Home / Natureza / Onde é Extraído o Granito? Como Ele é Feito?

Onde é Extraído o Granito? Como Ele é Feito?

Não há dúvida de que a natureza é capaz de feitos incríveis. Mas você sabia que as bancadas de sua cozinha, por exemplo, são um deles? Sim, é na natureza onde é extraído o granito.

Como uma rocha ígnea, o granito é encontrado nas montanhas de todo o mundo. No entanto, existem alguns pontos específicos que conseguem produzir a qualidade adequada o suficiente para ser utilizado como tampos de mesa e bancadas.

Neste artigo, depois de aprender sobre as origens desse material, você ficará ainda mais impressionado com a transformação que ele pode ter. Essa maravilha natural é um bem doméstico e de muitas utilidades.

Como Se Forma O Granito?

O granito se forma a partir da lenta cristalização do magma abaixo da superfície da Terra. É composto principalmente de quartzo natural e feldspato com quantidades sutis de mica, anfibólios e outros minerais orgânicos.

Em suma, suas bancadas de cozinha em granito eram lava derretida em um ponto. A composição mineral dele geralmente confere uma cor vermelha, rosa, cinza ou branca. Pode possuir grãos minerais escuros visíveis em toda a rocha, embora muitos tipos extraordinários incluam cores como:

  • Azul;
  • Verde;
  • Preto;
  • Dourado

De Onde É Extraído O Granito?

O local onde é extraído o granito não passa de uma região detentora de características específicas. A maioria dos granitos é extraído dentro do Brasil, Índia, Itália e China.

O Brasil tem a responsabilidade da produção do material mais exclusivo de que se tem notícia: Van Gogh, também conhecido como Blue Fire. Este granito possui uma incrível cor azul e uma beleza incomparável.

Como as Extrações De Granito São Feitas?

É interessante saber onde é extraído o granito, mas e como ele é extraído? Granitos e mármores são algumas das pedras formadas lá dentro da terra por meio do resfriamento de magma.

No interior dessa terra, depois do manto, localiza-se a profunda camada da pedra derretida. Esta é composta pelas reações dos elementos radioativos, que acabam sofrendo o processo da decomposição.

O material que está em decomposição acaba liberando intensas ondas de calor que passam a fundir as pedras que estão ao redor. Eventos geológicos, tal como os movimentos das placas ou pressões, fazem com que as pedras sejam empurradas até a superfície. Quando essas pedras alcançam a superfície acontece o resfriamento, originando rochas ígneas. O granito, por exemplo.

Mas onde é extraído o granito exatamente? O processo da extração do granito tem início nas pedreiras. As pedreiras são as reservas naturais nas montanhas rochosas. Este é um lugar onde as pedras podem ser encontradas nos seus aspectos naturais.

Pia de Granito
Pia de Granito

Para que uma extração seja bem-sucedida, é preciso que uma equipe de profissionais e equipamentos seja adequada. Isso porque esta é uma das atividades mais delicadas, requerendo preservação e segurança das pedras quando se vai extraí-las.

Para se cortar a pedra nos tamanhos menores, são usadas diversas ferramentas, por exemplo:

  • Máquinas de arames diamantados;
  • Hidrobags;
  • Trituradores de pedra;
  • Brocas de diamante;
  • Entre outras.

As primeiras peças da pedra são chamadas tábua ou suporte. Elas têm aproximadamente 39″ 4,44′ x 19″ 8,22′ x 5″ 10,86′. Após se remover o estande, elas serão analisadas pelo profissional treinado. É ele quem delimitará a pedra nas diversas áreas para novos recortes.

Para Que É Utilizado O Granito?

Pia Cuba Banheiro em Granito Branco Marfim
Pia Cuba Banheiro em Granito Branco Marfim

É tão importante saber onde é extraído o granito quanto para que ele é utilizado. O granito é uma das rochas ígneas mais conhecidas, principalmente porque pode ser comumente visto como bancadas de cozinha ou tampos de mesa. Também pode ser usado para fazer monumentos, faceta de construção, bem como pedra de pavimentação.

Entre suas diversas utilidades, existem as variações dos granitos. As folhas têm a possibilidade de serem produzidas nos determinados acabamentos:

  • Polido (com brilho);
  • Levigado (sem brilho);
  • Rebocado (sem brilho).

Depois dos processos de extração, bem como de industrialização, os granitos e os mármores estarão prontos ao ponto de serem comercializados. As lojas e profissionais especializados é que executam os projetos das:

  • Escadas;
  • Pias;
  • Bancadas;
  • Lareiras;
  • Colunas;
  • Entre outras coisas.

Durabilidade do Granito

Onde é extraído o granito e a forma como o processo é conduzido, refletem na sua durabilidade. O granito é amplamente considerado uma das pedras naturais mais duráveis ​​devido à sua criação.

São necessários milhares e milhares de anos de extrema pressão para os granitos atingirem seu estado final, tornando-os incrivelmente densos. Diz-se que a força dessa pedra rivaliza com a dos diamantes, que são realmente usados ​​para cortar outros materiais nas pedreiras.

As Bancadas De Granito Nos Dias Atuais

No final dos anos 80, o granito podia ser encontrado nas casas dos ricos e famosos. No entanto, ainda estava fora do alcance de muitos proprietários médios.

Muitas residências naquela época tinham balcões laminados, que não eram muito duráveis. Essas superfícies podiam ser arranhadas com uma faca de manteiga e pressão suficiente. Por outro lado, as bancadas em granito podiam suportar as facas mais afiadas e apresentar maior risco de embotar a lâmina do que causar danos.

À medida que a tecnologia se desenvolvia para produzir granito em massa, eles começaram a se tornar um pilar nos lares de classe média no início dos anos 90.

O material começou como uma indústria localizada, então você pode imaginar o quão difícil e raro era encontrar uma pedreira confiável nas proximidades. O avanço dos serviços de transporte possibilitou a importação de países como:

  • Brasil;
  • Itália;
  • Índia;
  • China.

Isso levou a pedra, antes elitizada, a permanecer prontamente disponível por preços muito mais acessíveis.

Bancadas De Granito
Bancadas De Granito

Manutenção Que Pode Ser Feita No Granito

  • Limpeza – Use apenas um pano úmido e evitando produtos corrosivos ou oleosos, alvejantes e ácidos;
  • Proteção – depois de se colocar a primeira pedra, uma impermeabilização precisa ser feita nas superfícies rústicas, polidas e laterais;
  • Cuidado com as ceras – Depois de diversas aplicações, a cera acaba cobrindo os poros das pedras. Ela então absorve as sujeiras, induzindo à perda do brilho dos granitos;
  • Manutenção das superfícies – Se as pedras ficarem constantemente molhadas, poderão apresentar manchas. O brilho geralmente é renovado usando produtos específicos de limpeza.

Agora que você descobriu onde é extraído o granito, bem como sabe todo o seu processo de fabricação, vai olhar para a sua bancada com outros olhos, não?

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *