Home / Natureza / Qual É o Maior Rato do Mundo? E o Menor? Qual Seu Habitat?

Qual É o Maior Rato do Mundo? E o Menor? Qual Seu Habitat?

Hoje vamos falar um pouco sobre os ratos, e entender um pouco mais sobre como tudo funciona.
Chamamos de rato os animais mamíferos que fazem parte de uma ordem de roedores, e aos que pertencem às seguintes famílias: Bathyergidae, a Diatomyidae, a Heteromyidae, a Cricetidae e também a Muridae. Venha conhecer o formato, o comportamento, o habitat, os nomes científicos, os esconderijos e tudo o que você precisa saber sobre eles.
Fique conosco até o final para saber diversas curiosidades sobre os ratos, tem muita coisa legal nesse post e com certeza vai te surpreender.

Características dos Ratos

Rato Mordendo Um Pedaço de Queijo

Eles são facilmente identificados, orelhas pequenas e redondas, seu focinho é em cone, sua cauda é longa e pelada. É quase impossível não identificar um rato não é mesmo? Jamais ele passará despercebido por nós.

Espécies de Ratos

Podemos citar algumas espécies que são bem famosas, são elas:

  • Mus musculus – Um espécie de rato doméstico;
  • Rattus rattus;
  • Rattus norvegicus.

Estes últimos são mais conhecidos como ratazanas, e costumam ser encontrados em córregos e esgotos.
Existem também os ratos que são pets.
Na natureza o mais encontrado é o rato do campo, também conhecido como o rato do mato, eles ocupam papel importante no ecossistema, pois servem de comida para alguns animais como águias e falcões.
Os animais que vivem nas residências, invadem nossas casas atrás da comida que está no armário.
Existem camundongos que não vivem nas cidades, são os americanos:

  • Peromyscus leucopus;
  • Peromyscus maniculatus.

Eles também podem raramente aparecer em ambientes urbanos, e diversos outros tipos de ratos de todos os tipos.

Predadores dos Ratos

Gato Observando um Rato Subindo a Parede

Podemos citar alguns dos principais predadores desses roedores:

  • Cobras
  • Aves Carnívoras
  • Corujas
  • Raposas
  • Cachorros
  • Gatos

Esses são os principais que podemos citar. Mas esses seres são tão espertos, tem grande poder de se adaptar a vários lugares. Entre os mamíferos existentes no mundo, esse é o animal que mais tem sucesso.

Qual o Habitat dos Ratos

Esses animais vivem espalhados por aí, algumas espécies moram em áreas urbanas, principalmente em grandes cidades, se adaptam muito bem a qualquer lugar. Estão sempre nos esgotos, nos canos de água, dessa forma sentem-se protegido. Nesse ambiente eles conseguem procriar também, o lugar é perfeito com água, comida e segurança. Esse local só se torna um problema quando chove demais e inundam os esgotos e canos, pois ai eles precisam fugir para lugares secos onde tenha comida perto e que não precisem se locomover muito por aí. Também gostam de viver perto de lixões, onde tem material reciclado, pois esses lugares oferecem fonte de alimento e ambiente para procriar.

Habitat dos Ratos de Telhado

Rato do Telhado Farejando

Esses animais têm um comportamento diferenciado, gostam de viver árvores ocas, ou forros de casas, gostam de lugares altos. Também são considerados pragas nas áreas urbanas. Não é fácil acabar com essa espécie, pois vivem em locais muito altos, e precisam de profissionais especializados nesse tipo de animal para traçar estratégias que consigam atacar em locais de difícil acesso.

Habitat dos Ratos Camundongos

Camundongo Dentro da Xicara

Esses animais estão perto da gente em nossas casas, onde a gente menos imagina. Podem se esconder em fornos de fogões, também em máquinas de lavas, em motores de geladeira, nos armários e gavetas. São animais bem pequenos e rápidos, elas não pesam mais do que 20 gramas. Eles quase não bebem água, e não são de ficar andando por aí. Por este motivo poderá levar muito tempo para ser encontrado na sua casa.

Qual É o Maior Rato do Mundo?

Você já imaginou que existe um rato verdadeiramente gigante? Pois é, ele existiu a cerca de 1500 anos passados, ele era tão pesado que chegou a seis quilos, esse valor chega a ser três vezes maior que os nossos ratos de hoje em dia, esse animal viveu no Timor Leste. Depois de muita pesquisa, americanos e australianos encontraram ossos nesse lugar, e que esses pertenciam ao maior rato do mundo. Neste estudo, diversos ossos encontrados pertenceram a 13 tipos de ratos, 11 deles não eram conhecidos pela ciência. Esses animais que viveram lá atrás acabaram por ser extintos, os motivos principalmente o desmatamento. Ainda acreditam que algumas dessas espécies ainda vivem por ali.
O maior rato do mundo que foi dizimado era do gênero Coryphomys.
Hoje em dia ainda existem alguns tipos maiores que os comuns, e não passam de dois quilos. Esses animais são encontrados nas Filipinas, e também na Nova Guiné.

Qual É o Menor Rato do Mundo?

O menor rato do mundo apareceu recentemente, e foi na China. Ele é chamado de jerboa pigmeu de três dedos, esse animal costuma aparece em áreas de deserto.
Um chinês de nome Chen Wenjie, estava dirigindo quando avistou o animal na frente do seu carro. Ele descreveu a espécie como de um tamanho de uma tampa de garrafa e sua face semelhante a um porco. Seu peso não ultrapassa a de uma moeda de um centavo. Para levar para casa, ele colocou o rato em uma garrafa, percebeu que o animal só aparecia no período noturno.

Observou também que o rato chegou a dormir por 17 horas seguidas, passava sua cauda por todo seu pescoço para se preservar dos barulhos. Depois de observar com cuidado o animal ele o libertou.
O animal foi identificado e sabe-se que podem ser encontrados na Mongólia, em Gansu e também em Xinjiang, também já houveram relatos de ter sido vistos no Cazaquistão. Ele é um rato pulante, e é dessa forma que ele se desloca pelo deserto. Ele tem uma vida curto, não passa de dois anos. A sua procriação também não é muito vasta, nascem cerca de três ou no máximo quatro jerboas pigmeu por ano. Ainda mais curioso é sem filhote logo que nasce, que consegue ser tão pequenino que não passa do porte de um amendoim. Interessante não é?

O que você achou de tantas curiosidades incríveis sobre os ratos? Ficou impressionado? A natureza nos reserva tantas novidades que a gente nem imagina não é mesmo? Então até a próxima.

Veja também

Raça de Cavalo Maremmana: Características, Fotos e Historia

Hoje vamos falar um pouco sobre a raça de cavalo Maremmana. É um animal nativo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *