Home / Plantas / Mamão Vietnamita: Benefícios, Fotos e Características

Mamão Vietnamita: Benefícios, Fotos e Características

O mamão, assim como a banana, é uma fruta nativa e extremamente característica de regiões com clima tropical e subtropical. Possui muitas variedades, as quais se diferenciam entre si por características como o tamanho, o peso e algumas nuances no sabor e textura da polpa.

Uma dessas variedades é o famoso mamão vietnamita, que também conhecido como mamão vietnamita Kaek Dahm, o qual é conhecido por apresentar frutos com alto valor de mercado e grande resistência às viroses.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o mamão, mas precisamente sobre a variedade mamão vietnamita, suas características e benefícios nutricionais.

Então venha conosco e boa leitura.

Origem do Mamão

A grande hipótese sobre a fruta é que ela teria surgido na porção tropical da América, envolvendo a América Latina e América Central. Acredita-se que os pontos iniciais de prevalência da fruta teriam sido no Equador, no Peru, na Colômbia e aos pés dos Andes. A disseminação para o restante do continente teria ocorrido aos pés dos Andes, a qual se concretizou com rapidez em decorrência da velocidade de propagação das sementes, favorecida inclusive pela ação dos pássaros.

Essa propagação proporcionou que a fruta chegasse inclusive ao Brasil. No entanto, a produção para fins comerciais por aqui é recente, e se iniciou a aproximadamente 40 anos atrás. Anteriormente, o mamão era cultivado em pomares e jardins

Mamão Vietnamita: Benefícios

Todas as variedades de mamão compartilham dos mesmos benefícios nutricionais, embora haja diferença na intensidade desses benefícios entre uma variedade e outra.

A composição do mamão apresenta mais de 80% de água; além disso, há uma concentração considerável de fibras, minerais (como o Potássio, Cálcio e Ferro), além das vitaminas A, C e vitaminas do complexo B.

Substâncias tais como a fibrina e a papaína são altamente benéficas para auxiliar na digestão, em razão de suas propriedades laxativas.

A papaína e a fibrina também atuam auxiliando o processo de cicatrização do corpo, juntamente com a vitamina C, excelente para regeneração da pele.

As vitaminas existentes no mamão, assim como as substâncias antioxidantes possibilitam proteção extra ao sistema imunológico, prevenindo contra o aparecimento de infecções oportunistas, tais como gripes, resfriados e dores de ouvido (relacionadas à infecção).

Dentre os antioxidantes, os carotenoides e flavonoides atuam em conjunto com as fibras da fruta bem como com os minerais Potássio, Cobre e Magnésio. Essa combinação proporciona proteção ao sistema cardiovascular, para que o mesmo funcione perfeitamente.

Os antioxidantes também previnem contra doenças, inclusive até mesmo contra o câncer, além de prevenirem contra o processo natural de envelhecimento do organismo e da pele, reduzindo o aparecimento das rugas e o ressecamento. Esse rejuvenescimento da pele é otimizado ainda mais pela presença das vitaminas encontradas no mamão (ou seja, A, C e vitaminas do complexo B), além da fibrina e betacaroteno.

Essas mesmas vitaminas, aliadas com o mineral Fósforo, colaboram para que haja redução do cansaço e da fadiga muscular, especialmente após períodos repetitivos de esforço (como por exemplo, após uma atividade física).

A vitamina B2, também conhecida como Riboflavina, é excelente para prevenir contra os danos resultantes de altas cargas de estresse, ajudando a preservar o sistema nervoso.

A vitamina A e o Zinco são excelentes aliados para prevenir contra quadros de degeneração macular diretamente ligados à idade.

O cálcio presento no mamão auxilia no fortalecimento ósseo e muscular.

A substância chamada papaína possui propriedades laxativas e calmantes, fazendo desta fruta uma ótima aliada para aliviar quadros de constipação intestinal.

Além dos benefícios para a pele, o mamão é excelente para o cabelos, podendo, inclusive, ser adicionado às máscaras capilares. Este fruto ajuda a controlar a caspa, nutrir os fios e remover o excesso de proteínas que possam obstruir os fios e impedir o pleno desenvolvimento e crescimento dos fios.

Uma última curiosidade sobre os benefícios da fruta é que a ingestão diária de uma fatia de mamão em jejum auxilia no bom funcionamento dos rins, assim como do fígado.

Mamão Vietnamita: Características

O fruto do pé de mamão vietnamita possui formato cilíndrico e alongado, é bastante pesado e grande, medindo entre 3 a 6 quilos. Sua polpa é bastante doce e de um vermelho muito vivo. Em razão dessas belas características, possui um grande valor comercial agregado.

O formato cilíndrico do mamão vietnamita, associado às suas grandes dimensões, configura uma das principais diferenças em relação ao mamão papaya tradicional de formato periforme, ou seja, semelhante a uma pêra. Convém lembrar que o mamão papaya também é pequeno e de proporções relativamente compactas.

Mamão Papaya
Mamão Papaya

A casca é muito fina e aderida à polpa, ao passo que, ao ser retirada remove-se também uma parte da polpa. Por essa razão, é muito importante verificar a casca antes de consumir o mamão, caso ela esteja machucada, com rachaduras, com picadas de insetos ou partes escuras (indicando infecção por fungos), o fruto não deve ser consumido.

Uma estratégia para conservação do mamão maduro é armazená-lo na geladeira. Caso, ele ainda esteja verde, a recomendação é que antes do consumo ele seja embalado em folhas de papel jornal e mantido em um local fresco e escuro.

Mamão Vietnamita: Dicas para Cultivo

A primeira em mais importante dica é escolher um local no qual as condições de clima e de umidade sejam favoráveis, ou seja, que apresentem clima quente e úmido. O solo também é um fator extremamente importante e precisa ser adubado, fértil e bem drenado.

A forma de propagação é através de sementes. Após o cultivo, o crescimento é rápido. A floração e a frutificação ocorrem várias vezes (em alguns casos, até ao mesmo tempo), e durante o ano inteiro.

Por ser uma planta de clima tropical, o mamoeiro não tolera o frio, ou seja, as condições climáticas encontradas em regiões de clima temperado.

*

Agora que você já conhece importantes características sobre o mamão vietnamita, incluindo os seus benefícios nutricionais e aspecto físico, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BELONI, P. Ativo Saúde. Conheça 15 benefícios do mamão para sua saúde. Disponível em: <https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/ beneficios-do-mamao/>;

G10 Sementes. 100 Sementes do Mamão Vietnamita Kaek Dahm. Disponível em: <https://www.g10sementes.com.br/index.php?route=product/product&pro duct_id=162>;

Portal São Francisco. Mamão. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco .com.br/alimentos/mamao>.

Veja também

Qual é o Nome da Árvore que a Framboesa Nasce?

Framboesa, uma fruta pertencente ao gênero Rubus, também é da família Rosaceae. Essa frutinha contém vitamina …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *