Home / Plantas / Como Fazer Muda de Lágrima de Cristo? Como Germinar?

Como Fazer Muda de Lágrima de Cristo? Como Germinar?

A lágrima de cristo é uma planta muito especial, ela floresce e chama atenção de todos que a observam pela primeira vez. 

É uma planta que se destaca pela sua incrível adaptabilidade. É uma trepadeira que obteve excelente adaptação ao meio urbano, em zonas ensolaradas. E precisa do sol para se desenvolver e dar suas lindas flores. 

Veja a seguir as principais características da flor lágrima de cristo, como fazer mudas e como germinar a planta!

Conheça a Flor Lágrima de Cristo

A lágrima de cristo é uma trepadeira que precisa de cuidado e atenção, pois ela libera gavinha para se prender ou “escalar” qualquer coisa que ela consiga. 

Seja outras árvores, ou mesmo muros e cercas, a lágrima de cristo se desenvolve de maneira espetacular. Ela cresce rápido e precisa de podas regulares para não “invadir” o espaço de outras plantas. 

Vale lembrar que se não forem podadas regularmente, podem alcançar os incríveis 3 metros de altura. 

Elas são flores muito cultivada em diferentes regiões do Brasil, porém, se dá melhor em temperaturas amenas. Ela se desenvolve tanto em sol pleno, como também em meia sombra, com sol apenas na parte da manhã. 

Suas folhas são de coloração verde escura e totalmente ramificadas, com nervuras bem marcantes. 

Já as flores são belíssimas, pequenas, de coloração vermelha, rosa ou branca. Elas surgem durante o ano todo, mas é na primavera e no verão que a planta tem o seu ápice de flores. 

Ela é utilizada amplamente para fins ornamentais, sobretudo por causa da sua rara beleza. além disso, as flores produzem pequenos grãos, semelhantes a um grão de café, que deixa a planta ainda mais charmosa. 

Lágrima de Cristo Ornamentais
Lágrima de Cristo Ornamentais

Abaixo você pode conferir como fazer mudas da planta e reproduzi-la, desta maneira você pode presentear seus amigos e amigas com belos ramos da lágrima de cristo. 

Para saber como, veja os passos abaixo!

Lágrima de Cristo: Como Fazer Mudas?

Fazer mudas de uma planta nem sempre parece uma tarefa fácil, porém, ao contrário do que muitos pensam, não há complicações e se seguir os passos da maneira correta, pode reproduzir a planta a partir de diversas mudas. 

É importante destacar que o período ideal para realizar o transplante de muda é na primavera. Veja o passo a passo a seguir!

  1. Primeiramente, obtenha um galho, ou um ramo de uma lágrima de cristo já existente. Você pode conseguir com alguém que já possua ou em floriculturas, se você ainda não tiver essa bela planta em sua casa. 
  2. Depois, raspe as extremidades, deixe a parte mais dura de fora e priorize o interior esbranquiçado da planta, deixe-o à vista. 
  3. Leve a um vaso com água e espera que as raízes se desenvolvam, isso pode demorar até 2 semanas.
  4. Feito isso, ela já pode ser plantada diretamente na terra. Escolha o local desejado e realize o transplante. O período ideal é a primavera. 

Você pode fazer isso com qualquer planta, ou mesmo quantas vezes quiser, então não perca tempo e reproduza essa linda planta que é a lágrima de cristo. 

Cientificamente, a planta recebe o nome de Clerodendrum Thomsonae é classificada dentro da família Lamiaceae, um vasto grupo de plantas que dão belíssimas flores, como por exemplo a Coração Sangrento. 

Mas popularmente recebe o nome de lágrima de cristo, que apesar do nome triste, representa que a beleza pode aparecer até mesmo perante as maiores dificuldades. 

É um flor que merece atenção e se tratada da maneira correta, pode viver longos ano e dar belas flores, enfeitando o seu quintal ou jardim. 

Você plantá-la tanto em vasos, quanto diretamente na terra. O ambiente que você irá plantar influenciará diretamente no desenvolvimento da planta, o quanto ela irá crescer depende exclusivamente disso, das podas e da quantidade de água que você fornecerá. 

Confira a seguir como adquirir sementes da planta e como germina-las para posteriormente plantá-las na sua casa. 

Como Germinar a Lágrima de Cristo? 

A germinação consiste em liberar a casca dura da semente para que a planta possa crescer e se desenvolver da maneira adequada. 

Para germinar, é claro, você precisa de sementes da lágrima de cristo. Você pode encontrar em feiras, mercados, na própria internet ou com alguma pessoa que já possua a planta. 

Depois que você adquirir as sementes, veja o passo a passo a seguir para conseguir germina-la de maneira efetiva. 

Existem duas formas de germinar: uma diretamente na terra, outra em um pote com água. As duas funcionam, porém, diretamente na terra pode demorar um pouco. 

  1. Posicione as sementes em um pote, em cima delas, coloque um papel toalha úmido e tampe o pote. Deixe por alguns dias e abra apenas para trocar o papel e colocar um pouco de água nova. 
  2. Ao notar que as sementes abriram, leve à terra e plante para que ela se desenvolva. 
  3. Você pode também germina-las diretamente na terra, desta maneira, ela não precisa ser transplantada e crescerá já no lugar que você escolheu. 
  4. Faça um pequeno buraco de no máximo 0,5 cm e coloque as sementes, molhe um pouco para que a terra fique úmida. 
  5. Lembre-se deixar no sol, mas não totalmente exposta, ela precisa estar em ambiente com meia sombra para germinar. 
  6. Os nutrientes da terra auxiliam a germinação e desde pequena, ela já está em contato com eles, absorvendo-os. 
Características da Lágrima de Cristo
Características da Lágrima de Cristo

Para germinar qualquer semente você pode seguir esses passos. Porém, antes de cultivar qualquer planta, pesquise suas principais características e fique por dentro dos cuidados necessários. 

Veja abaixo os principais cuidados que você deve ter ao cuidar da lágrima de cristo.

Dicas e Cuidados com a Lágrima de Cristo

É uma planta que adora água, mas não quantidades exageradas, então regue ao máximo 3 a 4 vezes na semana. Sem deixar a terra encharcada, é preciso estar apenas úmida. 

Escolha uma terra de qualidade, com matéria orgânica e rica em nutrientes, que possa fornecer a quantidade ideal que a planta precisa para se desenvolver. Uma terra bem drenada, que a água flua com facilidade também faz toda a diferença. 

Lembre-se de sempre poda-la, por se tratar de uma trepadeira, ela tende a crescer em cima de outras árvores e muitas vezes, pode “invadir” o espaço dela e prejudicá-la. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *