Home / Plantas / Tudo Sobre Jasmim-dos-Açores: Características e Nome Científico

Tudo Sobre Jasmim-dos-Açores: Características e Nome Científico

A Jasminum azoricum também conhecida popularmente como jasmim-dos-açores é uma planta em forma de arbusto e que pode ter um crescimento também na forma de trepadeira. Com caule, folhas e flores exuberantes, ela é considerada uma das melhores opções para ornamentação.  Elas podem chegar a alcançar mais de dois metros de altura e podem se adaptar bem em diversos tipos de climas. Com origem na Ilha da Madeira, a planta recebe esse nome devido ao seu local de surgimento. Convidamos você a continuar acompanhando nosso artigo para conhecer muito mais sobre o jasmim-dos-açores. Preparado (a)?

Características do Jasmim-dos-Açores

O nome científico dessa planta é Jasminum azoricum, mas ela pode ser conhecida por diversos nomes em todo o mundo. Dentre eles, podemos citar: jasmim açoriano, jasmim do rio, jasmim branco, jasmineiro branco, e claro, o mais conhecido: jasmim-dos-açores. Pertencem à família das Oleaceaes e se adaptam muito bem nos mais variados climas. Por essa versatilidade, é um vegetal que pode viver por muitos anos.

Preferem locais em que os raios solares são captados com mais intensidade e possuem um ciclo com perenidade. Foram encontradas na Ilha da Madeira, mas essa região atualmente possui poucos indivíduos da espécie. A degradação do jasmim-dos-açores aconteceu com muita intensidade nos últimos anos e fez com que a planta se encontre praticamente extinta nessa área. Uma pena, não é mesmo?

Os seus ramos são finos e podem formam um conjunto bem denso. As folhas são vibrantes e brilhosas. As flores são incríveis e podem ser encontradas durante quase todo o ano. Devido à essa característica de floração demorada, a planta é sempre muito utilizada para a ornamentação de jardins e outras áreas.

As Flores do Jasmim-dos-Açores

As flores dessa planta lembram o formato de uma estrela e possuem um perfume incrível. Na cor branca, elas lembram o saudosismo das áreas rurais, onde são comumente encontradas. Podem atrair insetos (em especial as borboletas) para a realização da polinização. Por fim, os frutos são pequenos e não são consumidos nem utilizados para fins de ornamentação.

Embora seja bem difícil encontra as flores do jasmim-dos-açores para venda, a planta é comumente usada em muros, pérgolas e cercas. Como o seu  crescimento acontece em forma de trepadeira, o vegetal pode garantir um visual incrível para a sua casa.

De forma geral, esta é uma planta que não cresce muito e possui uma manutenção muito simples, sem exigir muitos custos e manutenção. É muito importante realizar podas frequentes para manter a beleza e a saúde da planta. Outra opção é cultivar o jasmim-dos-açores em vasos nos mais diferentes tamanhos.

Utilização na Decoração

Quem gosta de colocar a mão na terra e aproveitar essa terapia maravilhosa que é a jardinagem, não pode deixar de possuir um jasmim-dos-açores. Elas certamente vão transformar a sua vida e os seus dias serão mais coloridos e cheirosos!

Jasmim-dos-Açores na Decoração
Jasmim-dos-Açores na Decoração

O jasmim-dos-açores prefere locais em que o sol acessa de forma intensa, mas também pode se desenvolver de forma saudável apenas com uma meia sombra. O solo precisa ser bastante rico em húmus e regado constantemente, em especial, durante o primeiro ano da planta. Após esse período inicial de crescimento, procure diminuir as regas.

Quando está bem estabilizado, o jasmim-dos-açores pode passar muito tempo sem receber água e também possui muita resistência às temperaturas baixas e às geadas.  Uma plantinha muito forte, não é verdade?

Quem mora em regiões que apresentam ventos ou excesso de salinidade (como é o caso das regiões litorâneas) também pode plantar o vegetal dessa espécie. De forma geral, o jasmim-dos-açores se multiplica com sucesso por meio de mudas.

Cultivo do Jasmim-dos-Açores

A planta possui melhor desempenho de propagação durante o verão e a primavera. São nessas estações que ela costuma fortalecer as suas raízes com mais força. Procure manter o solo úmido e observe com atenção a fertilização da terra. Durante os primeiros anos de vida do jasmim-dos-açores é comum que a floração do vegetal apareça com menos frequência. Já nos anos seguintes, a tendência é que as flores aumentem gradativamente.

A planta não costuma apresentar pragas e doenças com muita frequência. Entretanto, não descuide e mantenha o seu jasmim-dos-açores sempre bem cuidado e espere as lindas florações que ele apresenta.

Por falar em flores, quem resiste ao maravilhoso cheirinho doce e gostoso das florações do jasmim-dos-açores? São pequenos lírios brancos que podem deixar qualquer ambiente com um aroma delicioso.

Há quem ache o seu perfume muito parecido com o das flores gardênias. Mesmo com toda essa delicadeza, o jasmim-dos-açores é uma planta muito forte e resistente. Elas podem ser usadas com muita facilidade em quase todos os tipos de ambientes. Para obter o formato de arbustos, é necessário fazer algumas amarrações no jasmim-dos-açores e condicionar o seu crescimento a essas amarras.

Uma dica muito interessante é comprar uma muda já crescida dessa planta. Procure um indivíduo que possua cerca de um metro e faça o plantio na sua residência. Procure  cavar um buraco com um pouco mais de espaço nas laterais e só em seguida coloque bastante  extrato vegetal. No caso dos vasos, lembre de procurar um que possa comportar o crescimento da planta. Opte por aqueles que possuem mais de cinquenta centímetros de diâmetro, ok?

Ficha Técnica do Vegetal

Confira a ficha com as principais informações sobre a planta:

  • Planta nativa da Ilha da Madeira.
  • Aprecia muito sol e pode sobreviver a diversos tipos de climas.
  • Pode apresentar floração na maior parte do ano.
  • Amplamente utilizada na decoração de espaços diversos.
  • Propagação por meio de mudas.
  • Exige adubação constante. As regas devem ser caprichadas.
    Jasmim-dos-Açores no Vaso
    Jasmim-dos-Açores no Vaso

Nosso artigo acaba por aqui e ficamos imensamente felizes de receber a sua visita por aqui. No Mundo Ecologia você encontra sempre os melhores conteúdos sobre plantas e animais. Surgiu alguma dúvida sobre as características e forma de cultivo do jasmim-dos-açores? Não deixe de nos enviar um comentário logo abaixo. Que tal compartilhar esse artigo com os seus amigos que são apaixonados por jardinagem? Esperamos te encontrar mais vezes no nosso site.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *