Home / Plantas / Cacto Bola: Características, Como Cultivar e Fotos

Cacto Bola: Características, Como Cultivar e Fotos

Cactos são um tipo de arbusto bem forte, eles possuem a capacidade de nascer e permanecer nos locais mais precários onde a vida é quase que impossível de surgir. Existem algumas pessoas que até possuem admiração pelo cacto simplesmente por causa da força que este arbusto possui.

O que você conhece a respeito dos Cactos? Quantas espécies são do seu conhecimento? Se não sabe nada sobre eles eu sugiro que me acompanhe nesta matéria bem legal sobre um cacto em específico, o Cacto Bola!

Característica do Excêntrico Cacto Bola

Excêntrico não foi uma palavra que eu achei aleatoriamente e decidi colocar nesta matéria apenas para deixá-la mais bonita. Saiba que esta espécie de cacto é realmente excêntrica, ela possui um formato arredondado que foge do comum, pois os cactos tradicionais geralmente são mais largos e não em formatos de bola como este.

Por mais que eu tenha uma certa antipatia por nomes científicos você deve entender o meu lado, pois Echinocactus Grusonii não é lá um nome muito bom de se lembrar não é verdade?! É por causa de coisas assim que tenho a minha arrogância quanto a nomes científicos!

Pelo menos neste caso em questão eu achei interessante o nome científico dado ao Cacto Bola, sua tradução quer dizer “Porco Espinho”, uma alusão ao seu aspecto arredondado e cheio de espinhos que lembra bem o animal. Agora sim eles acertaram no nome!

Cacto Bola Característica

Este cacto não pode ser visto no Brasil e em nenhum outro país da América do Sul, somente na América Central você poderá encontrá-lo e mais precisamente no México, o clima de lá é perfeito para o cultivo do Cacto Bola. Lembrando que o México abriga inúmeras espécies de cactos.

Há um apelido muito engraçado que deram a este cacto: alguns o chamam de Cadeira de Sogra ou Poltrona de Sogra. Você entendeu a referência?

Existem cactos de todos os tamanhos, mas o nosso Cacto Bola possui 30cm com um diâmetro que pode alcançar até 60cm.

É bem comum ver espécies de cacto que não possuem folhas, mas saiba que existem algumas que possuem até mesmo flores. O Cacto Bola é exatamente assim, ele não tem folhas, mas há algumas flores nele. Elas são muito bonitas!

O florescimento do Cacto Bola é extremamente curto, ele ocorre apenas uma vez ao ano, mas de maneira bem rápida. Ele não é como as demais plantas que possuem ao menos dois períodos de florescimento.

Como Cultivar o Cacto Bola

O lado bom de se cultivar um cacto é que ele não possui aquelas frescuras e mimos que as outras espécies necessitam. Este arbusto consegue promover a própria subsistência, portanto, não será necessário que você dê tanta atenção a ele.

Só lembrando a você que o Cacto Bola como qualquer outro cacto, armazena água dentro de si mesmo, por isso é que eu digo que ele possui a capacidade de garantir a sua própria sobrevivência. Por causa desta característica você não vai precisar se preocupar tanto em ficar regando ele toda hora como ocorre com as plantas e flores!

Você precisa saber que o Cacto Bola não é como aqueles tipos desérticos, sendo assim não use conhecimentos tradicionais para o cultivo dele, ou então vai acabar matando-o.

Uma das coisas que você precisa entender sobre ele, é de que pode deixá-lo exposto a meio sol ou então de maneira direta, porém, em hipótese algum seu cacto deve ficar em contato com os períodos em que a luz solar é mais intensa. Viu como ele é diferente dos cactos desérticos?! Nem todos os cactos são iguais, por mais que sejam todos cactos, alguns preservam as suas diferenças!

Mesmo quando a espécie é daquelas duras na queda que não precisam de tantos cuidados, ainda sim sempre há alguns pontos que devem ser estritamente observados.

O Cacto Bola me parece mais um tipo de cacto doméstico, ele precisa de uma terra repleta de nutrientes para se desenvolver e esta deve ser capaz de produzir uma boa drenagem de água. Plantas encharcadas morrem facilmente e com o cacto ocorre mesmo!

É fato que você vai precisar estar regando o seu Cacto Bola, mas saiba que ele armazena água dentro de si mesmo, por isso, não será necessária uma irrigação diária, procure dar um certo intervalo de tempo para regá-lo.

Quando for regar o seu Cacto Bola lembre-se de que é melhor fazer isso sempre no período da manhã, isso facilitará a absorção da água por causa do grande período de tempo que ele vai ter para usufruir dela.

O solo onde você vai plantar o seu Cacto Bola precisará ser fertilizado, dê preferência para produtos orgânicos que podem ser encontrados aí mesmo na sua casa, isso vai facilitar os seus esforços e também vai ter um impacto bem menor no seu bolso.

Mesmo que você opte por fertilizantes industrializados não haverá problema nenhum nisso, apenas saiba que este processo deve ser realizado uma vez por mês e a quantidade que será colocada na terra deve ser sempre menor do que a indicada pelo fabricante.

Se o clima da sua cidade for sempre frio, então sugiro que desista da ideia de ter um Cacto Bola, ele não resiste a estas temperaturas e prefere sempre climas mais quentes.

Meus parabéns, agora você já sabe tudo sobre o Cacto Bola, mas que tal aprender um pouco sobre uma outra espécie?

Conheça Um Outro Tipo de Cacto

Eu gostaria de lhe apresentar o Almofada de Alfinete, ele é um cacto que se pode ter até mesmo em vasinhos e por mais que o seu aspecto verde pareça meio sem graça, na sua ponta nasce uma flor muito linda e extremamente colorida.

Se quiser ter o Almofada de Alfinete em sua casa saiba que isso é perfeitamente possível, este cacto vai ficar lindo no seu jardim ou então em algum local da sua residência.

Cacto Almofada de Alfinete

Agora dê tchau para os cactos, pois acabamos de chegar ao fim de mais uma matéria. Espero que tenha gostado de aprender sobre este excêntrico arbusto.

Até a próxima!

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *