Home / Natureza / O Que São Células Epiteliais no Exame de Urina?

O Que São Células Epiteliais no Exame de Urina?

A presença de células epiteliais na urina é um fenômeno que é encontrado com bastante frequência após um teste de urina; é uma condição que muitas vezes tem conotações fisiológicas, mas que em alguns casos pode ser devido a problemas de uma certa gravidade. Em geral, portanto, a detecção de células epiteliais na urina sempre merece uma investigação mais aprofundada.

O que são Células Epiteliais no Exame de Urina?

As células epiteliais (ou epiteleliócitos) são células que compõem o epitélio, ou seja, os tecidos que cobrem as superfícies do corpo, tanto internos como externos, e que têm uma função protetora. Os epitélios estão presentes em várias áreas do corpo (por exemplo, na epiderme, nas glândulas exócrinas e endócrinas, dentro dos vasos sanguíneos, etc.).

As células epiteliais podem ser divididos em diferentes categorias. E em cada categoria há “sinais” particularmente importantes que o seu médico pode reconhecer. Por exemplo, pode-se distinguir a categoria de células epiteliais escamosas, grandes, planas, não regulares, compostas de um pequeno núcleo central e citoplasma abundante. Eles entram no trato urinário através da uretra.

Uma das características fundamentais dos epitélios é representada pela sua atividade de regeneração, associada a uma renovação celular fisiológica; Portanto, é essencialmente por esta razão que, muito frequentemente, quantidades muito pequenas são encontradas na urina. Em condições fisiológicas, a presença de células epiteliais na urina é muito baixa, ou mesmo nula (valores normais variam de 0 a 20 unidades)

No caso em que o exame da urina indica a superação dos níveis de normalidade, é geralmente aconselhável prosseguir com outras investigações clínicas; no entanto, é sempre o médico assistente que estabelecerá, com base na anamnese, no exame físico e nos resultados de outros testes, se haverá necessidade de efetuar outros testes clínicos de aprofundamento ou não.

Células Epiteliais na Urina: Causas de Valores Altos

Quando há um achado de células epiteliais na urina em valores que excedem os níveis de normalidade, primeiro é necessário fazer uma distinção em relação ao seu tipo (Um exame de urina normal não é capaz de detectar a presença de células epiteliais tumorais, o que é revelado por um exame mais específico).

Além disso, podemos distinguir as chamadas “células epiteliais de transição”, que cobrem as pélvis. Eles têm formas diferentes, núcleo central e citoplasma abundante. Também distinguimos as células epiteliais renais, que chegam dos túbulos renais e têm pouco citoplasma, além das células epiteliais neoplásicas, identificadas através do chamado Teste Papanicolau (e não com a urinálise ordinária).

As células epiteliais escamosas (podem ter origem a partir da uretra, vagina ou os órgãos genitais externos); células epiteliais de transição (não deve causar preocupação; seu achado é muito frequente e não tem conotações patológicas); células epiteliais renais (provêm dos túbulos renais e sua descoberta certamente merece mais estudos).

Células Epiteliais no Exame de Urina

Abaixo está uma breve lista de quais são as principais causas de altas células epiteliais na urina:

• infecções do trato urinário (altas e baixas)
  • processos inflamatórios que afetam o trato urinário
  • prostatitis
  • doenças que afetam o rim (hidronefrose, pielonefrite, nefrite)
  • tumores do trato urinário
  • câncer testicular
  • trauma para o trato urinário inferior
  • cateterização da bexiga (ou seja, a inserção de um cateter na bexiga através da uretra)
  • exames diagnósticos invasivos (por exemplo, cistoscopia)

Como pode ser visto na lista acima, as causas da presença de células epiteliais na urina também podem ser de certa gravidade, geralmente é aconselhável investigar o assunto, especialmente se outras células também são encontradas (por exemplo, leucócitos, eritrócitos etc.) ou a presença de bactérias (bacteriúria).

Por exemplo, o valor poderia atuar em conjunto com o dos leucócitos, glóbulos brancos presentes na urina normalmente em uma medida igual a 1-2 por campo microscópico: se os valores forem mais altos, pode haver uma infecção. Além disso, podemos encontrar glóbulos vermelhos em alto valor (um sintoma de possíveis infecções, como cistite hemorrágica) ou bactérias (mais de 100 mil células por mililitro), filhos de uma infecção que deve ser esclarecida por meio de prescrições médicas.

Quando a detecção de células epiteliais na urina é devida à presença de uma patologia, geralmente está associada à presença de outros sintomas e sinais. Entre os mais comuns estão:

• urina turva
  • presença de sangue na urina (hematúria)
  • queimação ou dor ao urinar
  • dificuldade em urinar (disúria)
  • sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
  • precipitação de urgência para urinar
  • emissão de quantidades mínimas de urina, muitas vezes associada à dor
  • emissão de urina intermitente (estrangúria)
  • dor pélvica
  • peso na parte inferior do abdome, que é muitas vezes doloroso.

Células Epiteliais na Urina Durante a Gravidez

Durante o período de gravidez, um teste de urina completo está programado para ocorrer algumas vezes; isso também inclui análise de sedimentos, um teste capaz de detectar a possível presença de glóbulos brancos (leucócitos), glóbulos vermelhos (eritrócitos) ou células epiteliais; se a presença deste último for maior que 20 unidades, é muito provável que uma infecção do trato urinário inferior esteja em progresso, uma ocorrência muito comum em mulheres grávidas.

A detecção de células epiteliais na urina é muito comum mesmo quando um teste de urina é realizado pouco antes da menstruação; de fato, antes do fluxo menstrual, uma descamação do epitélio do aparato genital é normal. A descoberta de altos valores de células epiteliais na urina requer, como mencionado, um aprofundamento, especialmente se houver alguns dos sintomas e sinais que mencionamos anteriormente.

Células Epiteliais na Urina: Tratamento

Recomendamos, especialmente se forem detectados sintomas como a presença de sangue na urina, dor abdominal, sensação de queimação durante a micção (etc.), para falar sobre isso com seu médico, compartilhando qualquer tipo de sintoma. Subsequentemente, pode ser apropriado prosseguir com a análise da urina e quaisquer outros testes diagnósticos que possam permitir esclarecer o cenário de referência e antecipar quais poderiam ser os determinantes do caso.

Uma vez que a causa tenha sido estabelecida com precisão, a ação deve ser tomada em conformidade; no caso em que uma infecção bacteriana está presente, por exemplo, um médico irá intervir administrando antibióticos e anti-inflamatórios (estes últimos são usados ​​para aliviar a sintomatologia irritante que normalmente acompanha as infecções do trato urinário).

Se o problema subjacente for mais grave porém (por exemplo, um tumor que afeta o trato genital), o protocolo terapêutico mais apropriado (quimioterapia, radioterapia ou cirurgia) deve ser estabelecido no caso em questão. Para maiores informações sobre o assunto, consulte seu médico.