Home / Plantas / Quantas Melancias Dão Por Pé? Árvore de Melancia?

Quantas Melancias Dão Por Pé? Árvore de Melancia?

A planta de melancia em seu estado selvagem originalmente veio da África. É uma espécie de plantas herbácea da família das cucurbitáceas. Citrullus lanatus é uma das variedades de melancia mais populares e podem ser um desafio para o crescimento, pois dependem do bom solo e do clima quente.

Quantas Frutas De Melancia Por Pé? É Uma Árvore?

A melancia é uma planta anual com caules rasteiros de até três metros de comprimento. As folhas , geralmente de forma triangular, são muito recuadas, com lóbulos arredondados, profundamente incisos, mas com seios também arredondados. Alguns são transformados em gavinhas, permitindo que a planta se agarre e suba em vários suportes.

As flores, com corola amarela pálida, são, como na maioria das cucurbitáceas, masculinas ou femininas, mas todas estão presentes no mesmo pé (planta monoica). Os frutos são bagas particulares, peponídeos, de forma esférica, mais ou menos oblongas, de cor verde escuro, muitas vezes marmoreado com branco.

Uma videira de melancia robusta e saudável é capaz de produzir duas a quatro frutas por planta. As flores femininas são bulbosas no fundo e permanecem na videira para produzir frutos depois que as flores masculinas caírem. Quando as flores femininas começam a dar frutos, pode parecer que o rendimento da sua colheita será grande; no entanto, muitas dessas jovens melancias irão murchar e morrer, e apenas os frutos mais resistentes amadurecerão.

Melancias requerem muito espaço para a videira se espalhar e desenvolver frutas. Dependendo da variedade que você está cultivando, melancias variam em tamanho de 5 a 30 quilos. As vinhas e raízes são tenras e facilmente danificadas, o que dificulta o desenvolvimento dos frutos e o rendimento das culturas.

Descrevendo a Planta Da Melancia

São plantas anuais com hábitos rasteiros ou de escalada.Seu caule hasteado estende-se por até 3 m de comprimento desenvolvendo-se pêlos amarelos ou castanhos nas hastes. As folhas têm 60 a 200 mm de comprimento e 40 a 150 mm de largura, lobadas ou duplamente lobadas e também surgem flores masculinas e femininas em hastes peludas de 40 mm de comprimento. Estas flores são amarelas, esverdeadas nas costas.

As hastes da planta são longas, fracas, de arrasto ou trepadeiras, com cinco ângulos (cinco lados) e seu desenvolvimento jovem é densamente lanoso, com pelos castanho-amarelados que desaparecem à medida que a planta envelhece. As folhas são grandes, grosseiras, peludas e alternadas e tendem a ficar duras e ásperas quando envelhecem. A planta tem gavinhas ramificadas.

As flores masculinas predominam no início da temporada dando lugar as flores femininas, que se desenvolvem depois, essas últimas com ovários inferiores. Os estilos estão unidos em uma única coluna. A fruta grande é uma espécie de fruto modificado chamado pepo com casca grossa (exocarpo) e centro carnoso (mesocarpo e endocarpo).

Pensando em Cultivar?

A melancia é a planta amante de calor por excelência e não tolera temperaturas baixas. Você pode começar a plantar melancias, uma vez que a temperatura do solo tenha um mínimo de 15 graus Celsius, embora a germinação ideal ocorre quando o solo aquece até cerca de 35 graus Celsius. Sabendo aproximadamente quantas melancias deseja colher é útil ao planejar quantas plantas irá cultivar em seu espaço.

Melancias são melhor cultivadas em fileiras em uma encosta para temperatura ideal, luz solar e drenagem. Deixe 60 centímetros de espaço entre cada planta e 1,5 a 1,9 metros de espaço entre cada linha. Se você notar que a videira se estende para áreas indesejadas, mova cuidadosamente a videira de volta para o espaço pretendido em crescimento.

Plantas de melancia crescem melhor em solos que drenam bem e são ricos em matéria orgânica e nutrientes. Para melhorar a estrutura do solo, misture 7 a 11 cm de composto orgânico em cada 15 ou 20 cm de solo antes de plantar suas melancias. Além disso, fertilizar a área a uma taxa de 07 kg de fertilizante 5-10-10 para cada 150 m² de espaço de jardinagem. Isso ajuda a criar as características do solo que as melancias precisam.

Plante as sementes de melancia diretamente no solo preparado depois de ter terminado com as alterações necessárias no solo. Enterre cada semente dois centímetros de profundidade. Divida cada planta em aproximadamente 03 metros. Se você estiver plantando mais de uma fileira de melancias, separe cada linha em aproximadamente 5,5 metros.

Manutenção pós Plantio

Reduza a competição de ervas daninhas e pragas e aumente o calor do solo cobrindo-o com plástico preto e cobrindo as plantas com coberturas de fileiras. À medida que a videira se desenvolve, retire as extremidades dos botões que começam a se desenvolver em vinhas laterais. Isso pode diminuir o número de frutos que sua planta produz, mas os frutos que permanecerem serão de melhor qualidade.

Regue o local de plantio duas vezes ao dia, ou conforme necessário, para manter os 2 centímetros superiores do solo consistentemente úmidos. Continue até que as melancias germinem, o que geralmente leva de cinco a dez dias. Uma vez que as plantas são estabelecidas, a água uma vez por dia, usando irrigação suficiente para umedecer o solo a uma profundidade de 15 cm. Evite alterar esta rotina de rega.

Plantação de Melancia
Plantação de Melancia

A irrigação irregular promove o estresse hídrico, que por sua vez pode causar frutificação deficiente ou frutas rachadas nesta planta que adora a água. Fertilize as melancias uma segunda vez quando as primeiras frutas começarem a aparecer, aplicando 250 gramas de fertilizante 33-0-0 para cada 15 metros de linha de melancia.

Dependendo da variedade específica de melancia, a fruta está pronta para colheita de 70 a 85 dias após o plantio. Uma melancia é preparada para colheita quando a parte inferior da fruta fica amarela e quando o caule da fruta fica marrom.

Você pode dizer que suas melancias estão prontos se você bater nelas com suas juntas e elas soarem vazias. O caule se romperá com facilidade e de modo limpo. Proteja suas culturas de melancia colocando um pedaço de papelão embaixo de cada fruta à medida que amadurece. Mantenha os frutos limpos e elevados do chão para diminuir a chance deles apodrecerem antes da colheita.

O Momento Certo De Colher

Uma melancia demora muito a amadurecer e, para os jardineiros excitados, a tentação de colher frutas cedo pode ser alta. Uma vez colhidas, as frutas da melancia param de amadurecer e as frutas colhidas cedo demais podem ser destinadas à pilha de compostagem, em vez da mesa de jantar. É importante permitir que o seu tempo de melancia atinja a plena maturidade no jardim. Conheça os sinais de que sua melancia amadureceu para evitar a colheita antecipada.

Uma melancia madura terá uma casca dura com uma mancha cremosa ou amarela na parte inferior, onde toca o solo. Em uma melancia verde, este ponto será branco ou verde claro. Este ponto é o indicador mais confiável de maturação, mas outros sinais também podem estar presentes. As gavinhas mais próximas da fruta tornam-se escuras e secas, enquanto a melancia amadurece e a própria casca fica áspera.

Muitos jardineiros experientes relatam que podem ouvir quando uma melancia está madura. Com a prática, você pode ser capaz de desenvolver essa habilidade sozinho. No início da manhã, bata delicadamente os nós dos dedos na casca da melancia e ouça um som surdo e oco. Faça isso diariamente, enquanto verifica o ponto debaixo da melancia para uma mudança de cor.

Quando o ponto abaixo da melancia mudar de cor, você saberá que a fruta está pronta para ser colhida. O som que você ouve quando toca na melancia madura deve ser ligeiramente diferente dos dias anteriores. Memorize este som repetindo este processo com outras melancias no seu jardim.

Veja também

Qual É O Maior Estado Produtor De Soja No Brasil? E a Região?

A soja, sem dúvida, um dos carros-chefes do agronegócio brasileiro, ali, lado a lado com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *