Home / Natureza / Como Saber se uma Pérola é Verdadeira ou Falsa?

Como Saber se uma Pérola é Verdadeira ou Falsa?

Desde os tempos antigos, as pérolas têm sido usadas como joias, entre os ornamentos mais amados para destacar a beleza das mulheres. Elas dão uma aparência muito elegante e podem ser adaptadas a qualquer situação e qualquer roupa. Mas, como saber se uma pérola é verdadeira ou falsa?

As pérolas são constituídas por acumulações de carbonato de cálcio criadas pelos moluscos dentro delas. A natureza organizou a formação desses elementos, para permitir que os moluscos se protegessem de corpos estranhos.

Entretanto, como é um ornamento de grande saída e rentabilidade, algumas pessoas passaram a “falsificar” essas belezuras. Se você pensa em adquirir uma peça de pérolas e quiser saber um pouco mais à respeito, ou é somente um curioso no assunto, leia o artigo até o fim.

Como Saber Se Uma Pérola É Verdadeira Ou Falsa

Em primeiro lugar, pérolas naturais e pérolas cultivadas são pérolas 100% autênticas. Isso porque ambas são produzidas por moluscos, como ostras e mexilhões.

A principal diferença entre esses dois tipos é como o processo de formação de começa. Para pérolas naturais, um corpo estranho fica preso dentro da pérola completamente por acaso na natureza. Isso leva o molusco a começar a cobri-lo com nácar e, eventualmente, produzir a pérola depois de alguns anos.

Para pérolas cultivadas, por outro lado, uma partícula é inserida no molusco através de uma incisão delicada.

Antes da criação das pérolas cultivadas em 1893, as naturais eram a única opção disponível. Isso tornava as “bolinhas” preciosas extremamente raras e caras. Somente a realeza e a elite conseguiam comprar pérolas naturais. Com a criação das cultivadas, as peças se tornaram mais disponíveis e, como resultado, mais acessíveis.

Para ter como saber se uma pérola é verdadeira ou falsa é preciso observar alguns detalhes. A maioria das falsificadas que estão no mercado hoje vem da China e são fabricadas em laboratórios usando materiais como plástico e vidro. Hoje, elas estão disfarçadas de muitos outros nomes, como pérolas sintéticas.

Pérola Verdadeira Ou Falsa
Pérola Verdadeira Ou Falsa

Geralmente, as pessoas usam pérolas falsas para projetos de artes e ofícios, comprando-as conscientemente. Isso mantém o custo baixo para os divertidos projetos de bricolagem.

O principal problema é quando as pérolas falsas são anunciadas, comercializadas e vendidas como autênticas sem que o consumidor esteja ciente disso. Os compradores pagam uma quantia alta de dinheiro para adquirir o que acreditam ser joias reais, apenas para descobrir mais tarde que, são de fato, de outro material.

O pior é que, na última década, os produtores ficaram muito melhores em disfarçar suas falsificações. Por isso é tão importante tentar entender como saber se uma pérola é verdadeira ou falsa.

Dicas Para Identificar Uma Falsificação

As pérolas são usadas há séculos. No século I a.C, as mulheres de Roma costuravam-nas em seus vestidos e sofás. Enquanto isso, os nobres homens colocavam fios de pérolas em volta do pescoço de seus cavalos.

Essas “bolinhas” de cor única também estavam na vanguarda do conflito entre Cleópatra e Marco Antonio. Além disso, apareceram em textos religiosos no mundo árabe. Hoje, as joias ainda são muito desejadas pelas mulheres em todo o mundo.

As pérolas são muito valiosas, desde que sejam reais. Se você estiver interessado em comprar uma peça desse material, é de extrema necessidade saber como identifica-la sendo autêntica ou não.

A seguir, temos algumas dicas básicas para identificar:

Por Seu Tamanho E Simetria

Como saber se uma pérola é verdadeira ou falsa se ambas são parecidas? Pérolas falsas terão a mesma aparência, enquanto reais terão pequenas variações em tamanho e simetria. Isso ocorre porque elas são formadas na natureza, por isso é normal que apresentem algumas imperfeições.

No entanto, pérolas de alta qualidade têm apenas pequenas imperfeições, pelo que podem ser difíceis de detectar.

Por Seu Brilho

Brilho da Pérola
Brilho da Pérola

O brilho de uma pérola é o que a torna tão única. Pérolas versadeiras brilham intensamente quando expostas à luz. Se a pérola não brilha na luz, é falsa.

No entanto, este não é o melhor teste que o fará ter como saber se uma pérola se uma pérola é verdadeira ou falsa. Algumas são projetadas para parecer tão brilhantes quanto as reais.

Entretanto, falsificações brilhantes costumam ter um brilho ofuscado, enquanto as vindas da natureza têm um brilho nítido. O problema é que, em alguns casos, é difícil para os olhos inexperientes distinguir entre as duas.

Em Peso

Segure as pérolas na mão para sentir o peso delas. As falsas são geralmente leves, então você não deve sentir um peso significativo. No entanto, as verdadeiras têm um pouco de peso, portanto, se notar a diferença, já sabe como proceder.

Pelo Buraco, Se Ela Tiver

Um buraco em cada pérola deve ser perfurado para criar certas peças de joalheria, como colares. Observe atentamente as pérolas em questão para encontrar o furo.

Tem como saber se uma pérola é verdadeira ou falsa por esse ponto. Na real deve haver um anel ao redor do furo. Se não, evite comprar a peça, pois pode estar sendo enganado.

Pérola na Ostra
Pérola na Ostra

Pela Sua Temperatura

Segure as pérolas na mão para sentir facilmente a temperatura delas. As pérolas falsas geralmente permanecem à temperatura ambiente, enquanto as reais não. No início, uma pérola de verdade deve dar a sensação fria ao toque, aquecendo lentamente.

O Teste Da Mordida

O passo final para determinar se a “bolinha” valiosa é natural ou não, é possível realizar o teste de mordida. Coloque a pérola entre os dentes superiores e inferiores e morda-a suavemente.

Você também tem a opção de esfregar suavemente contra a parte externa dos dentes. De qualquer forma, preste atenção na sensação quando ela entra em contato com a boca.

Teste da Mordida
Teste da Mordida

A superfície das pérolas reais é feita de madrepérola, que tem uma sensação de areia. Portanto, se parecer esfregar uma lixa na boca, isso significa que é real.

O Teste De Fogo

Coloque a pérola próxima do fogo por algum tempo e aguarde. Depois de limpar o revestimento preto queimado, você ainda pode ver o brilho de antes. Uma peça falsificada não terá outra aparência senão a de carvão depois de queimada.

Essas são algumas das formas de ter como saber se uma pérola é verdadeira ou falsa. Agora, quando for adquirir uma joia, dificilmente será enganado se fizer esses testes.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *