P. S.; FILHO, P. E. M. Embrapa. Manejo das Doenças do mamoeiro. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/50852/1/Curso-Manejo-Doencas.pdf>;

STUMPF, M. Faz Fácil Plantas & Jardim. Mamoeiro (Carica papaya). Disponível em: < https://www.fazfacil.com.br/jardim/mamoeiro/>.

Veja também

Flor de Pessegueiro: Época de Florada, Características e Fotos

O Brasil é um país com uma grande variedade de espécies quando nos referimos à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *