Home / Animais / Quais as Plantas que São Tóxicas aos Gatos?

Quais as Plantas que São Tóxicas aos Gatos?

Cuidados com os Animais Domésticos

Quem tem pet em casa sabe que muitos cuidados e atenção são necessários. Quando junta a presença das crianças então, o cuidado deve ser dobrado. Além dos cuidados comuns de alimentar, levar ao veterinário, para passeios, castrar, banhos e tosas, alguns outros fatores devem ser levados em consideração na hora de adotar seu bichinho.

Morar em apartamento sem rede, com objetos pontiagudos por perto, sem espaço adequado para que ele possa sobreviver sem problemas psicológicos  sim, até mesmo os pets podem ser afetados com depressão e ansiedade.

O que fica por perto como planta, latas e sacolas é essencial para sua sobrevivência já que estamos falando de seres curiosos que gostam de cheirar, lamber e passar as patinhas por tudo, assim como as crianças mesmo. Para evitar que seu gato coma algo que não deveria, nós do Mundo Ecologia, trouxemos esse guia com algumas plantas que podem afetar a saúde do seu bichano.

Plantas que São Tóxicas aos Gatos

As flores e plantas merecem atenção especial quando pensamos em nossos felinos. Seja por interesse e de brincadeira, ou por comer coisas do tipo quando se sentem mal do estomago, os gatos vão direto sobre as flores principalmente até um ano de idade quando ainda são bem filhotes e normalmente mexem em tudo.

Muitas dessas plantas e flores são vendidas em floriculturas e tem o preço até mesmo acessível, ou seja, são vistas de forma frequentes dentro das casas. Se tratando de gatos, o trabalho de esconde-las ainda é pior, já que eles possuem capacidade de escalar móveis, dormir em locais inapropriados mesmo em alturas maiores  esse problema no caso, não temos com os cãezinhos.

Então, caso você esteja pensando em adotar um bichano ou quer colorir sua casa com flores e plantas, mas não sabe qual escolher, continue no nosso guia para saber mais.

  • Dama-da-Noite

    Dama-da-Noite
    Dama-da-Noite

Com cheiro bem forte, atrai abelhas, insetos e outros animais que tenham olfato apurado. Suas partes que fazem mal aos animais são seus frutos e suas folhas. No caso de ingestão além de náuseas, vômitos, também pode ocorrer agitação mental, psicomotora e distúrbios de comportamento.

  • Azaleia

    Azaleia
    Azaleia

Sua cor rosa chama atenção de decoradores e amantes de flores e cores. Seu nível de veneno varia, porém, quando ocorre pode causar sintomas até mais graves de saúde mesmo como: pressão baixa, convulsões, cegueira, e pode levar o animal a coma e posteriormente a óbito, além de problemas mais recorrentes como vomita, náusea e diarreia.

  • Mamona

    Mamona
    Mamona

Todas suas sementes são tóxicas, inclusive até mesmo para humanos. No caso dos pets, os efeitos após ingeri-la aparecem depois de um dia, e são os mais variados como diarreia, mucosas secas (olhos, boca), febre, cólicas, batimento acelerado do coração, vertigem, também levando a cama e até mesmo a óbito.

  • Lírio

    Lírio
    Lírio

Usada para composição de ambientes e até mesmo ornamento, os lírios fazem mal para os felinos. No caso, o perigo dessa flor está em suas pétalas. O consumo dela pode ocasionar as mais diversas irritações nos olhos, na boca e pele, agitação mental, alucinações, problemas respiratórios e outros problemas que vem, pois, com a boca irritada o animal não consegue engolir.

  • Bico de Papagaio

    Bico de Papagaio
    Bico de Papagaio

Sua seiva provoca os mais adversos efeitos como irritações, lesão, queimação, náusea seguida de vômitos e outros problemas gastrointestinais. Essa planta é utilizada em casamentos que possuam a predominância do vermelho e festividades do final do ano, fazendo com que os casos de intoxicações aumentem muito no mês de dezembro.

  • Espada de São Jorge

    Espada de São Jorge
    Espada de São Jorge

Antigamente, via-se muito dessa planta em lares, pois se acreditava que ela trazia prosperidade e protegia contra o mal olhado, entre outras crenças católicas ligadas ao santo. Seu veneno é menos poderoso e não causa tantos problemas, apenas dificuldade para respirar, e nas movimentações, além de salivação excessiva.

  • Copo de Leite

    Copo de Leite
    Copo de Leite

Muito presente nos lares brasileiros devido a sua beleza e praticidade de cuidados, o que poucos sabem que essa planta é toda tóxica e pode fazer mal a todos os pets. Em caso de consumo do copo de leite, sintomas como inflamações na garganta, língua e lábios, náuseas e vômitos também são vistos de forma frequente.

  • Samambaia

    Samambaia
    Samambaia

Se você é do Sudeste ou Sul do país, é quase que obrigatório ter uma samambaia em casa. Mesmo quando as regas não são frequentes e essa planta fica seca, seu veneno continue presente por sua estrutura. No caso do seu pet ter contato com ela ou come-la sem querer, ele poderá apresentar febre, hemorragia aparente no pelo (suor com sangue), diarreia com presença de sangue, anemia e caso não tratado poderá leva-lo a morte.

  • Violeta

    Violeta
    Violeta

Essa flor é muito barata e pode ser comprada em qualquer supermercado do país a preço bem acessível. No caso, por ter não um odor muito forte e traços delicados, algumas pessoas acham que ela não produz nenhuma toxicidade. Porém, seu consumo pode provocar gastrite, pressão baixa, problemas respiratórios, vômitos e diarreias.

  • Tomate Verde

    Tomate Verde
    Tomate Verde

Afim de evitar a utilização de agrotóxicos, algumas pessoas passaram a ter sua própria horta em casa e no Brasil, a fruta mais famosa é o tomate, já que é utilizada em saladas no almoço e jantar diariamente. Quando o fruto ainda não está maduro, a tomatina está em níveis altos e pode ser tóxica para os pets causando dificuldade para respirar, diarreia e vômitos.

  • Hibisco

    Hibisco
    Hibisco

Com o crescimento de pessoas procurando alimentos que auxiliem na perda de peso, o hibisco é um dos mais procurados e cultivados para esse fim. Porém, para os animais ele pode ser até mesmo fatal e causar danos à saúde como diarreia, vomito, rejeição de alimentos, náusea e perda de apetite.

O Que Fazer Caso seu Gato Tenha Consumido uma Planta Tóxica

Levar ao veterinário de maneira imediata é extremamente importante, já que algumas plantas só darão sintomas muitas horas depois, e para controla-los acaba sendo inviável em casos muito graves e seu bichano morrerá. Uma possível lavagem no estomago será feita, e dependendo da necessidade, inserir alguns remédios para controle de sintomas como febre e vômitos. Caso os sintomas persistam e não haja melhora, procure o profissional novamente.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *