Home / Natureza / Canteiros ao Redor de Árvores Com Fotos

Canteiros ao Redor de Árvores Com Fotos

Cada vez mais pessoas estão mexendo com paisagismo e montando seu jardim da melhor forma possível. Quem já tem uma árvore no quintal, ou na porta de casa, não precisa fazer muito para deixa-la ainda mais bonita e chamativa.

Os canteiros são ótimas opções para quem não tem muito dinheiro e quer deixar todo o local com um ar mais rústico e bonito. Além do mais, trabalhar nisso é uma ótima forma terapêutica, que vem sido indicada por psicólogos há alguns anos.

Pode parecer difícil, mas é bem fácil e só requer paciência, força de vontade e uma pitada de criatividade. No post de hoje, iremos te ensinar e dar algumas inspirações para você ter seu próprio canteiro ao redor das árvores. Tudo isso com fotos!

Como Plantar Canteiros ao Redor de Árvores

Primeiro, você tem que decidir qual o estilo que você quer. Esses canteiros deixaram seu ambiente muito mais colorido e com textura. Para isso, seria preciso que você decida qual planta utilizar. Afinal, nem todas aguentam a situação que aquele local do canteiro passará.
Se você mora em cidades mais quentes e secas, não escolha plantas que preferem um clima mais úmido e com menores temperaturas. Para plantar seu canteiro, não há muita dificuldade. Basta seguir os passos a seguir e usar sua imaginação:

  • Retire a grama de todo o perímetro redondo em volta da base da árvore. O tamanho ideal é 60 centímetros de diâmetro, mas você pode diminuir caso o espaço seja menor. Na hora que estiver fazendo isso, tome cuidado para não acabar pegando e danificando na raiz da árvore. Sempre vá pegando de pouco
    em pouco a terra e grama.
  • Logo após, lavre a terra. Para isso, você precisará de uma pá e uma enxada. Muito cuidado para mexer com isso, não prejudique a árvore ali. Caso não saiba lavrar a terra, pode chamar alguém que saiba. Não é tão caro, e é mais rápido e prático.
  • Depois, você precisa demarcar esse canteiro com um metal. Ele é encontrado em lojas de ferragens, e são ideais para esse uso. Esse metal é bem maleável e permite que você consiga também o inserir no solo.
  • Então despeje terra arável. Faça uma camada grossa de mais ou menos 7 centímetros, para que a raiz consiga se fixar. Novamente, não esqueça que já existe uma raiz ali da árvore que você está fazendo um canteiro.
  • Afofe e acomode bem essa terra. Então adicione as lascas de madeira, deixando toda a terra coberta. Você pode fazer isso depois de plantar as flores, mas o mais indicado é colocar antes. Estudos relatam que a chance de ficar melhor e mais bonito é bem maior quando as lascas são adicionadas antes do plantio. Só tente não derrubar nos buracos das mudas.
  • Decida qual a melhor planta e faça todo o plantio dela. Cada uma vai ter uma forma e condições diferentes na hora de plantar, então se atente a elas. Normalmente, as indicações vêm junto com a planta, caso não, procure um jardineiro ou alguém que entenda para te ajudar.
  • Depois é só adicionar outras coisas que queira no canteiro para deixa-lo mais bonito.

Se você quer ter pouca manutenção do seu canteiro após o plantio, a melhor forma é
escolhendo plantas perenes.

Dicas Para Manter Seus Canteiros ao Redor de Árvores

Não basta apenas plantar qualquer flor e deixar lá de qualquer jeito. Isso é um trabalho de paisagismo, e por isso, é necessário que você tenha todo o cuidado para deixar esse canteiro ainda mais bonito.
A primeira dica é utilizar pedras de calçamento. Coloque-as ao redor do canteiro, que darão um charme maravilhoso. Pode também utilizar tijolos vermelhos que são um clássico, utilizando os em volta ou até como caminho até lá. Em relação as flores, o jeito de deixar seu canteiro mais profissional é utilizar flores da
mesma espécie e da mesma coloração. Quanto mais colorido, mais se transformará em uma poluição visual e não uma obra de arte. Não é preciso também utilizar flores, muitos fazem canteiros lindíssimos com arbustos.
Deixa o local com um ar mais rústico, sem tirar a beleza. Até mesmo o cacto é uma ótima opção para quem não tem medo de ousar.

Se a sua árvore ainda não estiver plantada, você pode também fazer um canteiro móvel. Isso mesmo. A partir de madeira ou qualquer outra coisa, como um carrinho de mão, você transforma em um canteiro maravilhoso e diferente. Uma dica é não exagerar muito na quantidade de canteiros. Se você tiver 15 árvores, não é necessário colocar canteiro nas 15, pois fica muita informação. Escolha apenas algumas e nas outras, simplesmente deixe a grama bem verdinha ao redor, que ficará lindo o contraste entre tudo do seu jardim. Algumas das plantas preferidas para utilizar nos canteiros são: Boca de Leão, a Sálvia, Lantana Pendente, Lavanda Francesa, Begônia Cerosa e a Orelha de Lebre. Mas como falamos, você pode escolher o que mais combina com o restante do local.
Uma forma interessante de manter seu canteiro lindo e limpo é instalando uma chapa de bloqueio de ervas daninhas. Ela é instalada na parte inferior do canteiro, e pode ser encontrada em diversos lugares, inclusive no próprio Walmart. Elas, além de bloquear ervas daninhas, também impedem que a grama invada o canteiro. Já é uma manutenção a menos também em sua conta.

Fotos de Canteiros ao Redor de Árvores

A seguir te mostraremos alguns exemplos de canteiros para você utilizar como base e inspiração para montar o seu. Você pode trabalhar com o que tiver, pedras brancas, flores, plantas diferentes e até madeira.

Esperamos que o post tenha te ensinado e inspirado a ter seu próprio canteiro ao redor de árvores. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Leia mais sobre plantas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Quanto Tempo Demora para Sair o Vírus da Cinomose?

Ter um cachorro em casa com certeza é algo que faz parte da rotina da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *