Home / Plantas / Jardins Rústicos Para Chácaras Pequenas

Jardins Rústicos Para Chácaras Pequenas

Para quem tem chácaras, todo o processo de design pode ser um pouco cansativo. Até para quem a chácara é pequena, tem todo o desejo de deixa-la bem aconchegante e rústica. Por dentro isso é bastante necessário, especialmente em locais que o clima é bem instável e variado. Mas o exterior é o que realmente chama a atenção,

Alguns utilizam o espaço para plantar alimentos, tendo sua própria horta. Outros preferem trabalhar com o paisagismo, e transformar o local em algo bem bonito. De qualquer forma, todo o processo é terapêutico e o resultado, simplesmente recompensador. Mesmo se sua chácara for pequena, é possível fazer um design bem moderno e deixa-la do jeito que você sempre sonhou.

No post de hoje, iremos ensinar e mostrar inspirações de jardins mais rústicos para você que tem uma chácara pequena e quer deixa-la mais com a sua cara.

Jardins Rústicos

Os jardins mais rústicos são ótimos principalmente para quem tem uma casa ou chácara mais moderna ou em um estilo mais old country. E apesar de primeiramente parecer bastante difícil de fazer e cuidar de um jardim rústico, é mais simples do que você imagina. Basta ter um pouco de noção de espaço e você poderá criar jardins incríveis.

O espaço do local já foi muito importante, ninguém com chácaras e/ou casas pequenas costumava ligar para jardins, pois achava que não teria como deixa-lo da forma desejada e que perderia ainda mais espaço. Porém, com o mundo do jeito que está, em que os locais estão cada vez menores, vimos que era preciso inovar.

Para criar um jardim rústico, uma das coisas mais comuns e que realmente trazem esse ar para o jardim, é o uso da madeira maciça. Tudo que envolva tons mais terrosos, e não tão coloridos assim. Você pode também utilizar de pedras, elas são sempre aliadas nessa criação. Um exemplo perfeito seria o chão de pedras e móveis como uma pequena mesa de madeira. E em volta, bastante verde.

Também é possível criar canteiros de árvores. Ensinamos como fazer um nesse post: Canteiros ao redor da árvore . Bancos de madeira, ou algo estilo deck também são ótimos para criar essa sensação. Você pode ter um local com bastante plantas arbustivas e bem verdes, e um simples, porém bonito, caminho de pedras. Essas pedras podem ser mais soltas ou realmente fixadas no chão.

Jardim Rústico
Jardim Rústico

 

Você pode fazer a mistura do marrom, verde e branco que não tem como errar. Fazendo um pequeno canteiro no seu pequeno espaço, e enchendo de plantas pequenas e bem verdes, coberta de pedras brancas. Esse contraste deixa rústico, mas ainda delicado o jardim. Para quem tem um orçamento maior, pode trabalhar com coisas mais complexas.

Por exemplo, uma fonte. Feita com pedras, pode ficar no meio ou canto de seu jardim, deixando o local com aparência mais importante. Mas também é possível criar essa fonte de bambu. Não esqueça das paredes, nela, você aproveita o espaço e coloca vasos e murais com plantas da forma que você quiser.

Pode criar um mural de madeira maciça e colocar vasos dispostos em cada parte, criando um visual bem legal. Um desses se chama pergolados, e vem sido a escolha de cada vez mais pessoas montando seu jardim. Os mais populares são os de madeira e os de bambu.

Como Escolher as Plantas Para seu Jardim Rústico

Um jardim sem plantas, mesmo rústico, não é um jardim. Para isso, é preciso escolher plantas que combinem com sua decoração e tragam o ar de rusticidade. Caso já tenha alguma árvore plantada, trabalhe com os canteiros. Caso não, e deseje ter uma árvore, algumas das principais escolhas são: Ipê, eucalipto e palmeiras.

Para ser mais rústico, o jardim normalmente não pode ter muitas cores. Pois deixa muita informação e acaba sendo até uma poluição visual nesses casos. Muita gente prefere utilizar somente arbustos e plantas verdes que sejam de porte pequeno e médio. Mas caso esteja decidido a colocar flores, escolha-as de forma correta.

Primeiro, não misture cores. Escolha uma ou duas cores (que se harmonizem) no máximo e faça o trabalho. Elas podem ser de espécies diferentes, mas tenha certeza que haja toda uma conexão visual entre ambas. Bons exemplos de flores belíssimas, e que ainda assim trazem elegância para o local são: rosas, orquídeas.

O bambu é muito utilizado como ornamentação, e nesse caso não seria diferente. Você pode criar uma cerca de bambu, que deixará o espaço mais bonito, além de completamente combinar com o verde das plantas e o marrom da madeira. Caso esteja com pouco dinheiro, sendo que madeira é realmente caro, utilize de troncos caídos pela sua chácara.

Nele, você mesmo pode criar alguma obra, como banquinhos ou pedir para algum profissional trabalhar nele. No final, é possível que você tenha um móvel completamente novo e único para você. Pois será você que irá fazer toda a parte do design, deixando no móvel, um pouco mais de você e da sua chácara.

Quem quer deixar o local ainda um pouco romântico, pode utilizar as lamparinas antigas próximas de flores delicadas. A luz mais fraca vai deixar ainda mais interessante todo o seu jardim rústico. Dando até mesmo um olhar meio misterioso, mas ainda assim aconchegante.

Fotos de Jardins Rústicos Para Chácaras Pequenas

Esperamos que o post tenha te ajudado a ter mais inspirações de como ter seu jardim rústico para chácara pequena. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Leia mais sobre outros tipos de jardins e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Cultivo de Acerola Orgânica, Como Fazer? Como Plantar?

A acerola pode ser considerado como planta decorativa, com suas folhas verdes e flores consideravelmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *