Home / Animais / Lista dos Tipos de Poodle com Nome e Fotos

Lista dos Tipos de Poodle com Nome e Fotos

Essa raça de cachorro ficou muito famosa na antiguidade do século XV entre a aristocracia. O nome “poodle” vem do francês “cana”, que significa fêmea de pato. É que eles eram usados ​​para caçar aves aquáticas. E entre a espécie, existem vários tipos de poodle. Quer saber quais?

Muito mais que um animal de exposição, listaremos as variedades, mostrando as particularidades de cada uma. Confira!

História do Poodle

Uma raça de origem francesa, o poodle descende do Barbet, do qual herdou a aparência geral e a facilidade de caça em um ambiente aquático. Ele foi realmente usado na caça de patos na antiguidade.

Etimologicamente, as palavras poodle e pato têm a mesma raiz. O termo era usado anteriormente no feminino para indicar a fêmea do Barbet.

Gradualmente, ele se estabeleceu como um dos melhores cães de companhia, graças ao seu caráter jovial e dinâmico. O padrão da raça foi estabelecido em 1936.

Luís XVI também possuía um poodle. Durante o Segundo Império, ele viu sua popularidade explodir, tanto que se tornou o cão de estimação por excelência.

Quantos Tipos De Poodles Existem?

Depois das diversas discussões entre as variadas instituições cinológicas do mundo, foi estabelecido um padrão para os tipos de poodle. Assim, foram feitas 4 distinções. Essa classificação baseia-se, fundamentalmente, em seu peso e tamanho. Dessa maneira, podemos listar:

Poodle padrão ou grande;

  • Poodle médio;
  • Poodle mini (pequeno porte);
  • Poodles toy.

Essa classificação é a feita por instituições, tal como International Cynological Federation (FCI). Entretanto, outras como American Kennel Club (AKC) reconhecem apenas três variedades:

  • Padrão (que inclui o porte grande e o médio);
  • O mini;
  • O toy.

Poodle Grande Ou Poodle Padrão

Poodle Grande
Poodle Grande

Este é um dos tipos de poodle que é tido como o original. Foi ele o exemplar a aparecer primeiramente. Havia muitos nobres e reis que ansiavam tê-lo e o valorizavam como um cão de companhia. Entre eles, destacam-se os reis franceses Luis XVI e Maria Antonieta, como personagens amantes desses cachorros.

Um poodle padrão possui medidas específicas, variando de altura em 45 cm a 60 cm. Já o peso é compreendido entre 16 e 22 kg. Existe certo dimorfismo sexual acentuado, já que machos são notoriamente bem mais volumosos e pesados ​​que os exemplares fêmeas.

Devido ao tamanho grande, se comparado com as outras variedades, é apelidado de cachorro gigante. Esses tipos de poodle vivem bem, de forma que sua expectativa média de vida pode exceder 16 anos com relativa facilidade, desde que receba cuidados adequados.

Sendo uma variedade original, foi dela que criadores passaram a trabalhar na obtenção de espécimes menores. Assim se deu origem às outras variedades.

Poodle Médio

Poodle Médio
Poodle Médio

Poodles de tamanho médio são um pouco menores que os padrão. Isso ocorre mesmo que, de acordo com a classificação do AKC, as duas variedades acabem se fundindo em uma.

Por tal motivo, geralmente há muita confusão quando se fala de poodles comuns. Isso porque, para determinadas organizações tal termo acaba se referindo a poodles de tamanho médio, outras o entendem como se referindo aos de tamanho grande.

De qualquer forma, o poodle médio é o que tem tamanho variando de 35 a 45 cm de altura e com peso entre 7 e 12 kg.

Poodle Mini

Poodle Mini
Poodle Mini

Esses tipos de poodle são um pouco menores do que o médio. Obviamente, as diferenças de tamanho são muito mais pronunciadas se comprados com os de porte maior.

Suas medidas e proporções concretas estão na faixa de 4 a 7 kg de peso, sendo de 28 a 35 cm de altura. Como podemos ver, há uma diferença real de 10 centímetros, algo que é facilmente visível.

Essa é a variedade que tem maior expectativa de vida, já que existem cães que praticamente excederam vinte anos.

Poodle Toy

Sendo um dos tipos mais famosos e populares, o toy foi a variedade criada por último. Os criadores precisaram trabalhar duro para obter poodles de tão pequenas proporções.

Além do mais, precisaram evitar que doenças relacionadas ao pequenino tamanho surgissem. Por exemplo, em alguns exemplares podiam aparecer alterações e complicações orgânicas por conta do nanismo. Assim, foi necessário ter intervenções dos cientistas que são especialistas em genética.

Mesmo assim, apesar de terem salvado as doenças congênitas fatais e mais graves, ainda existiam certas alterações nesses tipos de poodle. Alterações estas que requereram mais intervenção, assim, alcançando uma raça totalmente saudável.

Poodle Toy
Poodle Toy

Este cão é especialmente pequeno, ainda mais se comparado com o poodle padrão. Ele tem apenas 24 a 28 cm de altura e pesa no máximo 2,5 kg. Isso amplia ainda mais as diferenças entre os outros tipos de poodle.

A expectativa média de vida dele é ligeiramente inferior à do poodle de porte pequeno, geralmente não atingindo idades acima de 14 a 15 anos.

Cuidados Que Se Deve Ter Com Todos Os Tipos De Poodle

Embora seja uma raça que, dependendo da variedade, viva por muitos anos, alguns aspectos devem ser levados em consideração no que se refere ao seu cuidado.

Quando adquirimos o compromisso de ter um animal, devemos estar cientes das necessidades que eles exigirão diariamente. Isso sem contar com a comida, é claro.

O alimento para todos os tipos de poodle deve sempre ser da mais alta qualidade possível. Hoje existem rações especializadas e que suprem todos os nutrientes necessários. Isso é uma coisa muito boa, pois são projetadas de acordo com tamanhos específicos.

Os poodles precisam ajeitar seu pelo quase diariamente, mesmo que não tenha predisposição a queda. A tosa também é recomendada, já que os pelos podem embolar com facilidade. Quanto ao banho, será necessário pelo menos um por mês para manter o pet limpo.

Quanto aos exercícios, os poodles não precisam de caminhadas excessivamente longas. Eles são cães muito nervosos e curiosos, mas não requerem grandes atividades. Duas caminhadas diárias serão suficientes para manter seu cão saudável.

Como qualquer outra raça precisa de consultas veterinárias, pelo menos uma vez por ano. Sem contar com as vacinas correspondentes.

Independente de quais tipos de poodle se tem em casa, todos os animais merecem ser cuidados e respeitados. Adquira um compromisso ciente de que chegará um momento em que precisará dispor de tempo e dinheiro. Assim sendo, terá um pet feliz e saudável por muitos anos.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *